Coluna: SBT retrocede ao cancelar Telejornais

Coluna: SBT retrocede ao cancelar Telejornais

Sem título 1Recentemente o SBT determinou o fim de seus telejornais matutinos, o “Notícias da Manhã” de Neila Medeiros e a terceira reprise do “Jornal do SBT”, transmitidos às 06 e 07 horas respectivamente, no lugar retornou com as sessões “Desenhos Pré-Escola” e “Carrossel Animado”. Um grande retrocesso ao jornalismo que vinha alcançando um espaço importante na grade, além do empobrecimento da  programação e a redução de sua qualidade.

O “Notícias da Manhã” foi pensado e estruturado para o jornalista Cesar Filho, que deixou o SBT rumo à Record no final do ano passado. Após a baixa, Neila Medeiros foi escalada para assumir a atração. Os índices de audiência permaneceram quase inalterados a princípio. Nos últimos meses com a queda dos números e a declaração de Sílvio Santos sobre o telejornal ter perdido a sua identidade após a saída de César, revelaram o triste futuro da atração, que perdeu parte da duração para desenhos e pouco tempo depois foi cancelado. Em seu lugar o SBT retomou a reprise do “Jornal do SBT” com Hermano Henning e Karyn Bravo, que também não durou e deu lugar a sessão de desenho.

A jornalista Neila Medeiros comandava o extinto “Notícias da Manhã”.

A atitude do SBT não foi bem vista frente à imprensa e mercado publicitário. Do ponto de vista econômico, a emissora economizou com o fim dos noticiários, pois os desenhos já estão pagos e não geram outros custos, porém também abriu mão do faturamento do horário, uma vez que as sessões de desenhos não mantiverem os anunciantes. Além disso, gerou uma imagem negativa ao deixar de produzir conteúdo nacional e informativo para apostar em longas horas de um mesmo produto reprisado. Atualmente a grade matutina do canal é toda preenchida por desenhos animados excessivamente reprisados.

A volta do “Carrossel Aminado” apesar de não subir os índices, ajudou a engrenar o tradicional “Bom Dia e Cia”, que recebendo do mesmo público apresentou crescimento em audiência. Porém em sua primeira hora (07hrs-08hrs), raramente ultrapassa a marca de dois pontos. Já o “Desenhos Pré-Escola” derrubou em 50% os números do horário.

Curiosamente a emissora mantém no ar, sem o menor sentido, duas reprises do “Jornal do SBT”, às quatro e cinco horas da manhã. Não há razão para isso se no principal horário de retenção de público ávido por informação, os noticiários dão lugar a desenhos animados que ainda impulsionam as principais concorrentes que seguem com notícias. No último mês, após a saída dos telejornais, a Rede Record saltou para seis pontos na faixa das 07h às 09h e voltou a liderar em audiência após um bom tempo dividindo a vice-liderança como SBT. O “Balanço Geral Manhã” retomou o segundo lugar que havia perdido na faixa das seis e a média manhã da emissora concorrente chegou a registrar  o dobro de diferença, na última quinta-feira (14), o placar foi de 6,0 a 3,4 para a emissora dos bispos.

O Jornal do SBT continua sendo reprisado, agora somente às 04 e 05 horas da manhã.

Nas redes sociais os telespectadores do canal de Sílvio Santos reclamaram das mudanças. No twitter, o usuário Alex Gabriel postou uma mensagem diretamente ao perfil de jornalismo da Rede solicitando a volta do “Notícias da Manhã” com Neila Medeiros e reclamando dos desenhos. Luís Xavier foi categórico e alegou estar agora sem opção, já que assistia aos telejornais do SBT por considerá-los mais leves que os demais. Até mesmo os fãs do canal desaprovaram a ação, “errou feio!” disse Gabriel integrante do fã-clube da emissora, já Felipe desabafou afirmando ter sido a pior decisão de todas.

Cancelar os telejornais pode ter rendido boa economia ao SBT, contudo em outras esferas a emissora perdeu de todos os lados. Uma rede de grande porte e que disputa o segundo lugar de audiência não manter no ar um único noticiário em suas manhãs e pior, retirá-los para transmitir desenhos animados da década de sessenta, é no mínimo feio e vergonhoso. Uma solução barata e caseira seria deslocar as reprises do “Jornal do SBT” para as 06h e 07h, mantendo o “Carrossel Animado” às 08h, servindo como alavanca para o “Bom Dia e Cia”, já que esperar investimentos, a volta do tradicional “SBT Manhã” com Hermanno e Analice Nicolau ou do “Notícias da Manhã” com a Neila, é perda de tempo. Até que ponto economizar foi mais importante?

Obrigado a você que acompanhou a mais esse texto. Siga no twitter e opine: @dyoliver.

Até a próxima semana!

Dyego Terra

 

Compartilhar: