Artistas pedem proteção contra Inteligência Artificial

Artistas do mundo da música têm se preocupado com a utilização da Inteligência Artificial (IA) em suas obras. Eles temem que sua imagem, assim como sua voz, sejam usadas de forma indevida.
Veja mais: TV Globo define casal protagonista da próxima novela das seis
Tanto nomes nacionais quanto internacionais se juntaram e elaboraram um documento pedindo proteção ao uso dessa tecnologia. Se trata de uma carta emitida através da organização sem fins lucrativos Artists Right Alliance (Aliança dos Direitos dos Artistas – ARA).
“Temos que nos proteger contra o uso predatório da IA para roubar vozes e retratos de artistas profissionais, violar os direitos dos criadores e destruir o ecossistema musical”, afirma o documento, que já foi enviado às plataformas de músicas digitais e quaisquer serviços envolvidos com música.
O pedido é para que não seja implementado nenhum tipo de ferramenta ou conteúdo criado pela Inteligência Artificial que possa comprometer a arte humana ou que, caso haja sua utilização, não sejam negadas as remuneração e créditos justos pela arte feita por eles.
Veja também: Ratinho é acusado de racismo com dançarina em seu programa: “Nojento”
No exterior, famosos como Stevie Wonder. Bon Jovi, Billie Eilish, Katy Perry e Sam Smith já assinaram a carta, que possui 247 assinaturas. Simone Mendes, Mumuzinho, Felipe Araújo, Lauana Prado e Eli Soares também assinaram o decumento.