Coluna: A necessidade de relançamento da RedeTV!

Coluna: A necessidade de relançamento da RedeTV!

Sem título 1

Nos últimos meses fomos surpreendidos por grandes novidades e investimentos da RedeTV em programação. É visível a vontade de seus diretores de trilhar um novo caminho para a caçula entre as emissoras abertas, qualificando a grade e buscando novos anunciantes. No entanto, as últimas estreias ainda que tenham aumentado os índices de suas atuais faixas, apresentam desempenho aquém do que poderiam obter. É necessário um reposicionamento da marca, forte investimento em marketing enfatizando o novo momento do canal, a fim de se aproximar do telespectador e emplacar as suas novas atrações.

Com baixo poder de chamada, o telespectador não sabe da metade das novidades apresentadas, bem como dos novos horários, a grande maioria descobre os programas tempos depois de já estarem no ar, tornando as estreias despercebidas. E sem um público fixo, um novo programa não herda audiência de outros, tanto apresentados anteriormente na faixa quanto os precedidos na programação, cada atração faz individualmente o seu público.

RedeTv-495x400
Sede da RedeTV! em Osasco/SP.

Estreado no fim do mês passado, o “Melhor para Você” levou uma semana para fixar a sua média de audiência em 1 ponto, o “boom” que as outras emissoras obtém logo na estreia e tentam manter nas outras edições, na RedeTV acontece ao contrário, com o programa estreando perto do zero e subindo aos poucos. Quase um ano foi  o tempo que o humorístico “Encrenca” demorou para se destacar nas noites de domingo. O “Você na TV” de João Kleber insistentemente anunciando em novo horário alcançou desempenho ínfimo na primeira semana, e agora já apresenta resultados próximos de 2 pontos no Ibope em um horário antes ocupado pelo “Show da Fé” da Igreja da Graça. O “TV Fama” também demorou a reencontrar os números habituais em seu novo horário.

Investindo em shows, variedades, jornalismo e esporte, o canal levanta a qualidade da programação, porém atira a todos os lados, quando poderia focar em um gênero específico para nele torna-se referência, parecido com o que a Band firmou no esporte. Hoje a emissora dos Saad é a primeira ao se pensar em partidas de futebol ou transmissão de qualquer outro evento esportivo, atraindo essa audiência específica mais facilmente que as concorrentes. Na interessante “Super Faixa do Esporte” transmitida aos sábados, com a Superliga de Vôlei e a Série B do Campeonato Brasileiro, a RedeTV mal pontua no horário.

i153306
Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo nas dependências de sua emissora.

Para tal reposicionamento da marca, fazem-se necessários investimentos em publicidade e divulgação da programação em outras plataformas e mídias. Evidenciar a nova fase da emissora, a fim de mudar a imagem associada a atrações de baixa qualidade, e trazer a tona as novas contratações e programas. Aumentar consideravelmente a transmissão de chamadas por toda a grade, aproveitando os momentos de picos. Anunciar em sites, redes sociais, publicar em revistas e evidenciar qualquer acréscimo de audiência sob as concorrentes, vendendo a ideia de crescimento ao mercado publicitário e assim repercutindo positivamente na mídia, sabendo utilizar o marketing que tanto ruiu a sua imagem agora a seu favor.

A boa fase de investimentos e bons nomes devem ser aliados ao seu relançamento. Existe uma nova RedeTV com potencial escondido e que precisa apresentá-lo ao telespectador. Se ele almeja novidade, a emissora tem e deve se esforçar para que tal notícia chegue ao público. Mais que e se reinventar, é relançar o seu nome, manter-se positivamente na mídia, mostrando que está de pé, com vontade de crescer e investindo quando todas as outras puxaram o freio e apostam em reprises.  Continuar realizando contratações importantes, de referências, trazendo os melhores em suas áreas, visando conquistar e trazer o público-alvo e específico daquele artista. Com atrações simpáticas e interessantes, o canal promete muitas novidades, mas seria uma pena que todas elas continuassem apagadas em uma TV esquecida. Que os seus diretores entendam que o caminho para o sucesso a curto ou em longo prazo, é o seu relançamento e fortalecimento de seu nome, marca e peso.

Obrigado pela leitura. Até a próxima semana. Siga e comente essa análise: @dyoliver.

Dyego Terra

Compartilhar: