Coluna: Vale a Pena ver de novo – Pérola Negra

Coluna: Vale a Pena ver de novo – Pérola Negra

Sem título 1

Próxima segunda tem novidade na tarde do SBT, trata-se da volta de “Pérola Negra”, um grande sucesso da emissora. Transmitida originalmente em 1998, a novela irá ao ar pela quarta vez, sendo a terceira reapresentação.  Uma espécie de curinga, a trama nunca decepcionou no quesito audiência, fechando sempre com bons índices, tanto que em 2010 foi a escolhida, juntamente a Esmeralda, para reabrir a faixa de reprises vespertinas.

A produção é modesta, pouco investe em externa, sendo quase toda ambientada dentro de estúdios. Gravada a “toque de caixa”, a novela foi ao ar depois de todo o trabalho finalizado e alguns anos após o término da gravação. Mesmo assim, “Pérola Negra” reverteu todos os pontos ao seu favor, coroando-se como uma das novelas mais inesquecíveis do SBT.

Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh estiveram “jóias” em seus papéis e exalavam uma química perfeita juntos, tanto que repetiram a dobradinha posteriormente em uma novela da Record. A dupla deu conta das reviravoltas e idas e vindas entre os personagens, que mesmo com um extenso número de capítulos não cansou o telespectador. Bem dosados e equilibrados, Tomás e Pérola emocionaram, mas também arrancaram altas risadas do público.

pérola
Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh formam o casal de “Pérola Negra”.

A trama é uma envolvente comédia romântica que entrelaça a amizade além da vida com um romance proibido, em meio a ambientes de competição e disputas de poder. Um casal que tinha tudo para dar errado, a mocinha é totalmente pirada, animada, diferente do que se costuma ver, já o mocinho, um mulherengo e sedutor, não a toa ganha de Pérola o carinhoso apelido de “cafachorro”.

A história inicial se passa em um colégio interno, Pérola desconhece a sua origem e nem imagina ser dona de uma grande fortuna, ela foi entregue em um cesto por uma mulher misteriosa, juntamente a um valioso colar de pérolas negras, que dá origem ao seu nome. Cada pedra pagaria a mensalidade por um ano até que a menina tornasse crescida e pudesse se virar sozinha. No mesmo externato estuda Eva, e as duas tornam-se grandes amigas, prometendo amizade eterna, sem saberem que na verdade são primas. Um belo dia, Tomás aproveitando-se da inocência de Eva, seduz a menina que acaba engravidando. Unidas, as moças prometem cuidarem juntas da criança como duas mães.

A mudança de fase acontece no dia em que as amigas saem do externato, quando acontece um terrível acidente. Pérola sobrevive a vai para o hospital, enquanto Eva acaba não resistindo e morrendo. Porém, uma bolsa com os documentos de Eva é encontrada com Pérola, que por um erro é confundida com a amiga que morreu. Sendo assim, Pérola acaba assumindo o lugar da amiga em sua casa, mas não imagina as pessoas ambiciosas com quem irá conviver, trilhando assim um perigoso caminho. Em sua nova casa, todos a odeiam, principalmente Malvina, cujo namorado é nada mais nada menos que Tomás Alvarez Toledo, pai do filho de sua amiga e por quem acabará se apaixonando, resultando em uma conturbada história de amor e ódio, com muito romance e boa pegada de humor.

Algumas Curiosidades sobre a trama:

  • Apesar de não ser adaptação de um original mexicano como a maioria dos remakes do SBT, “Pérola Negra” teve a sua versão mexicana produzida em 1998 pela TV Azteca.
  • Todas as reapresentações da novela foram um verdadeiro sucesso, a primeira reprise em 2004 batia constantemente a Rede Globo no Ibope.
  • O tema de abertura interpretado por Paulo Ricardo tornou-se um grande sucesso, tanto que mais uma música do cantor foi utilizada em novelas da emissora, como na primeira abertura de “A Usurpadora”, que na época substituiu Pérola Negra. O artista ainda participou da abertura e do encerramento da trama.
  • Será a Terceira vez que a novela fará dobradinha com “A Usurpadora”. Isso aconteceu na primeira exibição em 1998, quando dividiram horário por alguns capítulos, em 2004, em que Pérola antecedia a mexicana na faixa vespertina e agora em 2015, integrando a faixa das “Novelas da Tarde”.
  • A novela foi apresentada por Silvio Santos juntamente ao “Direito de Nascer” ao seu auditório para escolherem qual das duas seria transmitida. Pérola ganhou e foi ao ar em 1998, já O Direito só foi exibida em 2001.
  • As duas novelas foram ainda as primeiras oferecidas ao mercado internacional quando o SBT se instituiu como exportadora, mas as tramas até então eram inéditas no próprio Brasil.
  • A data inicial para a sua exibição seria em setembro de 1997 enquanto era gravada para substituir “Os Ossos do Barão”, mas após dois adiamentos acabou sendo transmitida em 1998 e substituindo “Fascinação”.
  • A rede argentina Telefe, co-produtora com o SBT e dona dos direitos autorais da marca “Chiquititas”, foi a responsável pela produção da primeira versão da história, intitulada de “Perla Negra”.
  • A mais recente versão dessa história foi produzida em 2012 pela rede americana Telemundo, intitulada de “Rosa Diamante”.

Relembre a abertura e o raro encerramento da novela, transmitido apenas na primeira exibição

https://youtu.be/WA8j5g1zedA

Escrita por Henrique Zambelli a partir de um original argentino, com a supervisão de texto de Crayton Sarzy, dirigida por Henrique Martins, com supervisão de Nilton Travesso e direção geral de Antonino Seabra, em 191 capítulos de muita comédia e romance. No elenco, os principais Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh, juntamente a Maximira Figueiredo, Martha Mellinger, Angela Dip, Luis Carlos de Moraes, Blota Filho, Marcela Leal, dentre outros. Pérola Negra volta ao ar após quatro anos do término de sua última reprise, com a missão de manter os altos índices da faixa, atualmente com “Maria Esperança”, e comprovar o seu potencial sagrando-se mais uma vez como um grandioso sucesso. Talvez a última exibição devido a qualidade técnica da imagem. Então se fosse você não perderia, mesmo que já tenha assistido outras vezes, pois “Pérola Negra” vale e muito a pena ver de novo!

“Pérola Negra” retorna a programação do SBT na próxima segunda, 29, a partir das 4 horas da tarde.

Obrigado pela leitura e até a próxima semana. Siga e comente: @dyoliver.

Dyego Terra

Compartilhar: