Coluna: Os 145 anos da Globo, Record e SBT

Coluna: Os 145 anos da Globo, Record e SBT
Rede Globo foi fundada em 26 de abril de 1965

Julioo1211

Na semana em que a TV Globo completa seus 50 anos, como uma das mais importantes emissoras de TV do mundo, muito se questiona o império e a onipresença da Vênus Platinada, na vida dos brasileiros, mesmo que hoje após cinco décadas a audiência não seja mais a mesma. Muitos acreditam que a Globo foi a responsável pela Ditadura Militar e pela eleição e queda de Collor. Que a emissora nada mais fez do que manipular o povo e sonegar impostos. Para os anarquistas, a Globo tem culpa de tudo, até de ter sido fundada.

Rede Globo foi fundada em 26 de abril de 1965
Rede Globo foi fundada em 26 de abril de 1965

Se a emissora teve seu lado político influenciador, isso cada brasileiro tem suas conclusões. Afinal, não é culpa da Globo que por muitos anos brasileiros eram em maioria analfabetos. A importância das organizações da Família Marinho vão além da história política. As novelas, as transmissões esportivas e coberturas jornalísticas e principalmente sua relevância internacional que coloca o Brasil no centro das grandes mídias.

Hoje, inimiga declarada, a TV Record nasceu antes da rival Globo, em 1953 (61 anos). Na década de 70 chegou a ser líder de audiência, mas perdeu fôlego graças a uma crise financeira. Na década de 80, o atual dono do SBT, Silvio Santos, e o empresário Paulo Machado Carvalho venderam a Record ao bispo Edir Macedo, atual líder da Igreja Universal e dono da emissora que hoje disputa a vice-liderança com o SBT.

Por sua vez, Silvio Santos também fundou sua própria televisão, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 1981, herdando a concessão da extinta TV Tupi, pioneira no Brasil e grande líder de audiência. A concessão teria sido um presente do presidente João Figueiredo. Por muitos anos, o SBT incomodou a Globo, sendo líder aos domingos e em diversas ocasiões. A emissora nasceu já na vice-liderança e ostentou a posição até a crise de 2007. Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, o SBT chegou a incomodar tanto a Globo que lançou o slogan: “SBT. Na nossa frente só você”!

Entre o final de 80 e início de 90, a extinta TV Manchete também ameaçou a hegemonia da Globo, com sucessos como a novela Pantanal e o anime Cavalheiros do Zodíaco. A Manchete assumiu a extinta Excelsior, no canal 9 de SP. Anos depois, a RedeTV! assumiu a concessão, depois de declarada a falência das duas antecessoras. Desde então, as maiores brigas por audiência ocorrem entre SBT e Record. A Globo continua líder isolada em território nacional. E mesmo que Record e SBT ameacem a liderança em determinados momentos, a emissora das Bodas de Ouro continua sendo a toda poderosa.

Ousadia da Manchete em enfrentar a Globo lhe rendeu a falência
Ousadia da Manchete em enfrentar a Globo lhe rendeu a falência

Mesmo que considerada manipuladora de direitos de transmissão, dos melhores autores e atores de novela, de grandes nomes do jornalismo, a Globo faz por merecer a audiência consolidada que tem. Enquanto isso, o SBT vive em maior parte de reprises de sucessos de sua época dourada e Record tenta ser a Globo investindo dezenas de milhões de reais, principalmente oriundos dos céus (que no Brasil não necessitam de impostos). Se o próprio Silvio Santos fez questão de parabenizar os 50 anos da Globo, em anúncio publicado esta semana em revistas, isso mostra que por mais vontade que ele e tantos outros empresários já tiveram de ameaçar a hegemonia global, só a Globo é a Globo. Quem ousou demais teve como consequência a falência. E isso, a história da TV é bem clara. Isso não significa, que um dia a Globo não tenha o mesmo caminho que Tupi, Excelsior e Manchete.

 

Júlio César Fantin
Siga @jcfantin
Instagram @portalgjulio
E-mail: julio.imprensa@gmail.com

Compartilhar: