Coluna: Luiz Bacci, a força das manhãs da Rede Record
Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna TV Nobre da semana! Hoje, vamos tratar da “bomba” que abalou as estruturas e estratégias da Rede Globo e do SBT. O nome da “bomba”? Luiz Bacci! Seu retorno a Rede Record elevou a audiência da emissora de tal forma, que já intitulam o apresentador de: “O rei das manhãs da Record”.

Mais que isso, depois da sua passagem rápida pela TV Bandeirantes (rápida e conturbada), sua volta à emissora da Barra Funda mostrou um Bacci maduro e confiante em voltar a subir a “escada do sucesso”, escada essa que ele havia parado de subir pelo desgaste de sua imagem na emissora do Morumbi. Não por culpa dele, mas pela falta de planejamento e estratégia dos diretores da Band.
Bom, sua volta já é considerada um sucesso e, o suficiente para já ter recuperado aquele público acostumado a vê-lo na tela da Record. Sim, há pessoas que acordam mais cedo só para acompanhar as noticias trazidas por Bacci e sua equipe, além claro, dele estar entre as melhores opções para quem gosta de noticias antes de sair de casa para trabalhar.

Desde a sua volta a emissora de Edir Macedo, os efeitos que Luiz Bacci causou até o momento nas concorrentes é de assustar. Vejam só: Bacci conseguiu abocanhar a audiência do extinto ‘Notícias da Manhã’, apresentado por Neila Medeiros. O SBT, para justificar a baixa audiência do “NM”, disse que o programa havia sido feito para o perfil do César Filho (que trocou o SBT pela Record). Não há problema na afirmação da emissora, mas é questionável. Por qual razão não mudaram, então, os “moldes” do programa para ficar adequado a Neila e sua equipe? Essa foi a primeira vitória de Luiz Bacci. Mas depois de garantir a vice-liderança, a audiência não está estacionada.

O ‘Balanço Geral’, a cada dia, se aproxima da grade matinal da Globo que sofreu muito para se tornar forte. Muitas mudanças na grade da emissora do Rio de Janeiro foram impostas para que a audiência fique acima dos 7 pontos. O que se vê em alguns momentos, é Luiz Bacci e seu programa, o ‘Balanço Geral, ultrapassar a faixa dos 6 pontos e atingir a liderança com décimos a frente da eterna platinada. Garanto, se Bacci continuar com a ascensão em audiência, a Globo vai tornar a mexer na programação.
A empolgação da Rede Record é tamanha que eles decidiram passar por cima de suas afiliadas (isso vai dar pano para a manga!), e colocar Bacci das 6h00 às 6h30 só para São Paulo e em seguida para todo o Brasil. Os efeitos da nova estratégia são positivos: com estreia na última segunda-feira (11), o ‘Balanço Geral começou às 6h00 da manhã para São Paulo e, à partir das 6h30, entrou para todo o Brasil, até próximo das 7h30. A partir daí, o programa voltou a ser exibido apenas para São Paulo, até às 9h00.
Se tratarmos da audiência, o jornalístico garantiu excelente índices na sua estreia nacional: foram 4,5 pontos de média, 5,3 pontos de pico e 22.4% de share (participação) para a Record. No horário, a Globo liderou com 8,0 pontos, o SBT apareceu em terceiro com míseros 1,5 a Band obteve média abaixo do 1 ponto, registrou 0,7 pontos de média.
Rede Record, cuidem do “menino de ouro”, por que para a Globo tomar ele de vocês não custa!
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.

