Coluna: E o Oscar da semana vai para… Daniel Alves!
E o Oscar da semana vai para… Daniel Alves!
O que é o “Oscar da Semana”? Semanalmente vamos escolher uma celebridade que se destacou na mídia por realizar uma boa ação ou até mesmo por fazer uso de palavras positivas, que venham gerar amor, respeito e solidariedade nas vidas das pessoas. Sendo assim, o ganhador do Oscar dessa semana é o jogador Daniel Alves.

Saiba o motivo pelo qual Daniel Alves levou o Oscar: sem dúvida alguma, um dos assuntos mais comentados da última semana foi a resposta do jogador ao ato de racismo praticado por um torcedor do Villareal, que arremessou uma banana em direção ao lateral. Daniel pegou a fruta, descascou-a e comeu. A atitude do brasileiro gerou uma grande repercussão e a campanha #somostodosmacacos, que mobilizou jogadores, técnicos, celebridades e políticos pelo mundo afora.

No entanto, Daniel Alves, em declarações a um programa da TV Globo, afirmou não gostar muito de um detalhe da campanha, que ainda repercute na mídia e nas redes sociais. “Eu não gosto muito do #somostodosmacacos porque acho que a gente é a evolução disso. Somos humanos e todos iguais. Acho que é isso que devemos defender”, afirmou o lateral brasileiro.

Além de já ter declarado que não quer assumir um papel de vítima, Daniel Alves fez questão de dizer que não pretende ganhar publicidade pela sua atitude em resposta ao ato de racismo. “Marcas me procuraram, mas eu não quero ganhar com isso, não quero popularidade. Não quero ganhar nada a não ser a luta contra o racismo”, completou o jogador.
O torcedor que atirou a banana na direção de Daniel Alves foi identificado e punido pelo Villareal, ficando impedido, para sempre, de assistir aos jogos do time no El Madrigal.
Essas palavras do jogador Daniel Alves o fez merecedor do Oscar da Semana, com a desvalorização da campanha #somostodosmacacos. Ao meu ver, essa movimentação faz uma má imagem do Brasil. Esse tipo de manifestação me faz pensar no seguinte: “Quem cala consente!”.
Assim como o jogador Daniel, que fez crítica à campanha, eu também não posso aceitar e não consigo ver o lado positivo da campanha. Não faz sentido as pessoas ficarem ofendidas ao ver uma pessoa sendo chamada de macaco e depois apoiar uma movimentação contra o racismo chamada “somos todos macacos”.
Como querem conquistar respeito e acabar com o racismo e com preconceito se alto denegrindo, como disse o Daniel Alves. Essa campanha não foi uma forma positiva de expressão. É necessário conseguir usar meios mais inteligentes para combater o racismo.
Parabenizamos Daniel Alves, por todas as palavras acima e por não se fazer de vítima, pois até uma macaco é melhor do que uma pessoa racista e preconceituosa.
Parabéns Daniel, nós do Bastidores da TV desejamos a você muita luz, paz, amor e sucesso!
Colunista: William Aragão
Twitter: William_Actor
Instagram: @William_actor
E-mail: william@bastidoresdatv.com.br
