Análise: Ibope é imbatível? GFK corre mesmo risco do Datanexus? Confira as diferenças dos primeiros dados!

O Instituto alemão GFK já opera oficialmente no Brasil, após fases de ajustes, desde sua implantação, ainda em 2015, em 15 praças brasileiras, também medidas pela concorrente Kantar Ibope Media, hoje pertencente a um grupo inglês. Os dados consolidados de maio deste ano, das 07h as 23h59, mostram a Globo 12,8% mais forte no GFK, do que no Ibope, na Grande SP (18,5 X 16,4 pontos). No PNT, a diferença cai para 7,5% ou 1,3 pontos (18,6 X 17,3). O que chama atenção, no entanto, é a medição, realizada em mais de 6 mil domicílios, não contar com a Globo, como assinante, no GFK, que foi viabilizado pelas emissoras da Simba Content, em um investimento de US$ 100 milhões. A Band, parceira da Globo, até na crise, também não assina os levantamentos da GFK, que apresentam um maior número de telespectadores ligados, na última pesquisa. A Band chegou a anunciar sua adesão, mas acabou desistindo de se tornar uma cliente.

Os dados do Instituto alemão, possuem como assinantes RecordTV, SBT e RedeTV!. A Globo e a Band não aceitaram assinar as pesquisas e continuam apenas com a Kantar Ibope. Resta saber, se as três emissoras terão fôlego em manter a coleta de dados do GFK e se outras emissoras adotarão o GFK, para análises de suas audiências, assim como TV Cultura e Rede Brasil, hoje assinantes das pesquisas. Um outro grande desafio para o GFK é aumentar seu número de praças atendidas, passando a refletir uma melhor realidade da audiência nacional. É inadmissível que assim como o Ibope, a audiência nacional leve em conta apenas 15 grandes regiões metropolitanas, num país com 27 unidades federativas . Outra mudança que o mercado deve proporcionar é considerar a audiência 24h, como parâmetro geral. As emissoras não deixam de operar, entre 00h e 07h, como antigamente. Desconsiderar este público, mesmo que em menor número, também é desprestigiar o próprio meio televisão.
Duas, das três maiores assinantes, possuem também melhores desempenhos no GFK:
– Na Grande SP: RecordTV (6,9 a 6,3 pontos – uma diferença de 0,6 pontos ou 9,5%); SBT (6,5 X 6,0 pontos – diferença de 0,5 pontos ou 8,3%). Já a RedeTV! Tem a mesma audiência no GFK e Ibope: 0,6 pontos. A Band (não-assinante do GFK), possui 12% mais audiência que no Ibope (2,8 a 2,3 pontos).
– No PNT: RecordTV (8,0 a 7,0 pontos – uma diferença de 1,0 ponto ou 14,3%); SBT (6,7 X 6,3 pontos – diferença de 0,4 pontos ou 6,3%). Já a RedeTV! Tem a mesma audiência no GFK e Ibope: 0,5 pontos. A Band (não-assinante do GFK), possui os mesmos 1,9 pontos da pesquisa Ibope.

Vale lembrar, que em 2003, o SBT chegou a bancar a instalação de um segundo Instituto de pesquisas, o Datanexus, com investimento de R$ 4 milhões e assinatura mensal de R$ 150 mil. O Datanexus passou a mostrar uma diferença na audiência medida entre os dois institutos de pesquisa, porém, a emissora foi sua única cliente e a empresa teve que encerrar suas atividades em 2004, quando Silvio Santos decidiu encerrar o pagamento mensal das pesquisas .
Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin
