Coluna: Sessões de filmes na TV aberta

Coluna: Sessões de filmes na TV aberta

HumorTV

Os filmes sempre foram um grande atrativo para a TV aberta no Brasil. Talvez por tratarem-se de um investimento de custo relativamente baixo, se comparado com as grandes produções e que ainda assim resguardam em um bom ibope e faturamento para a emissora que os exibem. Prova disso são as inúmeras sessões criadas ao longo das décadas para vangloriar este tipo de entretenimento. Exemplos não faltam: Tela Quente, Corujão, Sessão de Gala, Tela de Sucessos e Cine Espetacular são apenas alguns. Mas nem de longe duas “locadoras” de filmes fizeram tanto sucesso. Quem não se lembra dos filmes apresentados no extinto Cinema em Casa e na persistente Sessão da Tarde?

sessões-filmes-tv
Antigas e novas logomarcas das Sessões do Cinema em Casa e Sessão da Tarde

Vários foram apresentados em ambas as sessões. Das duas a mais velha é a Sessão da Tarde, que foi lançada no dia 5 de Março de 1974, bem distante da estreia da sua rival, que despontou na grade após 14 anos, em 26 de Agosto de 1988.

http://www.youtube.com/watch?v=iroD2RHHUp8

http://www.youtube.com/watch?v=pSNA_gsagKs

A Sessão da Tarde prossegue até hoje intacta na Rede Globo. Com caráter mais promissor, exibiu grandes clássicos do cinema, resvalando também em filmes trash do fim da década de 80 e 90. Seu diferencial era a exposição de qualquer obra do cinema, desde um terror leve até comédias românticas. Apesar de ser exibida excepcionalmente no período da tarde, quebrou alguns tabus na época ao exibir cenas “impróprias” que dificilmente veríamos hoje em dia, por conta da classificação indicativa.

elvira-sessão-da-tarde
Clássicos como: Elvira a Rainha das Trevas e Os Fantasmas se divertem foram exibidos exaustivamente na Sessão da Tarde.

A Lagoa Azul, Gremlins, Curtindo a Vida Adoidado, Karatê Kid, E.T – O Extraterrestre, Os Goonies, Uma Linda Mulher, Esqueceram de Mim, Free Willy, Matilda, Família Addams, Edward Mãos de Tesoura, Elvira a Rainha das Trevas, Loucademia de Polícia, Milagre na Rua 34, Dirty Dancing – Ritmo Quente, Ghost – Do Outro Lado da Vida, Um Príncipe em Nova York, A Cura e Os Fantasmas se Divertem são apenas alguns exemplos dos mais diversos filmes que passaram e ainda dão as caras na Sessão da Tarde.

sessão-da-tarde-film
Edward Mãos de Tesoura, A Lagoa Azul, Ghost – Do Outro Lado da Vida, A Família Addams e Esqueceram de Mim.

http://www.youtube.com/watch?v=yMy6821udW8

Já o Cinema em Casa passou por diversas mudanças de horário no SBT, em controvérsia ao trabalho realizado na Rede Globo com a Sessão da Tarde. Na emissora de Silvio Santos o destino era o mesmo, entreter e gerar receita. Munido de um catálogo primordialmente superior ao da concorrente, o Cinema em Casa apresentou filmes das mais diversas temáticas pertinentes ao horário. Assim como a Sessão da Tarde, ousou ao exibir passagens, digamos, um pouco fortes para a classe de telespectadores que assistiam.

cinema-em-casa-filme
Cinema em Casa exibiu vários clássicos do terror em plena tarde.

A Hora do Pesadelo, Brinquedo Assassino, A Bolha Assassina, Christine – O Carro Assassino, Alligator, A Volta dos Mortos-Vivos, Bala de Prata, Colheita Maldita, Convenção das Bruxas, Monstro do Armário, O Homem Cobra, O Ataque dos Vermes Malditos, Garoto de Programa, Aracnofobia, Rambo, Sepultado Vivo, Um Lobisomem Americano em Londres, A Invasão das Aranhas Gigantes, O Mestre dos Brinquedos e O Enigma de Outro Mundo, todos esses filmes com classificação indicativa contrária as normas vigentes, fato que acabou por resultar em briga judicial.

cinema em casa
A volta dos mortos vivos, A Hora do Pesadelo, Convenção das Bruxas, Aracnofobia e Sepultado Vivo.

http://www.youtube.com/watch?v=YJbuMKR5NnE

Apesar deste lado tempestuoso, o Cinema em Casa também apresentou filmes que são relembrados até hoje, são os casos de Joe e as Baratas, Meu Gigante Favorito, Fuga para a Montanha Enfeitiçada, Liga da Justiça e Lambada! A Dança Proibida.

Há alguns anos atrás, quando a internet era apenas ferramenta de uma pequena parcela da população e as TVs por assinatura ainda não tinham um trabalho efetivo em âmbito nacional, a emissora que possuísse um contrato de exclusividade com produtoras de filmes como Warner e Disney tinha a “gansa dos ovos de ouro” em mãos. Afinal de contas, o grande público estava totalmente preso aos seus pés, esperando ansiosamente a próxima grande de exibição cinematográfica.

Porém esta situação já não é mais a mesma hoje em dia. A proliferação da internet nas mais diversas classes sociais e a disseminação e barateamento dos custos de prestação de serviço das TVs por assinatura fizeram com que esta mina de ouro se ausentasse pouco a pouco. Suas sessões estão sendo dizimadas, dando lugar à produção própria e “desenlatando” a grade das emissoras.

É difícil imaginar o brasileiro sem um meio de entretenimento. Os filmes encabeçam a lista de desejos neste setor e, por conta disso, seria injusto ver o declínio dos mesmos na TV aberta. Adequar é a palavra da vez e aproveitar o que foi bom e dar a ele mais uma oportunidade seria o início para refazer as pazes com essa indústria, que tem tanto a oferecer.

E você? Lembra-se de algum filme da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa?

 

Colaborador:

Revisão de texto: @willmelomorais

E não se esqueça de me seguir no twitter também para qualquer sugestão, crítica, elogio, bonificação e assim por diante… @Hjms_QuimTv

Ou me envie um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br

Até semana que vem! #Partiu

Compartilhar: