Coluna: As melhores aberturas de novelas do SBT

Coluna: As melhores aberturas de novelas do SBT

Fugindo do Óbvio

Lembrou do Brasil em qualquer parte do mundo, logo o assunto fica remetido a: futebol, carnaval, mulheres e novelas. Sim, isso mesmo que você leu. Ainda que em última instância, as novelas representam um termo cultural no nosso país. Não importa seu conteúdo, o público ao qual destina-se, ou muito menos o tanto de capítulos. Os folhetins vieram pra ficar, e prova disso, é a enorme legião de fãs que elas conseguem levar consigo, que variam desde a simples admiradores, passando por críticos de TV e resvalando-se nos “shippadores” de determinados casais da ficção.

novela-bar-avenida-brasil
Época de exibição da novela “Avenida Brasil”, onde restaurante foi fechado para que os clientes pudessem acompanhar o capítulo final da trama.

O império desse setor é da Rede Globo e ponto final. Suas novelas são aclamadas pelos telespectadores tupiniquins e principalmente por países da America Latina, porém a emissora do grupo Marinho está longe de ser uma entidade hegemônica. Fala para um apregoado considerável, contudo vem começando a apresentar “rachaduras”. Com isso, os examinadores de conteúdo, buscando novos produtos, despertaram seu interesse em segundas e terceiras opções, tão boas quanto.

O mundo é realmente uma caixinha de surpresas. Quando que poderíamos imaginar um horário nobre tão competitivo. Na disputa: Globo (“Jornal Nacional” e “Babilônia”), SBT (“Chiquititas” e “Carrossel”), Record (“Dez Mandamentos” e “Jornal da Record”) e até a despretensiosa Band (“Mil e Uma Noites”). Em todos os confrontos as emissoras brasileiras aderiram as novelas, sejam originais, remakes ou até folhetins de outros países, como é o caso da novela da Band. Neste intervalo, quem ganha é o telespectador, que tem cada vez mais alternativas para ocupar seus momentos de lazer com a família.

iris-abravanel-novela
Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos e principal novelista do SBT.

Toda telenovela tem seu chamariz, seu núcleo que mais agrada, o roteiro mais bem elaborado, a vilã mais odiada, dentre outros fatores. Porém, há uma peça que funciona como um elo: suas aberturas. Estas unificam e prendem a atenção do público, ou ao menos, tentam. Em contrapartida, são constantemente comparadas, suprindo qualidade e atributos específicos. Porém, mesmo apresentando em termos técnicos critérios excelentes, as novelas co-dependem de outros “n” elementos, primordiais para a aderência.

Como recordar é viver, e visto que já apresentei as melhores aberturas de novelas da Rede Globo, como você pode ver clicando AQUI, assim como as preferências da Rede Record, lendo o conteúdo por AQUI. Agora chegou a hora de comentar sobre as cinco melhores aberturas de novelas (brasileiras) do SBT.

Vamos relembrar as mais memoráveis e aclamadas pela crítica? Top 5! Só se for agora!

#5

#CoraçõesFeridos

https://www.youtube.com/watch?v=wUiPYV5CPug

De autoria de Íris Abravanel, adaptada do texto original “La Mentira”, de Caridad Bravo Adams o folhetim sofreu para ganhar sua exibição no canal de Silvio Santos. Gravada em 2010, só ganhou cores em 2012. Tida como “salvadora da pátria”, a novela serviu de base para esquentar o público noveleiro do canal que havia se afastado e dado prioridades a demais produtos nas concorrentes. Cynthia Falabella deu vida a rancorosa Aline Varela, Patrícia Barros, a delicada Amanda Varela, Flávio Tolezani, por sua vez, viveu o vingativo Eduardo Sotelli e por fim Victor Pecoraro, ao ingênuo Victor Varela. Os quatro movimentavam a trama, que por sua vez, era movida por vários clichês “mexicanizados”, estes garantiram agilidade a novela. Sua abertura também foi martirizada. Feita as pressas, após problemas, mostrou um delineamento e fotografia bem superiores as aberturas apresentadas em outras ocasiões. Não buscou ousar e sim primar pelo simples e agradável. Contou em poucos segundos o drama influenciado pela mentira.

 #4

#Chiquititas -1997

https://www.youtube.com/watch?v=H7-c58QaUiM

Quem não se lembra de “Remexe”, “Coração com Buraquinhos”, “Brinquedo pra Montar”, “Amigas”, dentre outras canções dos órfãos do Orfanato Raio de Luz? Impossível se esquecer. Quem era criança nos anos 90, sabe muito bem do que estou falando. “Chiquititas” foi uma das telenovelas mais longas da história da TV, seu sucesso é um fato. Além de audiência, sua marca garantiu o franqueamento de inúmeros produtos, gerou receita para o canal da Anhanguera, além de lançar ótimos atores para o mercado de trabalho. Seu apelo com os jovens foi tão avassalador, que 16 anos depois, a trama voltou ao ar, em nova remasterização, agora com autoria da esposa de Silvio Santos. E assim como em 1997, vem trilhando um caminho promissor. Em sua abertura (1997) somos apresentados a mundo encantado, ingênuo, onde constata-se uma analogia as adversidades enfrentadas pelos personagens da trama, e que adequam-se perfeitamente as “alucinações” vividas na pré-adolescência e adolescência de seus espectadores. Sutilmente, a entrada de “Chiquititas” faz o receptor, além de se divertir, pensar sobre seus atos. Vale a pena relembrar.

#3

#AmigasERivais

https://www.youtube.com/watch?v=5Ow1TtG746Q

Novela de Letícia Dornelles, com revisão de texto de Thereza di Giácomo, baseada na original: “Amigas y Rivales”, de Emilio Larrosa. “Amigas e Rivais” mostrou um lado diferente do SBT de produzir novelas. Com um frescor, a novelista responsável pela adaptação, deu toques especiais a seus personagens, criando desta forma: núcleos cômicos, mocinhas destemidas, personalidades conflitantes e o melhor de tudo uma vilã infinitamente superior a original. Em sua apresentação original em meados de 2007/2008 , a trama infelizmente não conseguiu alcançar os resultados esperados pela direção, sofrendo desta forma alguns cortes. Porém, reprisada anos mais tarde, o folhetim mostrou gás e alcançou em vários momentos ótimos índices de audiência para o horário em questão. Sendo “premiada” com a versão sem cortes. Em termos de qualidade e criatividade, sua abertura é um espetáculo a parte. Envolta no mundo jovem, utiliza-se de várias plataformas do cotidiano do mesmo, ou seja, somos transportados para um “tuor” pelo quarto de uma púbere qualquer.

#2

#Carrossel

Foi com um conto de fadas moderno que o SBT reconquistou seu público noveleiro. O folhetim que causou dores de cabeça a Rede Globo, voltou com muito alarde em uma versão brasileira. Com uma história “batida” para os agora pais e mães, a trama tinha como principal trunfo conquistar os filhos desses jovens progenitores, que por sua vez assistiram a versão mexicana exibida também pela emissora de Silvio Santos. A arma letal surtiu efeito. “Carrossel” conseguiu reunir a família defronte a TV, prometendo uma novela leve, sem ousadias e com aproveitamento de conteúdo. Assim como a versão original, sua reprise vem trazendo ótimos resultados para a faixa nobre do canal. Sabe aqueles livros infantis onde a cada virada de página um elemento se modifica? Essa foi a essência aproveitada para criar a entrada de “Carrossel”. Um sonho infantil televisionado.

#1

#AmorERevolução

https://www.youtube.com/watch?v=Y7BEDALHpSA

Originalmente abrasileirada, a trama escrita por Tiago Santiago e seus colaboradores, apesar de revolucionária e da extensa divulgação, não agradou. Com um texto ousado, cenas sensuais fortes e atuações promitentes, a novela arrastou um ibope fraquíssimo. Embora não tenha se dado bem perante o público, seu trabalho social foi muito bem conduzido. Com uma pesquisa corpulenta acerca do tema ditadura, Tiago Santiago conseguiu trazer a tona, momentos de uma época onde poucos conhecem, e tantos outros tem receio de tocar. Fora do ar a mais de três anos, “Amor e Revolução” ainda serve de apoio a mestres que buscam nas cenas da novela a “ilustração” para sua fundamentação teórica. Sua abertura é simples, sem muitos efeitos ou incentivos óticos. Porém sua audácia fica nítida quando somos apresentados a jovem mulher de vestido vermelho, que poderia muito ser uma mãe, filha ou irmã, lutando por um bem em comum. Os flashes divididos em poucos mais de um minuto de arte, refletem a ideia principal discutida por toda novela.

________________________________________________________________________________

Vale destacar que as aberturas ou entradas, são e sempre serão um atrativo para aquele telespectador desaminado e sem vontade de interagir. Constatando assim a sua necessidade.

Qual abertura de novelas do SBT mais lhe marcou? Porquê?

Comente! Interaja conosco! E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear…

Espero por vocês @Hjms_QuimTV

Ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br

Até a próxima!

#CâmbioDesligo

Compartilhar: