Sem Bolsonaro, Jovem Pan News perde 50% de audiência na TV Paga
A Jovem Pan News registrou uma queda de 50% de audiência no ranking do PNT (Painel Nacional de Televisão) em dezembro de 2023 numa comparação com o mesmo período de 2022. Este declínio coincidiu com o término do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e a redução significativa de temas relacionados ao bolsonarismo.
Conforme dados da Kantar Ibope Media, divulgados pelo site “NaTelinha”, a emissora passou de 0,08 ponto com uma participação de 0,25%, para 0,04 ponto e uma participação de 0,13%, resultando na queda da 18ª para a 28ª posição no ranking de audiência.
A Jovem Pan News ganhou notoriedade por adotar uma linha editorial mais alinhada ao bolsonarismo, o que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a não conceder entrevistas ao canal durante a campanha eleitoral do ano passado.
A queda na audiência pode ser atribuída à diminuição de televisores ligados nesse período e ao menor interesse em notícias políticas. No último mês de 2022, o Brasil acompanhava de perto a saída de Jair Bolsonaro do poder e os preparativos de Lula para assumir o cargo.
Já em dezembro do ano passado, o ritmo de trabalho no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto diminuiu significativamente já na segunda quinzena.
A Globo News manteve a liderança no ranking dos canais de notícias com 0,10 ponto de média e 0,33% de participação (10º lugar no ranking da TV Paga). A Record News também pontuou 0,10 ponto de média (9º lugar no ranking), enquanto a CNN Brasil marcou 0,04 ponto (44º lugar no ranking) e a Band News fechou na lanterna com 0,02 ponto de média.
