Coluna: Novela mexicana de madrugada, você assistiria?
Toda vez que ligamos a TV durante o período da tarde no SBT, deixamos entrar em nossas casas estórias marcantes, regradas com o mais precioso melodrama latino. Envoltas neste contexto diversos gêneros, com enredos ecléticos e artistas premiados. Estas são as novelas mexicanas.

Trazidas ao Brasil pelo mestre Silvio Santos através de uma jogada de sorte, que no fim deu certo. Parceria rentável com o conglomerado Televisa, que de olho em uma fatia no mercado tupiniquim, cedeu grande parte do seu pacote de telenovelas. Em troca: sucesso momentâneo e o abraço apertado de um dos países que mais assistem televisão no mundo.
Com altos e baixos a parceria sofreu com a temida crise dos Abravanel em meados dos anos 2000, que resultou na ruína do contrato entre as transmissoras de conteúdo. Voltando a ser cogitada somente após a resolução das temidas queixas e da passagem nem um tanto satisfatória na Rede Record, e diga-se de passagem – retornou em um momento excelente para a emissora da Anhanguera.

No ar de segunda a sexta, a faixa de novelas da tarde já é um sucesso. Composta por uma mistura de adaptações brasileiras e originais mexicanas, os folhetins alcançam altos pontos na grande São Paulo e demais capitais importantes para o mercado publicitário, além de incomodar redes de prestigio como: Globo e Record. Uma singela cogitação para mudança de horário dispara qualquer coração “brasileiro-mexicanizado”, que vê nesse setor adjacente da dramaturgia a válvula de escape que tanto necessitam. Um mundo de opções, onde o surrealismo é apenas a ponta do iceberg.

Sempre alguém tem que “pagar o pato”, isso é fato, e neste sentido que vem pagando regularmente essa conta são os telespectadores que trabalham ou estudam neste horário, e que apesar da disponibilização do conteúdo na íntegra em canais específicos na internet, são “excluídos” de acompanharem em tempo real e melhor de comentarem com sua rede de amigos os acontecimentos da sua novela preferida.
Trailer de “Antes Muerta que Lichita”, nova aposta de Rosy Ocampo na Televisa
Pode parecer piegas, um tanto quanto clichê, mas a ideia de disponibilizarem uma faixa nas madrugadas do canal para novelas com o mesmo cunho tem agradado grande parte dos fãs espalhados por todo país. Ainda não é realidade, muito menos foi estudado, porém não deixa de causar entusiasmo nas rodas de amigos, fóruns e grupos sobre TV. Por se tratar de uma faixa agradável e voltada para um público compromissado e altamente exigente, poderia muito bem apresentar folhetins clássicos, com classificação indicativa adulta ou usufruir do pacote inédito adquirido recentemente.
E você querido(a) leitor(a) acompanharia uma novela mexicana de madrugada?
________________________________________________________________________________
Concorda? Discorda? Faça o seguinte: comente, interaja conosco!
E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear… Espero por vocês @Hjms_QuimTV ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br
Até a próxima!
#CâmbioDesligo

