Coluna: A nova RedeTV!

Coluna: A nova RedeTV!

souTelespectador

Parece que o passado negro que tanto assombrou a Rede TV! ficou mesmo para trás, ao contrario das demais emissoras a Rede de Almilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho não para de contratar e investir em novidades. A partir de segunda-feira, dia 25, uma nova programação começará a ser exibida pelo canal com a meta de ganhar qualidade na grade e consequentemente bons patrocinadores.

Em pleno feriado nacional, dia 15 de novembro de 1999, estreou a Rede TV!, no inicio a emissora entrou na briga pelo terceiro lugar na guerra da audiência junto com Record e BAND já que na época o SBT estava consolidado na vice-liderança. Logo no começo o canal recém-lançado apostava em uma programação de alto nível focando no público classe A.

A estratégia não deu certo, a audiência oscilava entre 1 e 2 pontos, assim  logo seus executivos  resolveram popularizar a programação e mudanças radicais foram feitas: Sonia Abrão substituiu Valeira Monteiro no comando do “A Casa é Sua”, o programa foi reformulado apostando no mundo das celebridades e noticiário factual, a mudança surtiu efeito, a atração  chegava a alcançar picos na vice-liderança. Mariana Kupfer foi à primeira apresentadora do “TV Fama”, na época o foco do programa era cultural, com as mudanças em toda a grade Mariana foi substituída por Monique Evans e Paulo Bonfá e posteriormente Nelson Rubens assumiu o comando da atração, as reportagens culturais deram espaço para fofoca dos famosos e bastidores da televisão, com essas alterações o “TV Fama” chegava a fechar em 3º lugar na média do Ibope. Os games e entrevistas inteligentes de Adriane Galisteu foram substituídos por polêmicas baratas e assuntos picantes no Superpop de Luciana Gimenez. O humor de João Kleber ficou em segundo plano com o sucesso do “Teste de Fidelidade” no “Eu Vi na TV”, chegando a vencer o Jô Soares na audiência. Além dessas reformulações ainda vieram o “Noite Afora” com Monique Evans, o “Late Show” de Luísa Mel, a primeira novela exibida pela emissora “Beth, a Feia”, o programa vespertino de Clodovil , o Pânico na TV… Ufa! Em poucas linhas acabei de contar os primeiros anos da Rede de TV que mais crescia no Brasil.

Sim! Crescia mesmo… A Rede TV! chegou a incomodar as grandes emissoras brasileiras porém com uma audiência conquistada em cima de programas populares e de muito mal gosto, com isso o canal precisou enfrentar problemas sérios  como processos de artistas sentidos lesados pela emissora, além da falta de bons patrocinadores em sua programação devido a baixa qualidade de seus programas. Com a audiência em declínio e a falta de investimento de fortes empresários a emissora não teve outra alternativa a não ser vender alguns horários de sua grade para exibição de cultos evangélicos.

Após um bom período vivendo de “braços cruzados” os executivos do canal resolveram investir o dinheiro ganhado com a venda de horários para as igrejas qualificando sua programação. Em uma época difícil economicamente para as empresas brasileiras, a Rede TV! contratou grandes profissionais e eventos esportivos importantes. Podermos afirmar que os dois responsáveis por essa nova fase do canal são Alexandre Raposo, vice-presidente institucional e Franz Vacek, diretor de jornalismo. Os novos produtos visam atrair bons anunciantes e aumentar gradativamente a audiência da emissora de Almilcare e Marcelo.

No último dia 08, a primeira grande estreia da Rede TV! foi ao ar, trata-se de “Mariana Godoy Entrevista” com a brilhante jornalista vinda do Grupo Globo. O Talk show é interessante, com convidados importantes, conversa harmoniosa e descontraída. Um programa bonito de se ver nas noites de sexta-feira. Uma excelente contratação!

Na próxima segunda é o dia da aguardada estreia do “Melhor Pra Você”, a nova revista eletrônica matinal da TV aberta brasileira com os apresentadores Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão, além da participação do cachorrinho Paçoca, ambos vindo da Rede Record após serem colocados na geladeira da Barra Funda. A Rede TV! já desenvolveu outros programas nesse estilo anteriormente, porém sem sucesso. O grande atrativo da nova atração sem dúvidas é o trio de apresentadores, o bom entrosamento que rola entre eles é animador e cativa o telespectador, sem falar na simpatia de ambos junto ao universo publicitário. Para o sucesso da nova revista eletrônica, a emissora está investindo pesado na contratação de novos repórteres e produtores, tudo sob o comando de Wanderlley Vila Nova, primeiro diretor do “Hoje em Dia” da Record.

A Rede TV! também vem apostando no esporte nas tardes de sábado, a “Super Faixa do Esporte” apresentado pelo recém contratado Luciano Faccioli foi inspirado no extinto “Show do Esporte” da BAND, com a transmissão de jogos de Vôlei de quadra e praia, além do Campeonato Brasileiro Série B. Para completar  Claudia Carla apresenta o “Rede TV! E-Games” mostrando as novidades do mundo dos jogos virtuais. Tais eventos são importantes para a estabilidade financeira da Rede devido o forte poder publicitário envolvido e necessários para atrair a atenção do grande público com grandes transmissões esportivas.

Como telespectador estou na torcida pelo sucesso da nova grade de programação da Rede TV!, espero que dessa vez a emissora possa construir uma audiência saudável  e consiga entrar na briga com os demais canais pela atenção do público com produtos de qualidade. É preciso foco, paciência e persistência de todos da emissora, aos poucos os resultados chegarão… A Rede TV! é uma grande potência tecnológica e com estratégia e criatividade poderá sim elevar seus índices. Vamos aguardar…

Coluna Sou Telespectador

Siga-me no Twitter: @soutelespectado

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/soutelespectador

Compartilhar: