Coluna: Chama o bombeiro para o Programa Eliana!

Coluna: Chama o bombeiro para o Programa Eliana!

COLUNA

Tradicional dominical do SBT, o “Programa Eliana” ocupa boa parte da programação do canal. Um dos carros-chefes da grade, a atração tem uma boa produção, diretoria afinada e uma apresentadora que está entre as melhores do país. Entretanto, o conteúdo tem deixado bastante a desejar e distancia-se do grande sucesso de um passado próximo. O que há de errado com o “Eliana”? Tá no ar e vamos discutir!

eliana
Divulgação: SBT

A verdade é que o show de Eliana já não é mais tão atrativo como antes e abusa da repetição de fórmulas e quadros. Nos últimos meses, muitos foram os “Namoros” e romances promovidos pela loira, sejam individuais ou com o famoso “Rola ou Enrola?”, que mesmo repetitivo, tem a nova temporada como uma das poucas novidades até o momento e é o único ponto alto de atualmente.

As viagens e o interessante “Ciência em Show”, foram deixados de lado. No entanto, competições para encontrar a nova celebridade da internet já foi tema de dois quadros. “Beleza Renovada” está no ar desde a estreia, “Entrega pra Você” e “Reencontro” são praticamente idênticos, “Sueli na sua casa” nada mais é que a extensão do palco com a personal. As últimas estreias foram os “Fenômenos do YouTube” em 2013 e “Nó na Língua” em 2014.

eliana
“Guarda-Roupa dos Famosos”, “Fenômenos do YouTube” e “Quer Casar Comigo?” são alguns dos desgastados quadros da atração.

Além disso, a longa duração das pautas torna o programa cansativo e prejudica a audiência. Caso alguma não funcione, fica-se mais de uma hora patinando até que entre outra matéria. Os campeões de extensão são o “Quer Casar Comigo?” que reapresenta todos os longos pedidos de casamento no palco e o “Rede da Fama”, que já mostra sinais de cansaço e não rende mais como antes. O telespectador muda de canal e quando volta, ainda está no ar o mesmo conteúdo que o fez zapear.

O programa Para toda a família como Eliana gosta de dizer, tem auto teor feminino, sobretudo com as pautas de cabelo, maquiagens, decoração, bem estar, moda, que apesar de contarem com uma equipe espetacular, exclui o público masculino e mais jovem, que migra para o seu principal concorrente, Rodrigo Faro. Um dominical e o principal do horário têm obrigação de levar ao ar atrações que atinjam todos os públicos.

10387349_679755905444476_522542651472300561_n
Eliana e o bombeiro no quadro “Rola ou Enrola?”

A falta de novidades tornou o conteúdo monótono, cansativo e ultrapassado. Destaca-se apenas o “Desafio Pet”, mas com o mesmo problema de extensa duração. Atualmente, as edições resumem-se a alternância dos mesmos quadros citados, com uma animadora presa, parada em um mesmo ponto, sem interagir com a plateia ou explorar o espaço do palco, limitando-se quando poderia expor todo o seu grande potencial de profissional e o da sua própria atração com a grande visibilidade e divulgação que a emissora proporciona. A luz vermelha acendeu, mudanças são necessárias e com urgência, então, Chama o bombeiroooooooooooo!

E para você, o Programa Eliana precisa de mudanças? Continue essa análise!

Um muito obrigado ao “Bastidores da TV” e a você que prestigiou essa coluna. Nos vemos na próxima semana!

Dyego Terra

Siga no twitter: @dyoliver

Compartilhar: