Análise: Silvio Santos surta, estreia Primeiro Impacto de surpresa e sbtistas quebram a internet

Análise: Silvio Santos surta, estreia Primeiro Impacto de surpresa e sbtistas quebram a internet

Nem mesmo o departamento de jornalismo do SBT esperava o desafio de colocar um novo jornal ao vivo no ar, em apenas duas horas. Esse foi o tempo que todos tiveram, entre a decisão de Silvio Santos e a estreia do Primeiro Impacto, que ocorreu por volta das 11h57, desta quinta-feira (23). O jornal, com três horas de duração e apresentação de Dudu Camargo e Marcão do Povo estrearia apenas na segunda-feira (27), com uma estrutura muito maior e acima dos padrões do jornalismo do SBT, considerando os últimos dez anos. Silvio, no entanto, solicitou a gravação de um piloto no início desta manhã e como se lhe restasse apenas um último suspiro, ordenou que o jornal fosse ao ar imediatamente, sem divulgação, pegando todo mundo de surpresa. A correria no SBT foi grande e a equipe do programa teve pouco tempo para preparar tudo. Uma atitude irresponsável que pegou até a filha Silvia Abravanel, apresentadora do “Bom Dia & Cia”, de surpresa. Parece que a atitude não agradou nenhum pouco a herdeira.

Segundo apuração exclusiva desta coluna, Silvio solicitou a gravação do piloto com toda a equipe. Por volta das 10h15, o pânico tomou conta do jornalismo. Silvio decidiu colocar o jornal no ar ao meio-dia, como estratégia para que a RecordTV não se armasse para a estreia do SBT. Logo, o “piloto” foi ao ar ao vivo.

Primeiro Impacto estreou de surpresa nas tardes do SBT

A estreia do “Primeiro Impacto” ocorreria em quatro dias, já com helicóptero, quatro equipes exclusivas de jornalismo na Grande SP, participação ao vivo de grande parte das filiadas e afiliadas e material inédito, com matérias não recicladas do “SBT Brasil” e “SBT Notícias”. A ordem era não exibir material repetido. Esse é o planejamento oficial feito pelo diretor nacional de jornalismo do SBT e que se Silvio Santos não mudar até a próxima segunda, deve ser considerado o padrão da versão vespertina do “Primeiro Impacto”, para fazer frente com as concorrentes e com o tempo, criar um novo hábito, e assim atrair um novo público para a emissora, na hora do almoço.

É evidente, que uma estreia sem divulgação, com uma produção feita as pressas e num horário de grande concorrência, onde o SBT, desde a época do “Aqui Agora”, não tem tradição em jornalismo, não conseguiria logo na estreia, uma audiência que lhe garantisse a vice na faixa. O programa até conquistou cerca de 27 minutos em segundo lugar, devido a ótima audiência herdada do “Bom Dia & Cia”, na Grande SP, de acordo com dados prévios. No geral, a emissora garantiu o terceiro lugar, com 4,4 pontos, contra 8,9 da RecordTV, números 33% inferiores do que a ‘antiga’ programação do SBT, segundo apuração do BastidoresDaTV.

Programa já apresenta melhor estrutura que a versão matutina. Links ao vivo já foram utilizados na estreia.

Numa faixa, onde o público predominante da emissora é o infanto-juvenil, implantar uma nova programação, voltada ao público adulto, certamente resultaria numa grande quebra nos índices. Os sbtistas não perdoaram as críticas na internet. #PrimeiroImpacto e #SemChavesSemTorcidaSBT foram alguns dos assuntos mais comentados no Twitter. O público sbtista parece preferir enlatados exibidos em grande exaustão do que uma tentativa de produzir conteúdo próprio. Parte deste público é o mesmo que critica a emissora, quando ela não investe em jornalismo ou novidades. Difícil entender o que passa na cabeça do telespectador que prefere “mofo”, no lugar de “atualidade”. Talvez um novo canal, no estilo do Viva, acalme os ânimos de quem tem medo ou não aprecia o novo. Um “SBT Retrô”, certamente teria público fiel.

Silvio Santos quis copiar a programação da RecordTV e gerou indignação de grande parte do público, o que de imediato criou rejeição. A emissora deixou de ser uma opção de entretenimento no horário e passou a concorrer com produtos e apresentadores já consolidados, na concorrência. O “Homem do Baú”, sequer teve paciência para aguardar a estreia da nova aposta, com todos os investimentos previstos. Quis atropelar ele mesmo. O resultado, não poderia ser outro: falta de estrutura e grande parte do conteúdo requentado e servido garganta abaixo do telespectador, como uma marmita vencida. O telejornal até começou bem, com dois links ao vivo em São Paulo e imagens do helicóptero  (muito pouco exploradas na estreia). Com dois links ao vivo do Rio, um com a excelente apresentadora Isabele Benito, além de um link do SBT Interior, a emissora se superou, se considerarmos que o jornal foi jogado ao ar, quatro dias antes do previsto e duas horas depois de aprovar a realização de um “piloto ao vivo”.

Duas equipes de jornalismo na Grande SP estiveram ao vivo na estreia. Planejamento para segunda é de quatro equipes.

O que mais incomoda o público do SBT, não é o novo, mas a falta de planejar as novidades. O “SBT Notícias” chegou a ser criticado, por tomar o lugar das séries nas madrugadas e hoje é considerado um dos maiores acertos da emissora. Silvio Santos é muito impulsivo e ninguém no SBT e na Família Abravanel tem coragem de bater de frente com ele. Foi assim que muitas vezes Silvio acertou, mas também errou feio como diretor. Se não fosse Íris Abravanel (Carrossel) e Daniela Beyruti (quando diretora geral), baterem o pé e colocar a emissora novamente nos eixos, o SBT jamais teria voltado a brigar pela vice em todo Brasil. Com grade voadora e falta de planejamento, Silvio conseguiu derrubar novamente os índices da emissora. Parece que a sociedade com o bispo Macedo, na empresa Simba, não fez nada bem ao empresário. Além de querer imitar a grade da concorrente, Silvio conseguiu devolver a vice para a RecordTV e agora só falta dar as madrugadas para a Igreja Universal. ‘Oremos’!

Em tempo

O “SBT Notícias” passa a ser exibido ao vivo até as 08h30, a partir desta sexta-feira (24), com Cassius Zeilmann. O SBT também estuda o retorno do “Clube do Chaves”, na faixa das 18h45, assim que terminar a novela “Querida Inimiga”, no dia 31.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Compartilhar: