Coluna: Os anos dourados das minisséries
Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna ‘TV Nobre’ da semana. Hoje, vamos abordar o produto brasileiro que é referência no exterior, por conta das suas superproduções, músicas, aberturas,elencos de primeira linha e histórias adaptadas de livros considerados best-sellers. Está no ar as melhores minisséries do Brasil!
Anos Rebeldes
“Caminhando contra o vento sem lenço, sem documento…” Minissérie feita por Gilberto Braga, em 1992. Anos Rebeldes foi baseada nos livros: ‘1968: o ano que não terminou’, de Zuenir Ventura e ‘Os carbonários’, de Alfredo Sirkis. O “pequeno novelo” se passa no período de 1964 a 1979, na época da ditadura militar, tema este discutido em todos os capítulos da trama.
Avessa à militância política, Maria Lúcia se apaixona por João Alfredo, jovem que se sensibiliza com as questões sociais e que atua no movimento estudantil. Atores como: Cláudia Abreu, Malu Mader, Cássio Gabus Mendes, Pedro Cardoso e muitos outros que fizeram render uma ótima história de 20 capítulos.
A Casa das Sete Mulheres
https://www.youtube.com/watch?v=Khyqp2Pmwh0
A Casa das Sete Mulheres mostra o papel das mulheres nos bastidores da revolta conhecida como Guerra dos Farrapos. A adaptação é da obra homônima da gaúcha Letícia Wierzchowski. A trama desenvolve-se tendo como pano de fundo as batalhas contra as tropas do Império, em 1830. Durante dez anos, tem que durou o conflito, Ana Joaquina, Maria, Manuela, Rosário, Mariana, Caetana e Perpétua refugiam-se em uma estância para esperar a volta dos homens da família.
Atores como: Bete Mendes, Nívea Maria, Camila Morgado, Mariana Ximenes, Samara Felippo, Eliane Giardini, Daniela Escobar formam as sete mulheres, além de Murilo Rosa, Heitor Martinez, Thiago Lacerda, Giovanna Antonelli e muitos outros conquistaram o público em 53 capítulos.
JK
JK foi escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, com 46 capítulos. A minissérie aborda a vida de Juscelino Kubitschek durante seus 74 anos, desde o seu nascimento até a sua morte causada por um acidente de automóvel.
O primeiro capítulo da minissérie começa em 1956, quando Juscelino prepara-se para tomar posse como presidente da República. Ao ser aclamado pelo povo nas ruas, o político relembra toda a sua trajetória, começando com a infância, em Diamantina, Minas Gerais, onde nasceu. Atores como: José Wilker, Marilia Pêra, Wagner Moura, Débora Falabella, Julia Lemmertz e outros grandes artistas formaram a trama de 2006.
A Muralha
A Muralha foi escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro, com 49 capítulos. Minissérie baseada na obra de Dinah Silveira de Queiroz. A trama se passa por volta dos anos de 1600, época em que os bandeirantes buscavam terras cultiváveis, riquezas e índios. Foi exibida nos anos 2000 para homenagear os 500 anos do Descobrimento do Brasil. Atores como: Vera Holtz, Mauro Mendonça, Leonardo Brício, Deborah Evelyn, Tarcísio Meira, Letícia Sabatella, Leandra Leal, Matheus Nachtergaele e outros grandes nomes formaram uma trama primorosa e que rendeu altos índices para a emissora da família Marinho. Por falar em render alguma coisa…
Dona Globo, por gentileza, a situação das tardes da sua grade de programação está mais sem graça do que a programação da Rede Record. Por que não reprisar minisséries como essas no ‘Vale A Pena Ver De Novo’?
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV Brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre. Forte abraço, pessoal!

