Coluna: Porque recordar é viver!

Coluna: Porque recordar é viver!

logo-paulo111

Olá, queridos leitores! Está chegando a hora de dar as boas-vindas para 2015, vamos lembrar: programas, momentos da TV, audiências positivas e negativas das emissoras, enfim, tudo que rolou na TV Brasileira em 2014. Está no ar a retrospectiva da TV Nobre! Agora é a hora, galera! Vamos “bombar” as últimas horas do ano?

( A eterna Platinada completará 50 anos em 2015).
( A eterna Platinada completará 50 anos, em 2015).

A segunda maior emissora do mundo teve dificuldades astronômicas em audiência. Em 2014, a Rede Globo pegou a caneta tinteiro e começou a assinar seu atestado de óbito. Produtos como: ‘SuperStar’, ‘Vídeo Show’, ‘Sessão da Tarde’, ‘Malhação’, ‘Meu Pedacinho de Chão’, ‘Geração Brasil’ e ‘Em Família’, mostraram para a Globo que, se o caminho para a volta ao sucesso é errar em tantos produtos e em tão pouco tempo, o caminho é esse. Sem falar que há dias que a audiência das sessões de filmes superam a audiência das novelas. Um Absurdo!

O principal produto dos domingos da Rede Globo, o ‘Fantástico’, se perdeu na gloriosa história do programa. Em 2014 mudaram o cenário, quadros, transformaram a revista eletrônica num possível reality show mostrando os bastidores do programa, as reuniões de pauta da semana, enfim, quiseram mostrar o esqueleto do programa. Mal sabem eles que o telespectador liga a sua TV exatamente porque quer encontrar um programa pronto. Claro, o resultado não foi o esperado e aos poucos o programa voltou à formulação anterior, a mesma que não estava dando certo. Que planejamento é esse? Mas, com entusiasmo, a situação em 2015 do programa vai mudar para melhor, Poliana Abritta chegou e deu cara nova ao ‘Fantástico’ e mais, o entrosamento com Tadeu Schimdt está de tirar o chapéu!

‘The Voice Brasil’ foi à bola da vez nas noites de quinta, na Rede Globo, após o encerramento de ‘A Grande Família’, as cotas de patrocínio do programa foram vendidas e bateu recorde. O total foi nada mais nada menos que a quantia de 84,3 milhões de reais, isso representa pelo menos um mês de faturamento de uma emissora de grande porte.

O produto “diamante” da TV voltou a brilhar e empolgar o público com ‘Império’.  Há quanto tempo (desde ‘Avenida Brasil’), não se especulava tanto nas ruas, o buchicho do povo e a explosão de comentários nas Redes Sociais por cada capítulo de novela. Com a novela ‘Alto Astral’, a audiência no horário que antes não ultrapassava os 23 pontos, hoje, alcança a marca dos 25 pontos de média e já chegou a picos de 30 pontos. Isso faz turbinar a audiência do ‘Jornal Nacional’ e a principal novela da emissora, ‘Império’. Aquele “Efeito cascata” na audiência que antes não funcionava na emissora, está de volta!

A ‘Copa do Mundo’ foi uma alegria para os telespectadores da Rede Globo e da TV Bandeirantes (o brilho da emissora da família Saad em 2014 foi o ‘MasterChef’ e mais nada). Foi à exceção da TV Brasileira em 2015, claro, até chegar o 7X1.

(Pouco brilho na emissora da Barra Funda em 2014, mas a promessa é de crescimento em 2015, amém!).
(Pouco brilho na emissora da Barra Funda em 2014, mas a promessa é de crescimento em 2015, amém!).

Na Record, mais de 12 horas seguidas de programação ao vivo mostra que o público pede uma TV menos engessada e mais humana. O jornalismo é o carro-chefe e esse é o melhor ramo da emissora, atualmente. Se quiserem tirar a Record News do ar, não fará falta.

A emissora dos Bispos acertou com ‘Vitória’, mas errou no horário de exibição e com a “ajuda” da Globo em esticar a novela das nove até, quase, às 23 horas fez complicar a vida da Record e sua trupe. Gugu Liberato e César Filho foram contratados para apimentar a guerra pela audiência em 2015, mas e a Xuxa? Bom, perceberam que o institucional da Globo, só agora, aparece a Xuxa comemorando com os outros funcionários? Talvez ela permaneça na emissora do Rio de Janeiro.

Talvez por falta de criatividade, reprisaram produtos de sucesso em horário nobre e conseguiram segurar a audiência nas quartas-feiras. A emissora também ousou e arriscou em colocar séries estrangeiras após às 23 horas. Resultado? 3 pontos de audiência.

A Rede Record há meses atrás partiu para o ataque e investiu na grade aos domingos. O resultado foi o ‘Domingo Show’ que, com sensacionalismo ou não, bate o SBT com o ‘Domingo Legal’ e também, a Rede Globo. A emissora de Osasco de lá para cá, mexe (alucinadamente) no programa de Celso Portioli para barrar o crescimento de Geraldo Luís e, a emissora da família Marinho, ajustou a grade para bater de frente com a Record, mas mesmo com tanto “investimento”, o descontentamento do público pelos produtos nas três principais emissoras do país ocasionou, no decorrer dos anos, a queda na audiência e nos números de televisores ligados.

Ponto positivo na Record em 2014, também, são os programas especiais de final de ano, são muito bons. A série ‘Conselho Tutelar’ merece uma nova temporada, é um excelente produto.

(Motivada pela vice-liderança conquistada em 2014, a emissora promete acirrar ainda mais a guerra pela audiência).
(Motivada pela vice-liderança conquistada em 2014, a emissora promete acirrar ainda mais a guerra pela audiência).

Informação quente! O SBT termina 2014 na vice-liderança no PNT (Painel Nacional da Televisão). Isso se deve há inúmeros fatores como estes registrados durante o ano:

Quando os diretores do canal pensaram fazer um programa informativo nas manhãs da emissora, o tabu foi quebrado e o SBT criou o ‘Notícias da Manhã’ com César Filho que hoje pulou do barco e foi para a Record, mas na época alcança a vice-liderança todos os dias. Hoje com Neila Medeiros, Patricia Rocha e em algumas edições com Isabele Benito, o jornalístico é vice-líder e belisca a liderança todos os dias. Enquanto o ‘Programa da Tarde’, da TV Record, está no ar, as senhoras de casa estão de olho nas novelas da tarde do SBT. À noite, o principal jornal da emissora, o ‘SBT Brasil’, bateu recorde em 2014 com 10 pontos de média.

Agora, enquanto a concorrência está com seus telejornais, o SBT está com sua novela ‘Chiquititas’, seu principal produto de segunda a sexta, no ar. Isso são de 12 a 15 pontos de audiência, é vice-liderança isolada. O Ratinho com um dos programas mais diversificados da TV é vice-líder de olhos fechados. Na quinta, a “Praça” mais querida do Brasil é líder de audiência com dois dígitos. O ‘The Noite’ com o Comendador Gentili é líder contra Jô Soares de ponta a ponta.

Nos domingos, a Eliana com cinco anos de retorno ao SBT é vice-líder todos os dias com picos de liderança contra o Faustão  e mais, o Rei Silvio Santos alcança a liderança isolada todos os domingos, após às 23 horas. Isso é planejamento dando resultados.

Quero abrir este parágrafo para o seguinte: a TV Brasileira passou 2014 ruim das pernas, muita coisa poderia ter dado certo, mas deu errado pela falta de planejamento. Acompanhei canais pelo YouTube como o ‘Porta dos Fundos, ‘Ainda Não Somos Atores’ e ‘Parafernalha’,  além de acompanhar blog’s de alto nível como o ‘Rock Sound National’ (RSN1) que também tem um canal no YouTube. São projetos que, com planejamento e estrutura, podem se tornar bons programas, entrar em programas como quadros, esquetes, isso já aconteceu com o “Porta”, mas não é aquilo que se esperava,  até o momento, mas investir e planejar abre portas e talento é o que não  falta na nossa Rede!

Caros leitores, a ‘TV Nobre’ agradece o carinho, o número de cliques (A Coluna TV Nobre é a Coluna recorde do site com mais de 20.100 acessos, em um único texto) e quero agradecer ao ‘Bastidores da TV’ pela total liberdade, sem censura! Um novo ciclo maravilhoso para todos nós, pessoal!

Sigam a @ColunaTVNobre. Em 2015 estaremos juntos por aqui!

Compartilhar: