“The Voice Brasil” estreou com boa audiência e segurou telespectador até o final

Após 14 anos no ar, o seriado “A Grande Família” chegou ao fim na Globo. No mesmo dia, (11/09), também chegava ao seu término a novela “O Rebu”, exibida na faixa das 23h do canal carioca. A final do sitcom da família de Lineu Silva fechou com 22 pontos, enquanto a telenovela marcou 14. Na quinta-feira seguinte, estreava a 3ª temporada do reality show musical “The Voice Brasil”.
Com a direção de Boninho, “The Voice Brasil” estreou com 21 pontos no IBOPE na Grande São Paulo, chegando a 23 de pico. O número é inferior ao da final de “A Grande Família”, mas levando em conta que a atração apresentada por Tiago Leifert tenha ocupado parte do horário de “O Rebu”, gerou um aumento de quase 17% no horário de exibição.
Apesar da liderança isolada e do bom número, a nova temporada registrou índice inferior à estreia da anterior. Em outubro do ano passado, a 2ª temporada consolidou 24 pontos, 3 pontos a mais que a audiência da estreia deste ano. Em compensação, as semanas seguintes mostraram-se fortes para a versão brasileira do reality musical, chegando a marca dos 27 pontos e tendo média geral de 26.

Curiosidade: “The Voice” é a mais nova leva de reality shows musicais de sucesso pelo mundo. A marca já foi comercializada para mais de 100 países, incluindo o Brasil. Nos Estados Unidos, “The Voice” é exibido pela NBC. Atração foi uma das responsáveis pela elevação dos índices do Prime Time da famosa rede do pavão, atingindo médias entre 11 e 15 milhões de telespectadores, e principalmente o público alvo do mercado publicitário no país; entre 18 e 49 anos de idade.
Criado por John de Mol, o mesmo do “Big Brother”, “The Voice” teve sua primeira versão exibida na Holanda, mostrando-se um verdadeiro sucesso. Reality musical foi criado para bater diretamente com “Idols” e “The X Factor”, a versão estadunidense do primeiro, exibido pela FOX, o “American Idol”, foi o programa mais assistido dos Estados Unidos por mais de 8 anos, até ser batido pela NBC Sunday Night Football, esportivo que exibe partidas da NFL, futebol americano, dentro do programa. Além disso, “The X Factor”, da própria FOX, e “The Voice”, da NBC, tem feito “American Idol” entrar em declínio.
Diferente de seus concorrentes, “The Voice” não valoriza a caracterização e a performance do candidato. Como o próprio nome diz na tradução, “A Voz”, competição musical valoriza a voz, sendo o diferencial com os técnicos não observando o participante.
No Brasil, Tiago Leifert é o apresentador do reality show, Fernanda Souza faz parte do backstage, onde entrevista o candidato e sua família, e Daniel, Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Lulu Santos formam os técnicos que escolherão seus preferidos para montar suas equipes na disputa.
Veja as mais diversas aberturas da série “The Voice” por diversos países:
