TV aberta é o meio de comunicação de maior investimento publicitário em 2015

TV aberta é o meio de comunicação de maior investimento publicitário em 2015
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Kantar Ibope Media divulgou na última terça-feira, 01 de março um balanço dos investimentos nos principais meios de comunicação do país. Como sempre, a TV aberta foi o maior investimento publicitário no país.

De acordo com o estudo da empresa, os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhões no Brasil no ano passado. O montante é 9% superior ao volume registrado em 2014. Mas, se considerada a inflação do período, observou-se retração de 0,9% no total investido em 2015.

A TV aberta levou 61% do volume total de investimentos, somando mais de R$ 76 bilhões. Em seguida, o meio impresso, jornal, aparece com R$ 16,9 bilhões, sendo seguindo pela TV por assinatura, com R$ 15 bilhões.

O quarto lugar ficou com o display, que alcançou R$ 8,7 bilhões e participação de 6,6% no montante total. Revista e rádio figuram, respectivamente, com R$ 5,3 bilhões e R$ 5,1 bilhões cada.

E mais, como inovação em 2015, a Kantar Ibope Media ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia de coleta da publicidade online. Com isso, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de “search”, que chegou a R$ 1,6 bilhão.

A participação conjunta destes formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior, que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado, ou 1,2% do total investido.

Compartilhar: