Ações sociais garantem rádios na cabeça dos ouvintes
Quem investe no social ganha lugar cativo no coração e na memória dos ouvintes. Foi o que comprovou a pesquisa “Percepção da atuação social das Rádios”, a primeira realizada pelo IBOPE Media no Brasil, a pedido da Clube FM 101,5 de Curitiba, tendo como foco central a responsabilidade social.
De acordo com a pesquisa, campanhas sociais estão na lembrança de 51% dos ouvinte, já as campanhas de doações e arrecadações foram apontadas por 46% dos entrevistados como sendo as grandes vedetes para a rádio que pretende ganhar espaço e audiência. Segundo Rulian Maftum, diretor geral da Lumen Comunicação, com 36 anos no mercado, e grupo paranaense do qual faz parte a Clube FM, a pesquisa foi uma surpresa muito positiva, pois estimula ainda mais as iniciativas sociais e não assistencialistas.
A conclusão principal para os donos de rádios é que cada vez mais as ações sociais aproximam o ouvinte do rádio e fideliza a audiência. A pesquisa mostrou que existe um horizonte infinito de possibilidades que pode e deve ser explorado pelo rádio. Basta vontade e menos ganância pelos jabas e divulgação do lixo musical produzido atualmente, com raras exceções.
Por Fabio E. Monteiro
@FabioMonteitotv

