Coluna: Jornais em alta na audiência
Após passarem por uma fase um pouco conturbada no quesito audiência, os telejornais da TV aberta mostraram que é possível voltar a chamar atenção do público. Conseguiram isso com alterações nos formatos, trazendo agilidade e com uma linguagem que busca proximidade com os telespectadores. As emissoras viram seus índices voltarem a crescer. Mais precisamente, o “Jornal Nacional”, “SBT Brasil” e o “Jornal Hoje” foram os informativos que mostraram uma maior reação nesta batalha pela audiência.
“Jornal Nacional”. Apresentadores: William Bonner, Patrícia Poeta e, durante a copa, também com Galvão Bueno
O “Jornal Nacional”, que vinha apresentando baixos índices de audiência para os padrões globais, atualmente com a cobertura da Copa do mundo, desde Maio, foi voltando à marca ótimo ibope. O principal jornal da Rede Globo só estava marcando entre os 22 e 26 pontos. Hoje, com a Copa, vê sua audiência aumentar e se aproximar dos 30 pontos, o que contribui no desempenho da produção que vem em seguida.
“Jornal Hoje”. Apresentadores: Evaristo Costa e Sandra Annemberg
Com algumas mudanças como apresentar parte do jornal em pé e novo cenário, o “Jornal Hoje” tem mostrado um grande aumento de seus índices, mostrando diariamente as novidades do evento esportivo (Copa do Mundo) pelo Brasil. O jornal da Rede Globo, que ultimamente tem recebido bem do “Globo Esporte”, vem surpreendendo no ibope, saindo dos rotineiros 10 pontos. O jornalístico chegou à marca de 19 pontos no primeiro dia da Copa e continua mantendo bons números.
“SBT Brasil”. Apresentadores: Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade e Carlos Nascimento
O telejornal tem mostradoresultados satisfatórios para o SBT, com um formato diferenciado, tendo como uma das novidades a volta do Carlos Nascimento à emissora de Silvio Santos, por dar uma maior atenção ao seu principal jornal, ver o resultado aparecer, ibope crescendo no horário nobre. Antes estagnado nos 5 pontos, o “SBT Brasil” com o passar do tempo está chegando perto de se consolidar nos 8 pontos, algo comemorável para TV da Anhanguera.
“Jornal da Record”. Apresentadores: Celso Freitase Adriana Araújo
O jornalístico da Rede Record vem registrando bons números no ibope, mesmo competindo com a novela “Chiquititas” e o “Jornal Nacional”. O “Jornal da Record”, que vem alavancado pelo “Cidade Alerta”, cresceu 17% em comparação de janeiro a maio deste ano, ficando com 7,2 pontos de média.
“Jornal da Band”. Apresentadores: Ticiana Villas Boas e Ricardo Boechat
O “Jornal da Band”, que vinha ficando frequentemente com 3 pontos, já demonstra alterações em seus resultados. Tendo a Copa do Mundo como aliada principal na luta pela audiência, a Band vê seu principal jornal dobrar no ibope, registrando 6 pontos com maior frequência, o que ajuda a colocar o jornal na disputa do 3° lugar em audiência.
As emissoras se moveram, colocando novidades em seus jornais, mudando até mesmo a sua forma de passar a informação. É visível o empenho para trazer ao público produtos de qualidade. Muitas delas, impulsionadas pela Copa do Mundo, talvez não tenham o bom desempenho após o evento esportivo, o que as levarão a mexer novamente no seu jornal. É esperar para ver e, como na maioria das vezes, quem sai ganhando é o telespectador.
Sugestões; ou para me acompanhar:
Facebook: Wellington Humberto
Twitter: @whmdf
Instagram: wellington.h






