TV Cultura estreia o programa “Papo de Mãe” no próximo sábado (10)

Foto: Divulgação/TV Cultura
Foto: Divulgação/TV Cultura

A partir do próximo sábado, dia 10 de setembro, as manhãs de sábado da TV Cultura passam a contar com mais informação, com a estreia do Papo de Mãe, apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza.

O programa semanal, com uma hora de duração, irá ao ar às 10h, e trará sempre um papo relevante sobre a vida em família nos dias atuais, com temas que focam comportamento, saúde e educação dos filhos em todas as idades. A atração falará não apenas com mães de bebês, mas também com mães de adultos, além de pais, avós e cuidadores.

A cada edição, Mariana e Roberta receberão no estúdio entre três e quatro mães convidadas, além de especialistas e, até mesmo, crianças. Haverá ainda reportagens externas, povo-fala nas ruas e quadros especiais.

O programa de estreia enfocará a Licença Maternidade. Durante a gravidez, a futura mamãe fica se programando para este período e as preocupações são inevitáveis. Quando sair? Quanto tempo ficar? Quando e como voltar a trabalhar depois do nascimento do bebê?

A licença maternidade é um direito de todas as mulheres que trabalham no Brasil e que contribuem para a Previdência Social (INSS), seja através de empregos com carteira assinada, temporários, trabalhos terceirizados, autônomos ou ainda domésticos. A licença é de no mínimo quatro meses. Isto porque para algumas categorias, como as funcionárias públicas, a lei já prevê a licença maternidade de seis meses. Também na esfera privada, algumas empresas já adotam esta mesma regra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o bebê completar seis meses. Por isso, a funcionária que ainda não possui o direito à licença de 180 dias, tem o direito de retornar ao trabalho e fazer dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar o bebê até ele completar seis meses de idade.

Participam desta conversa as convidadas Marie Lourenço, professora, mãe da Manuela (8 meses); Camila Tardelli Carneiro, pedagoga, mãe do Gabriel (2 anos) e da Manuella (2 meses); Roberta de Sousa, bióloga, mãe do Murilo (7 meses) e Thaís Naldoni, jornalista, grávida de 3 meses do primeiro filho.

Entre as especialistas estão a Dra. Carla Blanco, advogada trabalhista; Dra. Sheila Skitnevsky-Finger, psicóloga e psicanalista; e Elizabeth Rodrigues, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Na reportagem de Fernanda de Luca, o público conhece uma empresa privada que concede seis meses de licença e que oferece creche no local de trabalho. Tem ainda um papo pelas ruas com Mariana Verdelho.

“Papo de Mãe” é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço. Para as próximas edições estão previstos inúmeros outros temas, como Último mês de gestação, Primeiro Mês em casa, 6 meses e amamentação, Homens donos de casa e Refluxo.

X

Pin It on Pinterest

X