Série da TV Cultura homenageia Ivani Ribeiro em seu centenário

Foto: Divulgação/TV Cultura
Foto: Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura leva ao ar o terceiro episódio da série “Novela – 65 Anos de Emoções”, que é dedicado à inesquecível autora Ivani Ribeiro. Em 2016, ao mesmo tempo em que se comemora os 65 anos da telenovela brasileira, Ivani estaria completando o seu centenário de nascimento. A edição inédita vai ao ar neste domingo (23), às 19h30, com apresentação de Atílio Bari.

Por trás de cada trama mostrada nas novelas, das maldades de cada vilão, dos suspiros de cada mocinha ou da coragem de cada herói, antes que tudo se materialize nos estúdios e seja filtrado pelas câmeras, há um profissional que trabalha muitas vezes de maneira reclusa, longe dos holofotes. É o primeiro a visualizar, na sua cabeça, as emoções que os espectadores irão experimentar. Esse profissional é o dramaturgo, o autor das histórias, dos personagens, das falas, das ambientações, ou seja, o criador. Dentre esses inúmeros criadores, surge o nome de Cleide Alves Ferreira, que se tornou conhecida do público como Ivani Ribeiro.

Ivani é a autora que mais escreveu novelas no Brasil – 48 novelas diárias, adaptações de 1300 peças, 2929 contos e inúmeros filmes e radionovelas. Oriunda do rádio, ela adaptou clássicos da literatura e do teatro universal, inicialmente para radionovelas, e depois para a televisão. Além das adaptações, ela foi a criadora de inúmeras novelas originais, que alcançaram enorme sucesso. Dentre esses trabalhos, há A Moça que Veio de Longe, O Profeta, Aritana, Mulheres de Areia, Cavalo Amarelo, As Minas de Prata e Dez Vidas – apenas alguns dos títulos da longa relação de novelas saídas da imaginação e do talento dessa autora paulista.

Este episódio traz imagens de vários dos seus trabalhos na televisão e depoimentos de atores, diretores e parceiros de Ivani, como Silvio de Abreu, Solange Castro Neves, Lauro César Muniz, Laura Cardoso, Stênio Garcia, Ana Rosa, Wolf Maia, Eva Wilma e outros. O programa será reapresentado no dia 28 de outubro (sexta-feira), às 22h.

“Novela – 65 Anos de Emoções” é uma realização da TV Cultura em coprodução com Hermes Frederico, que também realizou com o Canal Viva as séries Damas da TV e Grandes Atores. Hermes é professor da PUC-RJ, diretor acadêmico da CAL, Casa das Artes de Laranjeiras e produtor cultural. Roteiro e direção de Hermes Frederico e Atilio Bari, ator, dramaturgo e escritor.

X

Pin It on Pinterest

X