Coluna: Globo – Desenhos que marcaram os anos 90
Devido a pedidos resolvi trazer uma matéria nostálgica, com foco no recordamento dos desenhos dos anos 90, estes habitaram o inconsciente de muitas crianças. Optei por dividi-lá em duas partes, a primeira foi semana passada, como você pode conferir clicando AQUI. Já hoje para fecharmos com chave de ouro, reviveremos juntos a alegria que os desenhos da poderosa Rede Globo proporcionou ao público infanto-juvenil.
Quem não se lembra da abertura triunfante de “ThunderCats”? Impossível não recordar! Trouxe uma proposta diferente para a época de exibição, onde norteou assuntos importantes anexados a uma temática toda surreal. Falava com propriedade sobre amor e amizade, além de conseguir gerenciar lições morais. Cativou em outro quesito, ter personagens ecléticos e engraçados.
Abertura de “ThunderCats”
A saga é um sucesso dos gibis, que foi trazido para a TV. Ganhou notoriedade e teve seus direitos vendidos a torto e a direito, mas foi na Rede Globo que acabou por popularizar-se com a versão animada – “X-Men Adventure”. Os mutantes de Charlie Xavier, viraram mania. Considerado por muitos a versão mais rica e bem produzida de toda franquia.
http://www.youtube.com/watch?v=7X4-48VV6R4
Abertura de “X-Men Adventure”
O Japão sempre teve um mercado animado muito promissor. De olho neste empório, a Rede Globo resolveu investir neste formato: “Digimon” e “Pokémon” são apenas alguns exemplos dos inúmeros desenhos que fizeram sucesso. Com temáticas diferentes, mas com nunces semelhantes, cativaram uma legião de fãs por todo o Brasil.
Dentre todas as apostas não há como negar que “Caverna do Dragão” foi a mais feliz. Envolta por mistérios, suspense e personagens joviais conquistou não apenas os pequenos, como também os irmãos mais velhos e porque não os pais? É tão emblemático, que até hoje não sabemos se aquela turminha de amigos conseguiu voltar ao planeta Terra.
http://www.youtube.com/watch?v=b2ICBJu3PLs
É difícil relembrar todos que passaram pela emissora, alguns transitaram em outros canais, mas fizeram sucesso mesmo na Globo. “Tartarugas Ninja”, “Os Muppets”, “Homem Aranha”, “He-Man e os Defensores do Universo”, “She-Ra”, “Dragon Ball Z”, “Rugrats, os Anjinhos” e “Tico e Teco” são apenas alguns exemplos. Fixaram-se na mente da criança, que hoje são pais/mães. Estes agora repassam todos esses clássicos para a segunda geração curtir.
http://www.youtube.com/watch?v=xZyRlSaNBfk
Tudo bem que a emissora da família Marinho não chegou nem aos pés do SBT no quesito desenhos animados. Trilhou um caminho ímpar, destacou-se, abrilhantou, porém deixou a desejar em comparação a rival que investiu dobrado neste setor.
Comente! Interaja conosco!
Lembra-se de mais algum desenho que não consta aqui? Fale, expresse sua opinião!
E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.
Espero por vocês @Hjms_QuimTV
Ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br
Até a próxima #Partiu

