Coluna: Plim, plim por Plim, plim – Rede Globo e seus 50 anos
Olá, queridos leitores! Está no ar uma Edição Especial da Coluna TV Nobre. Hoje, vamos tratar dos 50 anos da maior emissora do país, da emissora que representa o maior índice de produção do mundo, dos profissionais que construíram um padrão, alias, “O Padrão de Qualidade”. Vem aí os 50 anos da Globo! E vamos começar com uma ideia que deu certo na Globo. Vem ver!
Você sabe como o “Plim plim” chegou e emplacou na tela da Globo? Na “Bíblia da TV”, José Bonifácio de Oliveira sobrinho, o Boni, o homem que representa toda a história da Globo conta no livro dele “O Livro do Boni”: “Na era Hans Donner, quando ele propôs uma nova vinheta, percebi que o “bip-bip” não combinava com a modernidade dele e não tinha personalidade para marcar a Globo. Imaginei que o som deveria ser eletrônico e característico. Ouvi dezenas de opções e, enfim, escolhi o que foi proposto pelo músico Luiz Paulo Simas. O “plim plim” pegou, ajudou a definir o que era filme e o que era comercial e ainda virou uma marca da Globo“

A Rede Globo no próximo domingo vai apagar 50 velinhas. São 50 anos de jornalismo, 50 anos de novelas, 50 anos de humor, 50 anos de programas dos mais variados. Há 50 anos era estampado nos jornais o nascimento da menor emissora do país, de lá para cá ela se tornou a emissora capaz de mudar a política, os costumes, a cultura, a moda, as nossas vidas. Em tudo isso está algo em comum. Nós, brasileiros que assistimos a história acontecer e quase sempre pela tela da Globo.
Aqui vai um trecho do “O Livro do Boni”: “A Globo chegou a ter 95% de índice de programação brasileira e é a emissora que possui o maior número de horas de produção própria em todo o mundo”.
Essa porcentagem só aconteceu por nomes como os que vem a seguir: Boni, Janete Clair, Daniel Filho, Dias Gomes, Armando Nogueira, Walter Clark, Mauro Borja Lopes, Renato Pacote, Joe Wallach, Tarcísio Meira e Glória Menezes, Beatriz Segall, Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Beth Faria, Lima Duarte, Tony Ramos, Antonio Fagundes, Regina Duarte, Arlete Salles, Glória Pires, Juca de Oliveira, Silvio Santos (que ajudou a emissora financeiramente), Fausto Silva, Xuxa Meneghel, Chico Anysio, Renato Aragão, Cid Moreira, Sérgio Chapelin, William Bonner, Alice-Maria, Arce, claro, os Marinho e muitos, muitos outros nomes que não caberiam na coluna de hoje. São nomes que representam 50 anos de trabalho que mudaram a história da TV no Brasil.

Os programas: ‘Viva o gordo’, ‘Programa Silvio Santos’, ‘Cassino do Chacrinha’, ‘TV Colosso’, ‘Caça Talentos’, ‘Xou da Xuxa’, ‘Sítio do Picapau amarelo’ ‘Escolinha do Professor Raimundo’, ‘Sai de baixo’, ‘Globo de Ouro’, ‘Dercy de Verdade’, ‘Altas Horas’, ‘Caldeirão do Hulk’ e ‘Domingão do Faustão’.

‘Globo Repórter’, ‘Fantástico’, ‘Jornal Nacional (Pela história, não só a Rede Globo, mas todas as outras emissoras da época como a TV Rio,TV Tupi, TV Record… Tinham o sonho de implantar um telejornal de rede. O ponta pé foi dado pela emissora do Rio de Janeiro com Jornal Nacional que representou para a TV Brasileira o inicio oficial de uma rede de televisão, além de anos depois ser o primeiro telejornal em cores no Brasil), Jornal da Globo, Jornal Hoje, Bom dia Brasil representam o jornal da emissora nos 50 anos. “Mãe, corre que a Globo chamou o Plantão!”, quem nunca ouviu a abertura do Plantão Globo não sabe o que é ter “frio na espinha”, era a música entrar no ar com os microfones e câmeras rodeando o globo para fazer tremer o telespectador. Desde já a Rede Globo nunca usou o “Plantão” para dar notícias sem importância, nada disso, além do mais, colocar um plantão no ar é interromper a programação o que não deixa felizes os anunciantes ou mesmo as produções que estão no ar. A emissora, sabiamente, usa esse artifício para mostrar ao público que a eterna platinada está alerta com as notícias do Brasil e do mundo.

No esporte, o ‘Globo Esporte’, ‘Esporte Espetacular’, campeonatos brasileiros e internacionais, ‘Fórmula 1’ e por falar no maior evento automobilístico do mundo, porque não falar do homem que também fez história “dentro da Globo”, o dono da melhor volta de todos os tempos, das melhores e mais espetaculares ultrapassagens, o homem que triplicou a audiência da Rede Globo nas manhãs de sábado e domingo nas décadas de 80 e 90, que conquistou fãs no mundo todo, que deu ao narrador Galvão Bueno a alegria em narrar suas corridas e que fez explodir a alegria, a união e orgulho de ser brasileiro em nossos corações.
“Lá vem ele na ponta dos dedos, Ayrton, Ayrton, Ayrtoon Senna do Brasil!”

As séries que fizeram história: ‘Os normais’, ‘ A Teia’, ‘Felizes para sempre’, ‘Dupla identidade’, ‘O Caçador’, ‘Malu mulher’, ‘Toma Lá Dá Cá’ e ‘A Grande família’.

Novelas como: ‘A Viagem’, ‘Roque Santeiro, ‘Véu de Noiva’, ‘Saramandaia’, ‘Rainha da Sucata’, O Astro, ‘Renascer’, ‘Dancin’ days’, ‘O Rei do Gado, ‘O Bem-Amado’, ‘Gabriela’, ‘Tieta’, ‘Paraíso’, ‘Vale Tudo’, ‘Selva de Pedra’, ‘Que rei sou eu?’, ‘Guerra dos sexos, ‘Irmãos Coragem’, ‘Mulheres de areia, ‘Barriga de Aluguel’, Escrava Isaura’, ‘Ti ti ti’, ‘Senhora do destino’ e ‘Avenida Brasil’

Minisséries como: ‘Anos Dourados’, ‘Anos Rebeldes’, ‘O primo Basílio’, ‘O tempo e o vento’, ‘Grande Sertão Veredas’, ‘O pagador de promessas’, ‘ A casa das sete mulheres’, que são as detentoras dos recordes de audiência desde o surgimento da TV. Os sucessos da emissora marcaram época, explodiram em audiência seja com atrações musicais, programas de auditório, programas infantis, programas de humor, matérias dos jornais da emissora. Alguns deles marcaram a sua vida?
Mas a edição de hoje também buscou saber a opinião dos brasileiros sobre a Rede Globo. A razão de perguntarmos a opinião é porque muitos a detestam, mas muitos a amam. Esse amor e ódio vem aí nos comentários a seguir:
Gabriel Vitor, comentou:
“Rede Globo, parabéns pelos 50 anos. Que venha mais 50 e que tenhamos muitos “plim plim” nas nossas telas”
Gerson Cerqueira Limoeiro, comentou:
“Buscar o ideal, com um diferencial e qualidade na medida certa. Errando e acertando. Corrigindo. Alegrando. Vivenciando. Mudando. Inovando. Isso é Rede Globo! Parabéns, pelos seus 50 anos.”
Luciene Dias, comentou:
“Fracassada, Lixo.”
Marlos Marley, comentou:
“50 anos alienando as mentes dos brasileiros.”
Sandra Cecília, comentou:
“Mais novelas q ressaltam o amor e a família! Mais humor e chega de novelas malvadas!”
Marcos Rocha, comentou: “É uma Emissora modelo em produção de programas de entretenimento, jornalismo, esportivo… Pena que as vezes perde a noção dos programas exibidos. Uma programação mais familiar é a minha sugestão.”
Yarlen Soares, comentou com uma foto:
Qual o programa da emissora carioca que mais marcou a sua vida? Qual o recado que você quer deixar para a Rede Globo? Comente!
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.


