Coluna: A TV brasileira, o futuro e você
Olá, queridos leitores! Vamos lá para mais um tema que será baseado no livro considerado pelos apaixonados da TV brasileira como uma “Bíblia”. Vamos esmiuçar um capítulo do ‘O Livro do Boni’, o livro que em 20 anos, tenha certeza, será considerado um livro com conteúdo atual.
“Sempre ouvi que o rádio acabaria com os jornais, que o cinema acabaria com o teatro, que a televisão acabaria com o rádio e que a internet seria um míssil que destruiria isso de uma só vez. Nada disso aconteceu. A verdade é que nada morre. Tudo se transforma.” Façam uma pesquisa de campo. Entreviste dez pessoas e oito pessoas dirão que a Internet, a Rede, vai pulverizar todo e qualquer meio de comunicação de massa. Conversa fiada. Tudo se transforma e a televisão não será diferente, principalmente a de sinal aberto. Sua transformação começa pelas novas tecnologias trabalhadas para a televisão: tecnologia digital e telas proporcionalmente maiores com configurações sonoras ilimitadas.
A televisão vai ter o papel de distribuição e principalmente, tornar-se cada vez mais ao vivo, deixando de lado enlatados e produtos de segunda linha. Os eventos esportivos serão disputados a tapa pelas emissoras e, a novela, como sempre será o carro-chefe de toda a emissora de TV que sair da mesmice, porque do contrário é morte na certa. O público está seletivo a ponto de fazer uma emissora entrar em crise de audiência, em seguida a crise de faturamento e depois o triste final, a falência. Quem não sambar, vai rodar. Mas, o conteúdo feito pela TV vai ser jogado fora depois de transmitido? Nada disso.
A Internet está aí, a força da “Rede” é um espetáculo. Mostra tudo o que você quer ver, a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta ter um sinal decente. “No ‘Youtube’, já encontramos praticamente tudo, até canais específicos de conteúdo organizados como se fossem emissoras”. Uma curiosidade é que o conteúdo mais acessado são conteúdos antigos, entendem-se, conteúdos de programas antigos da televisão. Outra coqueluche é, sem dúvidas, as Redes Sociais que concentra milhões e milhões de membros. Um dos locais que mais se propaga as informações dos programas de TV, notícias dos telejornais e comentários dos capítulos das novelas.
“Ah, a audiência da TV Aberta está caindo, a TV Paga vai dominar!” e “A internet vai sugar todo o público e exterminar os grandes veículos do país, aguardem!”.
Já ouviram frases como essa? Uma parte do público da TV Aberta migrou para a TV Paga, muito, pelos comerciais que irritam os telespectadores, mas estas mesmas pessoas estão voltando para a TV Aberta exatamente por isso. Por exemplo, uma série da Warner tem mais comercias que o próprio conteúdo da série. A televisão aberta precisa de mudanças e que os diretores tenham a consciência de que a televisão além do entretenimento precisa produzir prestação de serviço, responsabilidade social e estar à par das novidades que ainda estão por vir, afinal de contas, a TV aberta é um bem público e um dos patrimônios da cultura brasileira.
“Assim, com certeza, a TV Aberta ainda terá pela frente um longo futuro”.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV Brasileira? Sigam a @ColunaPCarvalho

