Coluna: A boa fase do “SBT Brasil”

Coluna: A boa fase do “SBT Brasil”

10484796_779370175427385_4794009689911964517_n

Olá, olá! É domingo e aqui estamos mais uma vez, graças a Deus! É uma satisfação imensa produzir esta coluna para vocês e um prazer fazer parte da equipe do Bastidores. Aqui, falaremos sobre TV, traçando uma linha crítica dos programas apresentados. Antes de mais nada, vale lembrar que uma crítica pode ser boa ou ruim, depende mesmo é da qualidade do programa. De todo modo, é a partir delas que podemos crescer e melhorar e essa, poderá ser nossa maior contribuição para a televisão brasileira. Então, entre sem bater, debata pra valer e nos acompanhe sempre!

http://www.youtube.com/watch?v=zLlM7nIie_8

O principal telejornal do SBT vem promovendo a alegria dos diretores da emissora. A mais ou menos dois meses, o jornalístico vem registrando índices satisfatórios de audiência, variando, na maioria das vezes, entre 7 e 8 pontos. O índice, que ainda não é suficiente para ultrapassar o popularesco “Cidade Alerta”, é superior aos alcançados no primeiro trimestre de 2014, por exemplo, quando os comentários de Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, apresentadores do telejornal, ainda faziam parte das edições de segunda a sexta.

Alguns podem pensar “Talvez as pessoas não gostassem do espaço reservado a opinião dos jornalistas”, mas prefiro acreditar que o sucesso do SBT Brasil venha justamente do formato diferenciado que ele apresenta. Mesmo que os comentários já não façam mais parte do telejornal, foi por conta deles que, depois do rebuliço gerado pelo polêmico comentário de Sheherazade, muitos passaram a assisti-lo.

É preciso ressaltar ainda que, independente dos comentários, o SBT Brasil cresceu em qualidade também. Mais links começaram a fazer parte das edições e sem os comentários, mais espaço surgiu para diferentes matérias. Reforços importantes batem cartão no jornalístico como Bruno Vicari comandando o bloco de esportes e Kennedy Alencar trazendo comentários e ótimas entrevistas do universo da política.

Desde de junho existe um revezamento na bancada do SBT Brasil entre Joseval Peixoto e Carlos Nascimento
Desde de junho existe um revezamento na bancada do SBT Brasil entre Joseval Peixoto e Carlos Nascimento

Ainda sim, o jornal do SBT carece em alguns pontos que precisam ser revistos. Para um link do SBT/Alterosa, em Belo Horizonte, entrar no ar, por exemplo, talvez seja preciso que alguma tragédia aconteça. Isso porque a praça, considerada uma das mais importantes do país, dificilmente entra ao vivo. Geralmente são apenas matérias rápidas. Isso mostra um problema de estrutura do próprio SBT e suas afiliadas. Enquanto os principais telejornais concorrentes entram ao vivo, inclusive do exterior, no SBT Brasil um link assim, só acontece via conferência pela internet.

A atração que antecede o telejornal também tem conseguido boa audiência. Chaves, como de costume, também tem chegado aos 8 pontos no IBOPE. Uma grade bem articulada também rende frutos. Com um bom público antes, o dinamismo do SBT Brasil consegue prender a audiência.

O fato é que estes bons números são resultado de um belo trabalho. O suor expresso nas matérias exclusivas, nas pautas diversificadas, na boa edição, nos bons comentários e na excelente apresentação, agora premiada com a volta de Carlos Nascimento, é recompensado. A torcida fica para que o SBT, como já disse o próprio Silvio Santos, realmente invista mais no departamento de jornalismo da emissora, que merece!

Eu sou Fábio Melo e este foi o nosso, “Ponto de Conversa”!

Sigam-me no twitter @FabioMelo18 .

Curtam, comentem e compartilhem se gostarem desta Coluna. Mandem-me ideias de temas que podemos conversar!

Grande Abraço! Até semana que vem, #fuuui!

Compartilhar: