Coluna: Gírias do mundo televisivo

Coluna: Gírias do mundo televisivo

HumorTV

É inegável que o universo da TV nunca agregou tantos fãs. Tal fato pode ser facilmente justificado devido à facilidade de acesso que muitos jovens e adeptos têm à internet atualmente. Mas afinal qual é a relação entre a TV e a Web? A resposta a essa questão é simples, ambas estão atreladas, dependentes uma da outra. Principalmente em tempos em que o cidadão comum consegue espontaneamente ter contato e uma abertura de diálogo com seus ídolos nas redes sociais, causando identificação com a emissora e o trabalho do artista.

Provas irrefutáveis não faltam. Basta você, amigo(a) leitor(a), dedicar alguns minutos preciosos do seu dia e adentrar no ambiente comunitário e igualitário da “webesfera”; e o melhor exemplo é o microblogging Twitter. Ferramenta na qual é notável a exaltação de artistas, emissoras e notícias sobre seus bastidores. Como disse em outra coluna, o Twitter é um celeiro repleto de talentos entendedores do ramo televisivo.

Tanto quanto em outra agremiação, estes usuários têm o seu próprio vocabulário, o qual dificilmente outros simpatizantes iriam entender. São gírias que trazem leveza e uma maior relevância. Vamos conhecer algumas? Claro, vamos lá!

giriasTV

Haters “Indivíduo ou indivíduos que criam páginas nas redes sociais com o intuito de apenas difamar os outros, no caso artistas e emissoras”.

Flop“Menção a alguma atração que não está bem em audiência”.

Mofo“Colocação referente à emissora que dedica grande parte da sua programação à reprise de novelas e programas”.

Enlatados“Produtos ou programas de origem estrangeira e que ganham espaço cada vez maior nas emissoras brasileiras”.

Morri“Chacota, menção duvidosa e com estranheza sobre algum fato que aconteceu no meio televisivo”.

Prévia“Dados referentes a um espaço de tempo onde um dado programa foi exibido, ou seja, uma média parcial do mesmo”.

Consolidado“Número concreto de quanto um referido programa marcou”.

Surrado“Quando um programa sofre com a concorrência e em consequência disso perde na briga pela audiência”.

Tapete“Sabido programa que na maioria das vezes perde para seus concorrentes”.

Pisou“Alusão a um comentário que norteia o universo da TV e onde o autor teve glória ao citá-lo, recebendo desta forma os aplausos de tantos outros”.

Está nas colinas“Quando um programa, seriado ou novela não agradou ao grande público e naufragou na audiência, portanto está descansando nas colinas”.

Geladeira“Quando determinado profissional da TV está contratado por emissora, mas longe de ter algum projeto para voltar ao ar”.

Who“Pessoa da mídia, mas que não tem destaque aparente. Desprestígio. Chacota”.

Arremessado conta o cais“Deboche. Citação referente a um programa, novela, apresentador(a) ou ator(a) que não conseguiu chegar ao índice de audiência esperado e quebrou a cara”.

Existem tantas outras gírias que ficaria imensa essa lista. Mas se você leitor(a) gostou e quer conhecer mais, participe e interaja nas redes sociais. Com o tempo você estará a par de todo este complexo mas agradável domínio que a TV nos proporciona.

 

Não esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear. Espero por vocês @Hjms_QuimTV

Até a próxima #Partiu

 

Compartilhar: