Coluna: O quadro da TV que causou a discórdia entre as famílias – Relembre a “Banheira do Gugu”
Você se lembra dessa música?
Lembrou? Quer dizer… Relembrou? Claro que sim! Afinal, é impossível esquecer esse “hit” que marcou uma geração e alavancou a carreira já promissora do apresentador Gugu Liberato, fazendo a alegria de muitos jovens e adultos.
Mostrou um lado completamente diferente do Augusto Liberato, que vamos discutir hoje, muito além da perspectiva de jovem apresentador e criador de quadros irreverentes, marcantes, envolventes e porque não altamente criticados? Eu estou pronto para relembrar um em especial. E vocês? Aposto que sim! Vamos lá então!

Foi criado na época de ouro do SBT, juntamente com o pacote “master” de ideias que o loiro delineou para seu novo projeto na emissora, o Domingo Legal. Foi nesta fase que vieram grandes sucessos como: “Taxi do Gugu”, “Eles e Elas” e o “Sentindo na Pele”. Mas nada, eu disse nada, foi mais avassalador, tanto no quesito audiência, quanto em polêmicas que a extinta “Banheira do Gugu”.

A proposta do quadro era bem simples: a exaltação da carne em pleno horário do almoço. Mulheres seminuas agarradas a homens com corpos expostos e pouca roupa, que tentavam a todo custo pegar um reles sabonete no fundo da banheira. Tudo seria perfeitamente normal se ocorresse entre quatro paredes e não ao vivo para centenas de telespectadores – em que muitos destes eram crianças e adolescentes.
Causou polêmica, fato este incontestável. Ganhou adeptos e também muitos inimigos. Fez a concorrência choramingar. Sofreu com a censura e a classificação indicativa que, por consequência, adentrou no horário nobre. A alegação? Exposição máxima do corpo, ou seja, nudez parcial, mas aos poucos foi aceita e passou a tornar-se um hábito do brasileiro.
Não posso afirmar, mas é bem capaz que a “Banheira do Gugu” causou muitas brigas entre casais e também pais e filhos. Sua música tema ficou imortalizada na história da TV, como um hino de liberdade entre os jovens da época.
Música tema do quadro
É difícil dizer se hoje em dia um formato como esse poderia transladar novamente pela TV aberta e pior: ter vida longa neste infecto tubo mágico que é a TV. A censura e a classificação indicativa estão sempre de olho e com punições cada vez mais severas. Porém, se formos analisar apenas por esta ótica, o “Teste de Fidelidade” da RedeTV já teria saído do ar a muito tempo. Afirmar é impossível, mas um fato é incontestável… Muitos marmanjos sentem falta! E como sentem.
E você! Lembra-se da “Banheira do Gugu”? Acha que esse formato poderia voltar à TV sem problemas? Comenta aí.
E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.
Espero por vocês @Hjms_QuimTV
Até a próxima #Partiu

