Audiência instável de “Velho Chico” acende alerta vermelho na Globo

Apesar de ainda não ser um caso desesperador, a novela “Velho Chico”, da Globo, marcou apenas 24 pontos de média na última quarta-feira (8). A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa marcou uma das menores audiências já registradas por uma novela da emissora, o que acendeu imediatamente um alerta vermelho.
Com média na casa dos 26,5 pontos desde a estreia, a trama ainda registra um ibope residualmente maior que sua antecessora, “A Regra do Jogo” (26,1), e “Babilônia” (25,1 pontos). As informações são do colunista Ricardo Feltrin, do UOL.
Na semana passada, por exemplo, a novela variou entre 24 e 27 pontos de média. Cada ponto representa 69 mil domicílios na Grande São Paulo. É justamente essa variação que incomoda a Globo, pois indica que boa parte do público ainda não é assíduo e está sujeito a mudar de canal ou fazer outras atividades, que não assistir à novela.
A Globo nega, mas sabe-se que nos bastidores de “Velho Chico” o clima não está nem tranquilo e nem favorável. Desde o primeiro mês, as gravações estão se atrasando, há descontentamento de muitos artistas e uma crise interna que já incomoda Silvio de Abreu, diretor de núcleo, Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela, e mesmo a direção geral da emissora. Também há críticas internas e externas à atuação de alguns atores como Antônio Fagundes e Camila Pitanga.
