Coluna: A Dança das Cadeiras na TV

A mudança de apresentadores, jornalistas, repórteres em qualquer atração na TV nunca foi novidade. Existem aqueles famosos que jamais perderam seu posto na telinha, mas também são muitos os que não se mantém num programa, jornal ou até mesmo numa mesma emissora. Estamos falando da famosa “dança das cadeiras”. Especificamente nesse final de 2014 as maiores redes de televisão do país vêm fazendo isso com uma frequência como nunca vista anteriormente. As especulações em torno do assunto também são diversas. E não se espantem se a coluna estiver desatualizada. A cada hora uma bomba surge no meio televisivo. A bruxa anda solta!!!
A troca de emissora mais polêmica até o momento é encabeçada por César Filho. O jornalista apresentava o “Notícias da Manhã” no SBT e acaba de assinar contrato com a Record. César passou nove anos na emissora paulista e ainda divide opiniões nas redes sociais. Uns concordam e apoiam a decisão, outros não se conformam e chegam até xingá-lo. Quem substitui César Filho é Neila Medeiros que terá a missão de manter os bons índices de audiência alcançados pela atração.Ainda no jornalismo, Mariana Godoy pode ser anunciada a qualquer momento como nova contratada do SBT. Ela estava na Globo News (canal da tv paga) e optou por deixar o canal por motivos pessoais não esclarecidos pela mesma.
Marcelo Tas deixará o comando do CQC em 2014.
Na Band, Marcelo Tas deixa a bancada do “CQC”. Quem assumirá o seu posto será o ator DanStulbach e de volta ao programa o humorista/apresentador Rafael Cortez, que saiu da emissora dos bispos depois de uma inexpressiva e rápida passagem. Sempre digo, se arrependimento matasse hein? Outra bomba da semana foi com Fabiola Gadelha, a ex-atual repórter do “Cidade Alerta” acaba de deixar o comando do “Balanço Geral SP” em menos de uma semana a frente do jornalístico. No seu lugar entra Analice Salles que vem diretamente da afiliada da Record em Salvador. Fabíola pelo andar da carruagem, pouco agradou direção e telespectadores. Muito cedo para afirmar tal mudança repentina. Britto Junior também está numa situação instável. Desafetos com seu diretor e os programas “A Fazenda” e “Programa da Tarde” em baixa, ele pode ser o próximo a sofrer as consequências nesse rodízio. Os ânimos na Barra Funda andam exaltados.
O `Fantástico` em pouco tempo mudou seus apresentadores de uma maneira que deixou o público intrigado. Com o efeito de uma audiência decrescente, a revista eletrônica deixou de ser a melhor opção nas noites de domingo. Grande parte dos telespectadores optaram por assistir o SBT ou Record no horário. Tentando reverter esse quadro, a Globo resolveu realizar a troca de seus apresentadores. Com a ida de Zeca Camargo para o “Vídeo Show” e RenataCeribelli como correspondente em Nova York, Tadeu Schimdt e Patrícia Poeta tornaram-se os condutores do dominical, logo em seguida a morena foi pro “Jornal Nacional” e Renata Vasconcelos a substituiu.

Não bastassem essas mudanças, neste domingo Renata saiu do `Fantástico` e na segunda (03) estreou no `Jornal Nacional` tomando o lugar de Patrícia Poeta. Nos bastidores é certo que Patrícia não se adaptou com as diretrizes do telejornal e preferiu seguir outros rumos. Para ano que vem a emissora carioca pode lhe dar um programa solo aos seus moldes e preferências. Será? Por fim, Poliana Abritta é a atual apresentadora do `Fantástico` ao lado de Tadeu. Mas não se espantem se daqui alguns meses esse quadro mudar. Para ano que vem, é também dada como certa a troca dos jurados no reality “The Voice Brasil”, o “Pânico na BAND” terá grandes perdas, entre elas a possível saída de Wellington Muniz, o Ceará e a volta de ex-integrantes para reforçar o time que anda patinando na audiência. Vamos aguardar…
Será o fim do “Pânico na Band” com a possível saída do Ceará?
Essa dança das cadeiras às vezes é necessária para dar dinamismo a alguma atração que não anda muito bem na audiência, ou simplesmente porque o artista não está satisfeito e deseja dar um novo rumo a sua carreira. O efeito se torna positivo no momento em que um programa, jornal modifica ou aperfeiçoa alguns detalhes e consequentemente os números no Ibope sobem. Mudanças sempre serão bem-vindas, ainda mais quando agradam os telespectadores. E você, lembra-se de alguma outra dança da cadeira na TV que gerou notícias e fofocas? Conta pra gente.
Até a próxima!
Quer conversar comigo, sugestões ou críticas?
Twitter: @Anderson_reges



