Coluna: Globo faz aniversário e ganha concorrência de presente

Coluna: Globo faz aniversário e ganha concorrência de presente

Sem título 1

Soberana absoluta nas médias do dia, 24 horas e no PNT, Painel Nacional de Televisão, a Rede Globo continua líder de audiência em todo o território nacional. No entanto, nos últimos anos o telespectador começou a usar o controle remoto e descobriu que existe vida fora da Vênus platinada, e em diversos horários passou a sofrer forte concorrência de outras emissoras, que mesmo não a superando totalmente, roubam pontos preciosos e já causam certos desconfortos aos diretores globais que já realizaram  mudanças consideráveis na programação nos últimos tempos, provando que até a soberana muda horários quando é preciso.

Com 50 anos recém-completados a Globo nunca antes sofreu tanta concorrência. A verdade é que a Rede enfrenta uma forte queda de audiência, como a TV brasileira de maneira geral, a grande diferença é que a fatia deste bolo está sendo repartida entre outras emissoras e não ficando concentrada apenas em suas mãos, como de costume. No período matutino por diversas vezes a emissora já foi parar no terceiro lugar e no vespertino atinge a menor diferença para as outras colocadas. Se à noite se isola no primeiro lugar e dispara na média, nas madrugadas volta a enfrentar forte pressão.

3799709_x360
Rede Globo lançou o Telejornal “Hora Um” às 5h00 da manhã, após infinitas derrotas para o “Jornal do SBT”. Na foto a jornalista Monalisa Perroni. Divulgação: Rede Globo.

Após anos perdendo para o Jornal do SBT, a Globo lançou o seu telejornal das 5 horas da manhã o “Hora Um”, mas continua sofrendo concorrência quando começa o “Bom Dia São Paulo, pois tanto o Jornal da Rede de Sílvio como a Record e o “Balanço Geral” de Luiz Bacci atingem picos de liderança. Também não foram poucas às vezes em que Ana Maria Braga fechou atrás do “Fala Brasil”. Os desenhos do “Bom Dia e Cia” continuam liderando e frequentemente batem a Fátima e seu “Encontro”.

Nas tardes, o “Video-Show” muda frequentemente de formato, apresentadores e pauta, mas continua sendo o programa da Globo que mais perde a liderança. O tradicional programa de variedades e bastidores sofre com o seriado “As Visões da Raven” e o policialesco “Balanço Geral”, do SBT e Record respectivamente e já chegou a fechar em terceiro lugar com apenas seis pontos. Mais adiante, o “Casos de Família” e as “Novelas da Tarde” atingem esporadicamente picos de liderança contra a “Sessão da Tarde”. Atualmente a reprise de “O Rei do Gado” deu nova força às tardes da emissora carioca que conseguiu aumentar consideravelmente a média do Vale a Pena Ver de Novo, no entanto as novelas “Maria Esperança” e “Coração Indomável” exibidas pelo SBT já fecharam a apenas três pontos atrás da trama global. Na sequência, a temporada anterior de “Malhação” já chegou a ser superada pelo “Cidade Alerta”.

No Horário Nobre a Globo costuma disparar com as novelas e o Jornal Nacional, ainda que a atual trama das nove atinja os piores índices da história, a emissora é líder absoluta, porém com uma diferença cada vez menor para as concorrentes, que pela primeira vez na história ao serem somadas, ultrapassaram a toda poderosa. Mais à noite algumas atrações da faixa nobre sofrem concorrência também do SBT e Record, “A Praça é Nossa”, “Programa do Gugu” e “Cine Espetacular” costumam atrapalhar alguns produtos Globais. Na última Quarta-Feira (29), a atração de Gugu Liberato fechou empatado em primeiro lugar de audiência. Nas madrugadas, o tradicional Talk-Show de Jô Soares briga pela preferência do telespectador com Danilo Gentili, na última Quinta-feira (30), o programa fechou em terceiro lugar pela primeira vez em 15 anos de exibição, ficando atrás do Jornalístico “Câmera Record”, do “The Noite”, atração de mesmo gênero e seu principal concorrente e até mesmo do religioso “Fala que Eu Te Escuto”.

Jogo-dos-Pontinhos
“Jogo dos Pontinhos”, quadro do “Programa Silvio Santos” que juntamente as Câmeras Escondidas derrotam o fim de noite dominical da Globo.

Aos finais de semana a concorrência é ainda mais forte. Aos sábados o “Esporte Fantástico” e o “Sábado Animado” costumam atrapalhar os matinais globais e vez ou outra assumem a primeira colocação, já aconteceu um empate triplo. Aos Domingos, os programas “Domingo Legal” e “Domingo Show” alcançam a liderança por mais de horas, derrubando o “Esporte Espetacular” e o “Esquenta”. Durante à tarde o “Hora do Faro” e “Eliana” também chegam a picos de liderança. Mas a derrota maior vem no período noturno, em que o “Programa Sílvio Santos” vence qualquer atração com a qual disputa após o Fantástico. As câmeras escondidas e o jogo dos pontinhos costumam liderar isoladamente e já derrubaram “Juntos E Misturados”, “SOS Emergência”, “Sai de Baixo”, “Jogo Duro”, “The Ultimate Fighter – Brasil”, o “Domingo Maior” que durante um tempo foi antecipado para tentar frear o concorrente, e o recém chegado “SuperStar”, até mesmo o “Big Brother Brasil” já fechou atrás de Sílvio.

A Globo é merecedora de todo esse destaque e sucesso, pois seus programas possuem uma qualidade invejável de produção e seu planejamento de programação faz toda a diferença frente a concorrentes afobadas e despreparadas. Porém, existem produtos de qualidade fora dela e que também merecem atenção. É um fato que a Rede é a primeira e principal opção, mas é fantástico que os telespectadores estejam mudando de canal quando algo não agrada por lá. Ainda que esses momentos não coloquem em xeque a sua hegemonia, é bom ver as principais emissoras brasileiras brigando de igual e se esforçando cada vez mais a por no ar atrações melhores e mais competitivas. O público ganha em opção e a TV brasileira em qualidade.

Obrigado pela companhia e leitura, até a próxima semana!

Dyego Terra

Siga no twitter e mande sugestões: @Dyoliver

 

Compartilhar: