Gfk esconde primeiros dados de audiência para evitar euforia do mercado e profissionais de TV

Gfk esconde primeiros dados de audiência para evitar euforia do mercado e profissionais de TV
Foto: Adriana Spacca/Notícias da TV
Foto: Adriana Spacca/Notícias da TV
Foto: Adriana Spacca/Notícias da TV

O instituto alemão Gfk já começou a enviar para as emissoras os primeiros dados de audiência, mas somente os principais executivos da Record, RedeTV! e SBT estão tendo acesso aos números. Alguns apresentadores e diretores de programas procuraram pela audiência em tempo real nesta quinta-feira (1º) e por relatórios nesta sexta (2), mas saíram frustrados.

De acordo com informações do site Notícias da TV, do UOL, nem os profissionais dos departamentos de pesquisa e programação que irão trabalhar com os números do Gfk estão com acesso a eles por enquanto.

Apesar do Gfk dizer que envia os dados aos clientes e eles fazem com eles o que querem, o Notícias da TV apurou que o instituto pediu aos executivos das três emissoras que aguardem ao menos 15 dias para começar a divulgação das audiências. Uma cláusula do contrato do instituo alemão com as redes proíbe de divulgar os dados enquanto eles não forem auditados pela Ernst & Young, que acaba de ser contratada.

A intenção do Gfk é evitar o vazamento de informações que possam causar euforia nos profissionais de TV e do mercado publicitário nessa fase inicial das operações. Assim, caso aconteça algum imprevisto ou distorções, ele poderá realizar algum ajuste.

Pin It on Pinterest