Falha na medição do Ibope muda audiência das emissoras em até 25%
A 15 dias do lançamento de seu concorrente –o instituto alemão GfK–, o Ibope deu um susto em seus clientes.
Alegando uma instabilidade nos servidores de processamento de dados, o instituto alterou em até 25% os números prévios de audiência das emissoras abertas na segunda-feira (23) em relação aos números consolidados da mesma data. As informações são da jornalista Keila Jimenez, da “Folha de S. Paulo”.
Mais novidades no Facebook: https://www.facebook.com/BastidoresDaTV
Audiência prévia é aquela contabilizada na data da exibição do programa. A consolidada é a divulgada na manhã seguinte, sempre com uma pequena diferença, que pode chegar até 8%, algo entre 1 e 2 pontos.
Com a falha técnica ocorrida na segunda-feira, alguns programas da Globo tiveram diferença de até seis pontos de audiência.
No canal, a novela “Babilônia” passou de 23,3 pontos (prévia) para 28,7 pontos (consolidado). O “Jornal Nacional” pulou de 20,4 pontos para 25,3. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.
Tais prévias seriam os piores índices da história da emissora se não fosse a falha do Ibope. Nas outras emissoras, a diferença entre prévia e consolidado também foi grande.
Procurado pela “Folha de S. Paulo”, o Ibope confirmou o problema e disse que todas as providências foram tomadas para que a situação fosse normalizada.
Mais novidades no Twitter: https://www.twitter.com/BastidoresDaTV
