Coluna: Casa dos Artistas – O reality que marcou época e deixou saudades

Coluna: Casa dos Artistas – O reality que marcou época e deixou saudades

HumorTV

É um formato que divide opiniões… Enquanto alguns gostam, outros não suportam nem ouvir falar. O esquema em si é bem simplório, participantes enclausurados em um determinado espaço, onde são postos a prova a todo instante. Além de serem incitados a discutirem e garantir um certo “gás” e assunto para o público de casa. O espaço de tempo é relativo, mas em média costuma durar bastante, por volta de 3 meses. Onde apenas um vitorioso (a) sairá com o tão sonhado título de campeão  e consequentemente o prêmio em dinheiro, envolto em uma fama momentânea.

casa-dos-artistas1
Logomarca do reality

Ganharam notoriedade na Europa, espalhando-se facilmente para países como: Estados Unidos e Inglaterra. O modelo reality show chegou ao Brasil em 2001, através de uma investida sagaz e desprovida de consequências do empresário Silvio Santos, nasceu então: a Casa dos Artistas. Criada com a alusão de enfrentar e desbravejar a Rede Globo com o seu Big Brother Brasil – fez grande sucesso, arrebatou uma centena de fãs por todo o Brasil e garantiu seu espaço no hall da fama do SBT.

silvio-casa-01g
Participantes da primeira edição da “Casa dos Artistas” posando ao lado de Silvio Santos

Longe dos holofotes deste 2004, o projeto ainda causa muita polêmica nas redes sociais. Enquanto uma demasiada parcela de telespectadores apoiam sua volta, ao mesmo tempo outra fração contesta a necessidade de mais um “reality show “ na TV aberta. Mas fatos são fatos e contra isso não há argumentos, podem reclamar de tudo, porém a Casa dos Artistas demandava um estilo diferente, afinal tinha a mão de Silvio Santos, defronte e por trás das câmeras. O clima superficial e artificial deste tipo de programa não se via ali, ao contrário, observamos um jogo do mestre com o público de casa, onde as celebridades (de verdade) eram as peças do tabuleiro do rei.

“Festival SBT 30 anos” – dedicado exclusivamente a “Casa dos Artistas”

Dificilmente o SBT apostaria novamente neste formato que trouxe grande prestígio a emissora, vários momentos a frente da Rede Globo e principalmente a constatação de que ela no passado apostava sem medo de errar. O que vemos hoje é uma direção apática e com receio, não com medo de arriscar, mas sim de falhar perante o seu principal cliente, o telespectador. Constatações não me deixam mentir… Quem não se lembra do “Vivendo com o Inimigo” que o SBT vinculou exaustivamente em sua grade no ano de 2011? Chegou até a abrir inscrições no site da emissora, e de uma hora pra outra, mais uma vez sem explicação deu um chá de sumiço e nunca mais ouvimos falar dele. Sinônimo de que estilos como este não chamam mais a atenção da emissora da Anhanguera.

Chamada do “Vivendo com o Inimigo” 

Separando os problemas das ações, eu que vos escrevo prefiro acreditar que um dia a “Casa dos Artistas” volte. Provavelmente sobre o comando de outro apresentador, tirará seu brilho, mas sem dúvida reacenderá a chama de todos aqueles fãs que tanto esperaram pela volta do formato. Adequar é a palavra da vez, entendido isso o próximo passo é só investir e aceitar as mudanças.

E você, qual a sua opinião a respeito de uma possível volta da Casa dos Artistas ? Curte este tipo de formato?

Comente! Interaja conosco.

Fico por aqui, até semana que vem!

E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.

Espero por vocês @Hjms_QuimTV

Até a próxima #Partiu

Compartilhar: