Coluna: Cúmplices de um Resgate, a nova aventura do SBT!
Próxima segunda tem novidade na tela do SBT! Trata-se da nova novela infantil produzida pela emissora para o horário noturno: “Cúmplices de um Resgate”. A trama que já teve a sua versão mexicana exibida por aqui em 2002 e reapresentada em 2006, ganha versão nacional em substituição a “Chiquititas”, com quem dividirá a faixa por duas semanas. A adaptação fica por conta de Íris Abravanel e a mesma equipe de colaboradores das últimas novelas do canal e, você confere aqui, todos os detalhes de mais essa produção infanto-juvenil.
A novela foi a escolhida para continuar a bem sucedida experiência de unir a família brasileira, com uma história simples e inocente. Além disso, “Cúmplices” reúne vários elementos essenciais para agradar a garotada, como grandioso elenco de crianças e as suas travessuras e claro, muita música. A banda é um dos principais núcleos do folhetim e o principal ponto de partida para o andamento da história, é a partir de um show do grupo que as irmãs gêmeas interpretadas por Larissa Manoela se encontram, e mais adiante, permite acontecer a justificativa do título.

“Cúmplices de Um Resgate foi uma novela escolhida para que a atriz Larissa Manoela fosse a protagonista”. Revela Íris Abravanel, autora.
A atriz mirim é a protagonista da história e vive dois papeis de uma só vez, um desafio e tanto para uma jovem estrela. As duas personagens apesar de iguais em aparência e de serem irmãs gêmeas, possuem características totalmente opostas. Manoela é uma menina doce e meiga que vive com sua mãe e a avó no Vilarejo dos Sonhos e tem um grande talento para a música. Ela é dona de uma grande voz. Em contrapartida, Isabela é rica e mimada. Vive na cidade grande com seus supostos pais, e sonhar em ser cantora, embora seja completamente desafinada. As meninas não sabem que foram separadas ao nascer e se surpreenderão com a semelhança física entre elas.
A história

A novela se inicia quando Dóris (Duda Wendling) entra em uma biblioteca e ao abrir um livro mágico é transportada para um reino distante no tempo. Esse antigo livro narra a história do nascimento de Manuela (Larissa Manoela) e Isabela (Larissa Manoela). A camponesa Rebeca (Juliana Baroni) não sabe que deu à luz gêmeas e é levada a acreditar que apenas Manuela é sua filha. Enquanto isso, a mando da rainha má, Regina (Maria Pinna), o outro bebê recém-nascido, Isabela, é afastado da verdadeira mãe e criado como se fosse filha de Regina e do rei Orlando (Alexandre Barros) Passado alguns anos, Rebeca, que jamais descobriu ser mãe de gêmeas, conhece sua grande paixão, o duque Otávio (Duda Nagle). Após o conto, Dóris deixa a biblioteca e a história passa a ser contada nos dias atuais.
Um belo dia, Manuela (Larissa Manoela) se apresenta com a sua banda “Manuela e seus amigos”, quando é vista por Isabela (Larissa Manoela) que nota a incrível semelhança entre elas. A garota que sonha em ser uma estrela da música, embora seja muito desafinada, insiste com frequência para que o pai convença o tio, Geraldo (Nando Pradho), diretor da gravadora Do-Ré-Music, a colocá-la como vocalista da banda Cúmplices de Um Resgate (C1R), que será lançada com músicas pop-teen. Ao perceber que se parece com Manoela, logo pensa que pode tirar proveito da situação. As meninas se conhecem e Isabela convence Manoela a trocarem de lugar para que a irmã talentosa a substitua em um teste de voz e consiga para ela a vaga de vocalista. A partir disso, elas viram cúmplices e realizam várias trocas, vivem situações diferentes do que estão acostumadas e descobrem outras realidades da vida cotidiana.
Rebeca (Juliana Barone), mãe das gêmeas, conhece Otávio (Duda Nagle), presidente do grupo On-Enterprise, quando ele está prestes a fechar a confecção do Vilarejo dos Sonhos, onde ela trabalha. Porém, para a sua surpresa, o empresário se apaixona por ela. Mas, para ficarem juntos, o casal terá que lidar com muitos desafios, entre eles, a ex-namorada de Otávio, Safira (Dani Moreno), que fará de tudo para que eles não se aproximem, abrindo a parte romântica da história.
Novidades

A nova aposta do SBT, surpreende pelo grandioso elenco adulto, proporcionando melhor desenvolvimento da trama e apostando em núcleos pararelos. A pegada jovem, que começou a ser explorada em alguns personagens ainda em Chiquititas, é o ponto forte da nova produção, que não foca apenas no universo infantil, embora conte com elementos lúdicos e crianças menores, permitindo a abrangência de vários temas e focando em todos os públicos, desde os pequeninos, até os mais jovens e os pais. Outra novidade é o recurso de gravação 4k, usada pela primeira vez em uma novela do canal, permitindo melhor qualidade de imagem em algumas cenas e nos videoclipes.
“Nossa expectativa é que o público do SBT sinta que faz parte dessa grande família. Nosso desejo é que os telespectadores sintam ter deixado os problemas do lado de fora, para poderem usufruir de momentos lúdicos e de bom entretenimento. Cúmplices de Um Resgate é uma novela divertida, romântica e com muito suspense”. Garante Iris Abravanel.
Personagens
Manuela Agnes (Larissa Manoela)
Filha de 11 anos de idade de Rebeca e irmã gêmea de Isabela, embora não saiba da existência da irmã. Além da mãe, também vive ao lado da avó Nina e da tia Helena. Manuela é doce, delicada, amorosa e muito inocente. É uma garota medrosa, que se sente facilmente ameaçada. Gosta de brincadeiras de meninas, como bonecas. Se sente responsável pelo problema dos outros e faz de tudo para ajudar como pode. É bem quista por todos do vilarejo e muito obediente. Seu melhor amigo é Téo. Juntos fazem parte da banda do vilarejo, no qual ela é a vocalista. A beleza de sua voz impressiona a todos.
Rebeca Agnes (Juliana Baroni)
É mãe das gêmeas Manuela e Isabela. Mora no vilarejo com a mãe Nina, com a irmã Helena e a filha Manuela. Desconhece a existência de Isabela, pois nunca soube que esteve grávida de gêmeas. É uma mulher forte e corajosa, que não tolera injustiças. Quando descobre que a confecção de roupas infantis onde trabalha fechará, reluta para tentar salvar o emprego de muitos. Conhece Otávio, que será seu grande amor. Foi abandonada pelo marido há 11 anos, quando estava grávida das gêmeas, o que a faz desconfiar de possíveis novos relacionamentos. É muito amiga de Clara, com quem sempre desabafa os momentos difíceis.
Isabela Junqueira (Larissa Manoela)
Possui 11 anos de idade e pensa ser filha de Regina e Orlando, mas na verdade é filha biológica de Rebeca e irmã gêmea de Manuela. Foi roubada de sua mãe no dia em que nasceu e entregue para Regina. Vive em uma mansão com os pais e sua babá, Marina. Recebe o carinho do pai, que sempre está envolvido com os negócios, mas não recebe os cuidados mínimos por parte de Regina. O desprezo e frieza da mãe possuem grande impacto na personalidade de Isabela. É uma garota amarga, caprichosa, mandona e egoísta. Possui dificuldade em fazer amigos e menospreza até sua babá, que a trata muio bem. Seu grande sonho é cantar e virar uma estrela, mas encontra resistência por parte de Regina, que não quer correr o risco da filha ficar famosa e ser descoberta pela verdadeira família. Quando conhece Manuela se aproveita do talento da garota para finalmente realizar seu sonho de ingressar numa banda, a C1R (Cúmplices de Um Resgate).
Regina Junqueira (Maria Pinna)
Esposa de Orlando, mãe de criação de Isabela e irmã de Geraldo. É vaidosa, inescrupulosa e autoritária. Vive um casamento de aparência, pois está interessada apenas no dinheiro que Orlando pode lhe oferecer. Usou o irmão para conseguir um bebê para se passar por sua filha enquanto seu esposo viajava. Regina utiliza Isabela no decorrer dos anos para manter o seu casamento e atingir os seus objetivos.
Orlando Junqueira (Alexandre Barros)

Marido de Regina e pai de Isabela. Não sabe que a garota não é sua filha biológica. É um homem trabalhador e dono de vários negócios que o faz viajar bastante. Alheio, não percebe quando a esposa finge uma falsa gravidez. Sem interesse pela esposa, manteve o casamento pensando no bem de Isabela. É bondoso e generoso, por isso evita ao máximo os conflitos com Regina.
Joaquim Vaz (João Gulherme)
Irmão mais velho de Julia e Felipe. Ele e seus irmãos são órfãos de pai e mãe E moram com a tia Flora. Como irmão mais velho, assume a responsabilidade da casa para si ao serem abandonados pela tia. Decidido, valente e inteligente, fará de tudo para que não sejam separados pelo juizado ao serem descobertos. Canta, toca guitarra e também é integrante da banda Cúmplices de Um Resgate. É bonito, charmoso e sensível. É apaixonado por Manuela.
Julia Vaz (Bia Jordão)
É irmã do meio de Joaquim e Felipe, com 8 anos de idade. Única menina da casa, acaba assumindo a responsabilidade de mãe mandona. Vive pedindo para os irmãos tomarem banho, manterem a ordem e limpeza. É esperta, amorosa e guerreira. Por ter crescido ao lado de dois irmãos se tornou uma garota moleca, sem frescura. É meiga, menos quando lhe tiram do sério. Toca bateria e também é integrante da banda Cúmplices de Um Resgate.
Felipe Vaz (Kevin Vechiatto)
É o irmão caçula de Joaquim e Julia, juntos moram com a tia no vilarejo. Muitas vezes fica alheio aos problemas devido sua pouca idade, 6 anos. Acha graça de tudo e ao mesmo tempo não dá importância às coisas. Por isso acaba dizendo o que não deve. Felipe é um menino inseguro e faz xixi nas calças em situações inusitadas. Apaixona-se por Isabela, que o trata mal e não lhe dá bola. Sabe tocar pandeiro e faz parte da banda Cúmplices de Um Resgate.
Téo Cavichioli (Fhelipe Gomes)
Sensível, nobre e inteligente, Téo possui 11 anos e é deficiente visual. O garoto mora na casa de Fiorina e Giuseppe, que o criam como se fosse seu filho. Apesar da cegueira, aprendeu a tocar teclado e também compõem músicas para a banda do vilarejo, da qual faz parte. Possui grande amor pelos animais. É grande amigo e confidente de Manuela. Na escola é vitima das maldades de Omar.
Safira Meneses (Dani Moreno)
Mãe de Priscila, filha de Fortunato e Aurora. Mora sozinha e não quer se apegar a ninguém. Teve Priscila quando ainda era adolescente e se envolveu com Geraldo, o qual a rejeitou quando teve a notícia da gravidez. Esconde de todos que Priscila é sua filha. Despreza os pais por julgar que eles falharam em sua criação. Repete com a filha o mesmo que sofreu com seu pai. Se irrita sempre que Aurora tenta falar com ela sobre a filha. É a CMO (diretora de marca) do grupo ON-Enterprise, de Otávio, com quem também teve um relacionamento no passado. Sente ciúme quando ele começa a se relacionar com Rebeca e é a principal antagonista desse envolvimento.
Priscila Meneses (Giovanna Chaves)
Filha de Safira e neta de Fortunato e Aurora, possui 11 anos de idade. Nasceu entre um rápido relacionamento entre sua mãe e Geraldo. É rejeitada pela mãe e não sabe quem é seu pai. Mora com os avós desde que nasceu, onde sofre com a rígida criação. É uma garota revoltada e descontente com tudo. Sente vergonha pela ausência da mãe e por isso costuma mentir para as amigas, que, por exemplo, sua mãe escolheu sua roupa. No grupo musical, possui problemas de relacionamento por estar sempre querendo se sobressair e ser melhor que os demais. Quando não é o centro das atenções faz de tudo para destruir a felicidade alheia. Consegue entrar na banda C1R devido seu talento com o canto . Fará de tudo para tentar ser a vocalista principal do grupo.
Otávio Neto (Duda Nagle)
É o dono do grupo On-Enterprise (ON-E), que gerencia as marcas de roupa infanto-juvenil. Homem atrativo, de porte atlético e charmoso, chama atenção por onde passa e tem fama de mulherengo, mas não é bem assim. Possui dificuldade em manter um relacionamento por perceber que a maioria das mulheres está interessada em seu dinheiro e não nele. É nobre, sensível e de bom coração. Se apaixonará por Rebeca, mas terá que lidar com Safira, sua ex-namorada que fará de tudo para atrapalhar esse amor.
Geraldo Saldanha (Nando Pradho)
Irmão de Regina e pai de Priscila, segredo que prefere esconder de todos. Geraldo jurou que jamais assumiria a paternidade e que rejeitaria a menina. Safira sempre manteve Priscila longe, mas a garota vai até a gravadora para fazer uma audição para o grupo Cúmplices de Um Resgate e é escalada como integrante. Delinquente e ambicioso, não se satisfaz com o salário que recebe como CEO (diretor executivo) na gravadora e se envolve em negócios ilícitos. Mantém um galpão de pirataria com o sócio Joel, fazendeiro perigoso.
A novela ainda conta com os renomados Tânia Bondezan, que vive Marina, a babá boazinha de Isabela, Nilton Bicudo, o atrapalhado Damião, motorista da mansão, e Barbara Bruno, a ciumenta e falante Florina, uma italiana divertida e que adora arrumar confusão por causa de religião. Os animais também participarão ativamente da trama. Manteiguinha é um cachorro do vilarejo e que vive muitas aventuras com as crianças, já Bartolomeu é um gato para lá de preguiçoso. Tuntum é um ratinho muito esperto e Beijoca o peixe de estimação de Lola. Eles interagem entre si através de pensamentos e são responsáveis pela parte lúdica da trama.

Ficha
Cúmplices de um Resgate é baseada em um original mexicano (Cómplices ao Rescate), sob adaptação de Iris Abravanel e supervisão de Rita Valente. Reynaldo Boury e Arnaldo Saccomani, assim como nas novelas anteriores, assinam respectivamente a direção geral e musical da trama. Com previsão de 250 capítulos, o folhetim aposta no tema musical, com muitas canções, algumas adaptadas da versão mexicana e outras inéditas, além de utilizar bastante coreografias nos musicais e shows. Espera-se que a banda criada a partir da novela realize eventos por todo o país e alcance sucesso em vendagens de discos.
Estreia
Ao longo desta semana que antecede a estreia, está prevista maior divulgação da novela durante a programação, além de um programete chamado de “Momento Selfie” comandado pelos atores de Carrossel e Chiquititas que apresentarão a trama, seus personagens e clipes nos intervalos do canal. Além de uma entrevista com a autora no Programa do Ratinho nesta quinta-feira e a participação do elenco neste domingo na Eliana e posteriormente no Programa Raul Gil.
Grande aposta desse semestre, a novela estreia na próxima segunda-feira, após os últimos capítulos de Chiquititas, diante de muita expectativa. A emissora espera recuperar a vice-liderança na faixa horária, perdida recentemente para a produção bíblica da Record, e cresça os índices alcançados por Chiquititas, que apesar da grande extensão de capítulos e a forte concorrência, continua brigando pelo segundo lugar e mantendo altos índices de audiência para o SBT. As crianças dependem e merecem um bom produto direcionado a elas, que mantenha a inocência e a imaginação viva. Parabéns a direção do canal por se preocupar com os pequenos e apostar nos folhetins infanto-juvenis. Boa sorte a produção!
Obrigado a você que acompanhou esse texto. Nos vemos na próxima semana!
Siga no twitter e acompanhemos juntos a grande estreia da novela: @dyoliver
Dyego Terra













