Coluna: “Os Dez Mandamentos” beneficia “Jornal Nacional”

Coluna: “Os Dez Mandamentos” beneficia “Jornal Nacional”

Desde o fim da novela “Babilônia” que a Rede Globo vem esticando cada vez mais o “Jornal Nacional”, o principal telejornal da casa e um dos mais respeitados da televisão aberta brasileira, com o propósito de evitar ao máximo um confronto direto entre as novelas “A Regra do Jogo” e “Os Dez Mandamentos”, atual grande sucesso da Rede Record. Não está sendo uma disputa fácil, pois uma vez ou outra a novela bíblica consegue ultrapassar o Jornal Global. Na realidade essa estratégia está colaborando demais para uma maior qualidade da faixa nobre da nossa televisão, o sucesso de “Os Dez Mandamentos” está beneficiando e muito o “Jornal Nacional”.

O “JN” iniciou suas atividades em 1º de setembro de 1969, sendo o primeiro programa gerado do Rio de Janeiro em rede nacional, através da Embratel. Logo, o “Jornal Nacional” foi considerado o mais importante e famoso noticiário brasileiro devido seus altos índices de audiência alcançados. Na época onde a internet não tinha tanta abrangência como hoje, o “JN” era a única fonte de informação em várias regiões afastadas do Brasil. Desde seu surgimento o “Jornal Nacional” recebeu diversos prêmios, entre eles o importante Emmy Internacional, Oscar da televisão mundial.

Não é a primeira vez que o “Jornal Nacional” é incomodado por novelas da concorrência, no ano de 1991, Silvio Santos trouxe direto do México o grande sucesso “Carrossel”. Professora Helena, Cirilo, Maria Joaquina e toda turma da Escola Mundial emocionava o Brasil diariamente. A trama latina agradou tanto que acabou obrigando a Rede Globo em ajustar o horário do “JN” para frear o crescimento da novelinha. Além de “Carrossel”, o “Jornal Nacional” ainda foi ameaçado pelas mexicanas “Maria do Bairro”, “A Usurpadora”, “Carinha de Anjo”, os remakes de “Éramos Seis” em 1994 e “Carrossel” em 2012 e pela primeira versão de “Chiquititas” em 1997, todas exibidas pelo SBT.

Antes de “Os Dez Mandamentos” a Record também conseguiu dar um susto na Globo contra o “Jornal Nacional” com a novela “Prova de Amor” em 2006. A novela de Thiago Santiago impulsionou ainda na época uma boa fase do “Jornal da Record” que batia de frente com o “JN” e conseguia bons índices de audiência todas as noites. Brigas por pautas e uma constante busca por furos impulsionou uma ferrenha guerra jornalística onde mesmo na vice deu um grande destaque para o principal telejornal da emissora dos Bispos, mais uma vez o público foi o vencedor com essa disputa.

Sim! O sucesso de “Os Dez Mandamentos” está beneficiando e muito o “Jornal Nacional”. Com o horário estendido, o telejornal está deixando de pautar apenas os principais acontecimentos policiais, políticos e internacionais de forma resumida e vem trazendo informações mais detalhadas sobre assuntos importantes, além de ampliar o espaço com matérias sobre prestação de serviço para comunidade e curiosidades pelo Brasil afora. A coluna da previsão do tempo também ganhou com a chegada de Maria Julia Coutinho, a querida “Maju” sempre traz informações interessantes sobre o clima, sem falar na ótima parceria com os âncoras do “JN”. A informalidade que no inicio foi criticado por muitos, agora parece estar no ponto certo e de maneira natural entre os apresentadores Willian Bonner e Renata Vasconcelos.

Gosto muito de assistir telejornais, porém o “Jornal Nacional” não tinha muito interesse em acompanhar, exceto em edições de grandes acontecimentos. Atualmente assisto com prazer ao “JN” após essa alteração significativa em seu formato que era tradicionalíssimo há anos. O telejornal está bom de ver: leve, dinâmico, preciso… O sucesso da Record no horário parece que não atrapalhou em nada a evolução do produto que já virou uma marca da nossa TV, ao contrário, a novela de Vivian de Oliveira só fez o bem ao principal telejornal da Rede Globo.

Acompanhe a Coluna “Sou Telespectador” nas Redes Sociais:

Veja outros textos e curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/soutelespectador

Twitter: @soutelespectado

Compartilhar: