Coluna: Chaves – O campeão de audiência

Coluna: Chaves – O campeão de audiência
(“Chaves”, a série que venceu todas as barreiras e se tornou um verdadeiro sucesso no mundo).

logo-paulo111

Olá, queridos leitores! Hoje a “TV Nobre” vai tratar, ou melhor, homenagear um dos principais seriados de comédia de situação já feitos até hoje. O enredo que conquistou os brasileiros por mostrar o cotidiano de uma vila humilde e nada pacata, com personagens consagrados no Brasil, principalmente pelo carinho que, nós brasileiros, temos por eles. O tema da semana é sobre a série que já esteve no horário nobre da TV Brasileira e que já ultrapassou os 30 pontos em audiência. Hoje é dia do campeão de audiência! Hoje é dia de “Chaves”!

(“Chaves”, a série que venceu todas as barreiras e se tornou um verdadeiro sucesso no mundo).
(“Chaves”, a série que venceu todas as barreiras e se tornou um verdadeiro sucesso no mundo).

“Quero ver outra vez, seus olhinhos…” Criada por Roberto Gomes Bolanõs, a série do garoto sapeca da vila chegou sem graça no Brasil. Mas calma, sem graça porque os diretores do SBT incluindo o dono Silvio Santos tinham a sensação de que o programa não cairia no gosto do público. Colocaram no ar dentro do programa “Bozo” e com o rápido sucesso, ganhou horário fixo na grade e mais, depois ganhou espaço no horário nobre do SBT.

O que para a maioria seria um fracasso tornou-se um incômodo para a concorrência, um incômodo tão grande que a Rede Globo pensou em negociar o passe da série com a Televisa para usar como coringa ou mesmo deixa-lá na “geladeira” da emissora. Era uma época de acirrada disputa entre Globo X SBT. A época do “tudo ou nada”, bons tempos…

(El Chavo, o garoto da zoeira do século passado).
(El Chavo, o garoto da zoeira do século passado).

“Este personagem era o melhor exemplo de inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele. O espectador desconhece o nome verdadeiro de Chaves, assim como desconhece quem vive com ele na casa de número oito do cortiço.” – Roberto Bolanõs.

De fato, o “Chavinho” nos surpreendeu pela inocência, mas também pela ironia. O garoto órfão, sempre com fome, sempre brincando com brinquedos fabricados por ele, apaixonado pela Paty e bom de briga. Todos os ingredientes formam o personagem Chaves. Seus bordões depois de trinta anos ainda estão na boca do povo e ao lado de Quico e Seu Madruga, são os campeões dos bordões na série.

(Parte do elenco de “Chaves”, os personagens do sucesso ao longo dos 30 anos de exibição no Brasil).
(Parte do elenco de “Chaves”, os personagens do sucesso ao longo dos 30 anos de exibição no Brasil).

Motivos não faltam para adorar “Chaves”, o elenco é de primeira e parece que cada papel foi feito especialmente para cada ator. Da humildade e alegria do Chaves ao mimado e hilário Quico, da esperta e inteligente Chiquinha as bobagens do Nhonho, Godinez e Pópis, da esnobe Dona Florinda ao trabalhador  e dedicado professor Girafales, da  bondade do Seu Barriga a paixão avassaladora da Dona Clotilde pelo preguiçoso e amigo Mestre Madruga. Todos eles representam um pouco de nós, dos nossos vizinhos, do nosso bairro, amigos, um pouco das nossas lutas diárias e claras e sem esquecer também dos nossos sorrisos.

Hoje, quando uma emissora coloca um produto novo no ar o mesmo terá que ser reformulado meses depois porque já estará desgastado. Isso é com todas as emissoras, abertas ou pagas. O interessante é que mesmo com trinta anos no ar, está certo que com idas e vindas, mas com os mesmos episódios, Chaves e sua trupe conseguem chegar à marca dos 10 pontos mesmo competindo décimo a décimo com “apelações por audiência” como o “Brasil Urgente” e o espetáculo policial “Cidade Alerta” na semana e aos finais de semana competindo com a programação “global”.

O sucesso é tamanho que emissoras como o canal Boomerang e Cartoon Network, compraram a série e também apresentam o sitcom em horários alternativos. Por tudo isso e mais um pouco, “Chaves” é o campeão de audiência e mesmo não sendo uma série brasileira, tem a alma da mesma!

(“Todo espetáculo só é espetacular se tiver uma gota de simplicidade”).
(“Todo espetáculo só é espetacular se tiver uma gota de simplicidade”).

Esse cara é a nossa cara, ele é do nosso jeito e tem o DNA do brasileiro. Jeito preguiça,  nervoso,  amigo, companheiro, solidário, simples…  São páginas e mais páginas nas redes sociais, fotos em forma de homenagens, roupas com o rosto do personagem estampada para homenagear um dos melhores atores/personagens já feitos no mundo da Televisão. É nobre, é de primeira linha. Viva ao Madruga, viva ao Rámon!

Hoje, encerramos por aqui!

Leitores participem também! Sua opinião será sempre bem-vinda. Até a próxima!

Mais informações sobre a TV brasileira me sigam no Twitter: @Paulo_Carvalho5.

Pin It on Pinterest