Coluna: O “Show da Vida” em queda livre?

Coluna: O “Show da Vida” em queda livre?

logo-paulo111

Olá, queridos leitores! A TV Nobre de hoje vai tratar do principal produto do horário nobre dos domingos da Rede Globo, produto esse que é líder de audiência em sua média geral, todos os domingos. Hoje é dia do SHOW DA VIDA, hoje é dia de “FANTÁSTICO”!

(Logo do programa “FANTÁSTICO”, da Rede Globo).
(Logo do programa “FANTÁSTICO”, da Rede Globo).

Mas líder de audiência até quando? Cá entre nós, o “Fantástico” de hoje não tem absolutamente nada a ver com o “Fantástico” que atingia números astronômicos na audiência, mesmo assim, se uma notícia “bomba” surge, qualquer outra emissora pode ir até a notícia, mas a informação só sairá no “Fantástico”. “Não falo com vocês, vocês não são do Fantástico!”.

Recentemente, por conta do desgaste, o programa foi totalmente reformulado para estancar a audiência perdida durante uma década. O programa que tinha médias em 2003, de 36 pontos, hoje dificilmente alcança os 23 pontos. (Números do IBOPE)

(O gráfico mostra que desde 2003 o programa está em queda livre na audiência registrada pelo IBOPE).
(O gráfico mostra que desde 2003 o programa está em queda livre na audiência registrada pelo IBOPE).

Mudaram o cenário, quadros, transformaram a revista eletrônica num possível reality show mostrando os bastidores do programa, as reuniões de pauta da semana, enfim, quiseram mostrar o esqueleto do programa. Mal sabem eles que o telespectador liga a sua TV exatamente porque quer encontrar um programa pronto.

Claro, o resultado não foi o esperado e aos poucos o programa voltou à formulação anterior, a mesma que não estava dando certo. Que planejamento é esse? A Rede Globo “perdeu a mão” mais uma vez.

(Estúdio do novo “Fantástico”, pensado para os novos quadros e a nova tecnologia adotada no programa).
(Estúdio do novo “Fantástico”, pensado para os novos quadros e a nova tecnologia adotada no programa).

Porém, positivamente o programa adotou um novo cenário, mais “recheado” e interativo na nossa tela se compararmos com o cenário anterior. Outros pontos positivos são às imagens em 3D que ajudam os apresentadores Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt na introdução e comentários das reportagens do programa. Para exemplificar, um avião no modelo que viajava o candidato à presidência, Eduardo Campos, entrou no palco ao lado da Renata e Tadeu durante o programa.

Espetacular! Um modo sensacional de exemplificar qualquer assunto dentro do programa. Mas, novamente, a reformulação feita pelos diretores, na maior parte, foi jogada fora por falta de planejamento. O principal produto dos domingos da Rede Globo se perdeu na gloriosa história do programa, produtos da concorrência como o “Domingo Espetacular” e o Programa do Rei Silvio Santos, em alguns momentos, já beliscaram a liderança do programa de maior credibilidade entre os telespectadores. Será que os números estão mentindo. Depois dizem que a” Globo comprou o IBOPE”. O dinheiro, provavelmente, não chegou por lá…

Hélio Costa, jornalista que trabalhou no “Show Da Vida”, há pouco tempo publicou em uma rede social a seguinte frase: “Fantástico bateu míseros 15 pontos no último domingo. No meu tempo, do Boni, do José Itamar de Freitas e do Maurício Sherman dava 70, fácil”. #VoltaBoni

Hoje encerramos por aqui!

Leitores, participem também! Sua opinião será sempre bem-vinda. Até a próxima!

Mais informações sobre a TV brasileira me sigam no Twitter: @Paulo_Carvalho5

Compartilhar: