Coluna: O que representa um encontro entre Xuxa e Eliana para a televisão brasileira?

Coluna: “No Mute” – por Murilo Oliveira
Na noite da última sexta-feira, 23, tivemos a oportunidade de acompanhar um dos encontros mais aguardados frentes às câmeras da nossa televisão: Xuxa e Eliana em um mesmo palco.
O motivo era nobre: arrecadar fundos para a manutenção das unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), e com o apoio de figuras importantes do cenário televisivo e musical, a maratona da solidariedade “Teleton”, transmitida pelo SBT desde 1998, chegou à sua décima oitava edição com um gostinho mais que especial.
Com uma das liberações mais turbulentas da história, em que a Record chegou a ameaçar vetar seus contratados, cedendo somente na semana de transmissão do especial, a emissora da Barra Funda reavaliou a situação, e com louvor, acabou liberando algumas de suas estrelas, e, dentre elas, Xuxa Meneghel.
Xuxa que já havia manifestado inúmeras vezes este ano, o quanto gostaria de estar presente na edição de 2015 do Teleton, inclusive na estreia de seu programa, “Xuxa Meneghel”, da Rede Record, foi sem dúvidas, a artista mais aguardada do especial.
Se apresentando na abertura do programa, e juntando suas forças com a cantora Ivete Sangalo, o cantor Daniel, a dupla sertaneja Vitor e Léo, e a apresentadora Eliana, Xuxa puxou incessantemente os pedidos para doação através dos telefonemas, e, na tela do SBT, apresentou um dos momentos mais inimagináveis da nossa TV: os dois pólos da infância de milhões de telespectadores, Xuxa e Eliana, juntas, em um mesmo palco.
Foi bonito, foi nostálgico, foi um sentimento de alegria, ver duas figuras importantes da nossa formação, em que a mídia sustentava brigas irreais, por estarem separadas pelas bandeiras de seus canais, unidas em prol do bem. A contribuição da figura de Xuxa para a campanha do Teleton, só veio para somar com o projeto. E aguardamos nos próximos anos, mais Xuxa, mais Eliana, e mais artistas, juntos, pedindo, unindo forças, e fazendo a diferença em um programa tão importante quanto é o Teleton.
Preciso confessar a vocês que eu estava na platéia, e foi mágico, o encontro das duas no palco. Consegui, inclusive, entregar uma carta para a Xuxa. Acredita?
Em tempo: o Teleton 2015 acabou superando com folga a meta inicial de R$ 26 milhões de reais, encerrando a sua maratona de mais de 26 horas com R$ 31 milhões de reais arrecadados entre telefonemas e doações de empresários.
A transmissão do encerramento do especial foi conduzida por Silvio Santos e membros da Família Abravanel.
Murilo Freire de Oliveira (Muquita)
Twitter: @Telespectador
Email: murilo.freire@outlook.com
