Coluna: SBT – Desenhos que marcaram os anos 90

Coluna: SBT – Desenhos que marcaram os anos 90

Nos-holofotes-da-tv

Não sou velho, apenas experiente! E se você assim como eu, nasceu em meados dos anos 90 deve-se lembrar muito bem dos desenhos clássicos que tanto o SBT quanto a Rede Globo partilhava durante sua grade. Fizeram parte da infância de muitos, contribuíram na socialização e compreensão de sentimentos e ações dos pequenos. Além de entreter com qualidade traziam um diferencial inteligente, desproporcional ao atual quadro de hoje. Apesar de “mofados” não causam nenhuma alergia, e poderiam muito bem transladar novamente na TV aberta. Trazendo oportunidades iguais para aqueles que ainda não tem acesso a um pacote de TV por assinatura, ou simplesmente não conheceram.

sbt-desenhos90

Quem não se lembra deste refrão: “Bananas de pijamas descendo as escadas, bananas de pijamas uma dupla bem levada, bananas de pijamas aprontando pra valer, brincando com os ursinhos, cantando pra você” – não viveu plenamente a infância. Era algo surreal, mas a dupla de bananas gigantes conquistou os pimbolhos. Exibido em demasia devido o grande sucesso, apresentou trechos de confrontos de amizade, partilha e união. Condições ideais para o desenvolvimento da primeira infância. Posteriormente ganhou uma versão com bonecos, ao estilo Vila Sésamo, além de ter em seu domínio uma grande marca licenciadora de produtos (vulgo: brinquedos, bonecos, adesivos, cadernos e afins).

Abertura do desenho, exibido pelo SBT em programas como o “Bom Dia & Cia”

Outro grande avassalador foi “Ursinhos Carinhosos”. Com proposta um pouco piegas, considerando seu lado melodramático em excesso. Porém assim como “Bananas de Pijamas” apresentou detalhes fundamentais na construção do caráter das crianças. Brincou e contextualizou ao exibir vilões em uma guerra entre o bem o mal – onde sempre o benfeitor levava a melhor.

Abertura de “Ursinhos Carinhosos”. Exibido também pelo SBT

A perspectiva de uma criança perante a conjecturas de um mundo – esse foi o enredo apresentado em “O Fantástico Mundo de Bobby”. Místico e claramente adorável. Tem uma das melhores aberturas que conheço.

Abertura do desenho, na qual foi exibido pelo SBT 

Sempre com uma faixa da programação dedicada para a linha infanto-juvenil, o SBT saiu a quilômetros de vantagem em comparação com a Rede Globo. Criou na “caixola” do telespectador mirim, hoje adulto um alto banco de dados. Desenhos como: “Pole Position”, “Ghostbusters”, “Punk, a levada da breca”, “Tom e Jerry”, “Dragon Ball”, “Megaman”, “O Mascaka”, “Fly”, “Inspetor Bugiganga”, “Street Fighter Victory”, “As Meninas Super Poderosas”, “Os Gargulas”, “Ana Pimentinha”, “A Hora do Recreio”, “Hércules”, “Aladdin”, “Timão e Pumba”, “101 Dálmatas”, “Doug” dentre muitos outros. Distribuídos ao longo de anos em programas como: “Bom Dia & Cia”, “Sábado Animado” e o saudoso “TV Cruj” – que poderia muito bem dar o ar da graça novamente, com uma nova roupagem.

No “Canal 90” do Youtube, o Nogy fez um resumão sobre os desenhos mais marcantes do SBT nos anos 90. Vale a pena conferir.

Semana que vem volto com a segunda parte da matéria sobre os desenhos das duas principais emissoras de TV do Brasil – onde será a vez da platinada Rede Globo.

Comente! Interaja conosco!

Lembra-se de mais algum desenho que não consta aqui? Fale, expresse sua opinião!

Agora sim vou ficando por aqui, até semana que vem!

E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.

Espero por vocês @Hjms_QuimTV

Ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br

Até a próxima #Partiu

Pin It on Pinterest