Coluna: Somos brasileiros, mas com alma mexicana

Coluna: Somos brasileiros, mas com alma mexicana

Nos-holofotes-da-tv

A qualidade apresentada pode não ser um primórdio, mas consegue entreter. Conotada por abusar de cenas melodramáticas, envoltas em um roteiro surreal e muitas vezes engraçado – conquistou grande parte dos brasileiros. Embora uma pequena parcela ainda torça os dedos quando deparado com uma novela latina, ou melhor mexicana.

novelasmexicanas

Imposta no Brasil pelo homem do baú, ganhou espaço na TV por acaso, em um contrato imaculado com a Televisa (produtora de conteúdo) que advinha telenovelas de baixo custo. Rentáveis em termos financeiros, sucesso comercial e de público. Várias vezes alcançaram o seu destino final: entreter e gerar receita. Porém nem tudo são flores, e tudo o que é doce, se em excesso pode adoecer -, e foi o que aconteceu. Ganharam espaço na grade em demasia, saturaram, enjoaram as exigentes “donas de casa”. O panorama não poderia ter sido outro… Fracasso. Aceitar foi o caminho mais fácil. A solução iminente foi a quebra do contrato de exclusividade com a Televisa.

Abertura de um dos maiores sucessos produzidos pela Televisa, e apresentado no Brasil pelo SBT repetidas vezes

Tentar alçar voos com os próprios méritos foi a trilha escolhida pelo SBT – apostar em folhetins originais e remakes brasileiros. Cenário divergente, e que apesar de lúcido, não agradou. Afinal a dependência dos textos oriundos das novelas mexicanas, já estava presente, e não era um simples sintoma, e sim uma doença das mais graves. A cura veio imediatamente, e não poderia ter sido outra: o retorno da Televisa ao SBT.

Abertura de uma das novelas mais vendidas no mundo, também apresentada pelo SBT e recorde de reprises.

Para alegria de muitos, e desprezo de tantos outros. O canal da Anhanguera tem em seu poder, uma faca de dois gumes, a caixa de pandora – nela presente folhetins de todos os gêneros: cômicos, sensuais, campestres, urbanos. Com vilões memoráveis, mocinhas frágeis, emotivas, coadjuvantes indispensáveis. Que a partir de 2015 entraram na sua casa, com acabamento em HD, dublado ou até readaptado em versões tupiniquins.

http://www.youtube.com/watch?v=3btwcFrv-jE

http://www.youtube.com/watch?v=hTU8n1oT1BA

Festival SBT 30 anos, especial novelas mexicanas

O fato incontestável é que nos meros mortais brasileiros, nos rendemos ao sangue latino, nosso passaporte recebeu de vez o carimbo mexicano. Enquanto nossa alma reluz o brilho da Santa Virgem de Guadalupe.

E você, lembra-se de alguma novela mexicana? E qual folhetim gostaria de ver em 2015?

Comente! Interaja conosco! Fale, expresse sua opinião!

 

E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.

Espero por vocês @Hjms_QuimTV

Ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br

Até a próxima #Partiu

Compartilhar: