Coluna: A insuperável tarde do SBT
A Record bem que tentou, mas mesmo em épocas desfavoráveis ao SBT, não conseguiu tomar a vice-liderança no horário vespertino. Com uma programação consolidada, a emissora de Silvio Santos pouco mudou a grade na faixa, ou pelo menos os elementos que a compõe, e a trinca “Seriados”, “Casos de Família” e “Novelas” funcionam muito bem e hoje vivem o seu melhor momento. No Segundo lugar isolado, segundo dados do IBOPE, e a liderança em determinados minutos, o período mostra consolidação e confirma-se como imbatível.
Não foram poucas as vezes em que os seriados do almoço tiraram o sono da toda poderosa e, atualmente, “As Visões da Raven” é a nova e velha pedra no sapato da Globo, desta vez, superando o problemático “Video-Show”. Desde que saiu dos sábados e estreou na programação diária do SBT em 2006, a série da vidente atrapalhada, produzida entre 2003 e 2007, se destacou alcançando expressivos índices de audiência e incomodou bastante a hegemonia da concorrente, fechando em primeiro lugar por diversas vezes. Considerada por alguns como o novo “Chaves”, desde que voltou ao ar em março deste ano, o seriado tem alcançado entre sete e oito pontos de média e picos de até dez, superando a principal concorrente no horário. Já foram duas vitórias em menos e uma semana.

Apresentado desde 2009 por Christina Rocha, o “Casos de Família” já está no ar há onze anos nas tardes do canal, com pequena passagem pela noite. Há pouco mais de um ano no início da tarde, o programa ganhou sobrevida e voltou a despontar. Com temas mais variados e fazendo esquenta para as novelas, a atração está em sua melhor fase, alcançando altos índices de audiência e no mais absoluto segundo lugar, mesmo disputando com parte do “Balanço Geral” e a “Sessão da Tarde”, tradicionais atrações da Record e Globo respectivamente, vencendo também com facilidade o “Programa da Tarde”.
Com grande tradição em transmitir novela no período vespertino, o SBT vive o melhor momento com os folhetins da famosa faixa “Novelas da Tarde”. De volta em 2010 após alguns anos apostando em filmes e seriados americanos, a estreia da mexicana inédita “As Tontas Não Vão Ao Céu” não só agradou como animou a emissora a abrir outros dois horários para exibições de novelas. Atualmente, no horário reservado as produções nacionais, “Maria Esperança”, protagonizada por Bárbara Paz, em sua terceira exibição tem atingido altos índices, superando as duas exibições anteriores, a trama já é mais assistida que a antecessora “Esmeralda”, considerada até então como maior sucesso nacional da faixa. Em seguida, abrindo as mexicanas, “Coração Indomável” é o maior êxito e trama inédita baseada na famosa “Marimar”, mesmo concorrendo com o fenômeno “O Rei do Gado” da Rede Globo, tem batido recorde de audiência diária e semanal, conseguindo média de dez pontos, transformando-se no folhetim inédito de maior sucesso até aqui. Por último, um grande clássico das telenovelas ganhou recentemente uma nova reapresentação, e “A Usurpadora” mostra fôlego alcançando boa média para uma sexta exibição e confirma que um grande sucesso é sim para sempre.

Os bons índices são mantidos durante toda a programação e até o seriado “Patrulha Salvadora”, visto por muitos como uma tentativa sem potencial para manter os números da faixa, tem surpreendido ao marcar médias de até sete pontos em São Paulo, entregando em alta para o seriado “Chaves” que rapidamente agrega mais público a emissora em um bem sucedido efeito cascata.
Um sucesso puxa para o outro, o seriado entrega em alta e o programa segura boa parte do público, em seguida as novelas duplicam os índices e o restante da grade mantém os bons números. Uma inteligente estratégia de consolidação respaldada pela manutenção dos horários e perfis das atrações. O telespectador liga a televisão à tarde e sabe exatamente o que terá na emissora, descobriu que mesmo entre reapresentações tem novela com história inédita, e voltou os olhos para uma faixa muito importante em faturamento e audiência que eleva toda a programação noturna e abre grande vantagem sobre a principal concorrente, sendo de suma importância para a briga pela vice-liderança e a média diária do canal.
Um Salve a você que acompanhou essa coluna, até a próxima semana!

