Com participação de artistas da rede, afiliadas do SBT criam jingles para resgate da marca da emissora

As vinhetas e jingles do SBT, desde sua fundação, fazem parte da história e da memória dos telespectadores. E mesmo que a emissora tenha abandonado seu DNA nos últimos anos, não tem como esquecer as utópicas campanhas “SBT na nossa frente só você” (2001), “Quem procura acha aqui” (1988), “Vem que é bom” (1990) e “Se liga no SBT” (1993). A “líder absoluta do segundo lugar”, mesmo quando ainda era TVS, utilizava jingles de fácil memorização e viciosos aos ouvidos de quem acompanhava sua programação. A tática sempre deu um bom resultado e a marca SBT passou a ser difundida com maior impacto, numa era sem o poderio da internet. Mesmo que parte do mercado publicitário considerasse o material como “brega”, a mensagem era muito bem recebida pelos brasileiros que tem o “Sistema Brasileiro de Televisão”, como a emissora que mais reflete o seu povo.
Nos últimos dias de dezembro do ano passado, o SBT Santa Catarina, afiliada pertencente ao Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), que hoje cobre todo o estado catarinense, lançou um vídeo com sua nova campanha. O jingle “chiclete”, muito lembra os áureos tempos do SBT e já caiu no gosto popular. Com participação de diversos artistas nacionais e locais da emissora, o jingle despertou nostalgia nas redes sociais, mesmo a letra sendo inédita. As vinhetas do SBT seguiam a mesma identidade, o que acabou se perdendo com o tempo, quando a emissora entrou em crise financeira e de audiência, durante os anos mais agressivos de ataques da Record TV. O próprio SBT SC, que foi a primeira afiliada da rede em todo país, retornando sua parceria em 2008, quando o Grupo RIC se associou à Record, teve que resgatar suas origens, investir pesado em infraestrutura e marketing para voltar a brigar pela vice-liderança. A estratégia deu certo e dez anos depois, a vinheta lançada em dezembro é a prova de que a emissora do Grupo SCC soube muito bem trabalhar sua imagem e ter a história como parceira para o sucesso e a confirmação do segundo lugar em audiência em Santa Catarina, mesmo começando do zero e com apenas uma geradora.

Não eram apenas em vinhetas institucionais que o SBT fazia uso de jingles. A história de comunicador de Silvio Santos sempre esteve associada à trilhas que se confundem com a trajetória do maior mito da TV brasileira. Em 2012, para promover o “SBT Folia”, diversos artistas gravaram um jingle que até hoje é lembrado pelos telespectadores. A TV Aratu, no ano passado também lançou o jingle “Aratu é o canal”. Uma nova versão foi veiculada durante o Natal. A TV Sorocaba, afiliada do interior paulista, também veiculou em 2018 uma vinheta musical que lembra as antigas campanhas do SBT. Em 2017, quando completou 15 anos, além de diversas outras ocasiões, a VTV, afiliada nas regiões de Santos e Campinas, utilizou a mesma tática. Em 2015, mais um exemplo pode ser lembrado com o SBT Interior, outra afiliada do estado de São Paulo.
Confira alguns dos jingles recentes das afiliadas do SBT
SBT SC – 2018
TV Sorocaba – 2018
SBT Interior – 2015
TV Aratu – 2018
VTV – 2017
Relembre alguns jingles marcantes do SBT
7 vinhetas marcantes
https://youtu.be/dtejmQ-IhQc
2014 – SBT 33 anos
Siga/Participe:
*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV
E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin
