Com participação de artistas da rede, afiliadas do SBT criam jingles para resgate da marca da emissora

Com participação de artistas da rede, afiliadas do SBT criam jingles para resgate da marca da emissora

As vinhetas e jingles do SBT, desde sua fundação, fazem parte da história e da memória dos telespectadores. E mesmo que a emissora tenha abandonado seu DNA nos últimos anos, não tem como esquecer as utópicas campanhas “SBT na nossa frente só você” (2001), “Quem procura acha aqui” (1988), “Vem que é bom” (1990) e “Se liga no SBT” (1993). A “líder absoluta do segundo lugar”, mesmo quando ainda era TVS, utilizava jingles de fácil memorização e viciosos aos ouvidos de quem acompanhava sua programação. A tática sempre deu um bom resultado e a marca SBT passou a ser difundida com maior impacto, numa era sem o poderio da internet. Mesmo que parte do mercado publicitário considerasse o material como “brega”, a mensagem era muito bem recebida pelos brasileiros que tem o “Sistema Brasileiro de Televisão”, como a emissora que mais reflete o seu povo.

Nos últimos dias de dezembro do ano passado, o SBT Santa Catarina, afiliada pertencente ao Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), que hoje cobre todo o estado catarinense, lançou um vídeo com sua nova campanha. O jingle “chiclete”, muito lembra os áureos tempos do SBT e já caiu no gosto popular. Com participação de diversos artistas nacionais e locais da emissora, o jingle despertou nostalgia nas redes sociais, mesmo a letra sendo inédita. As vinhetas do SBT seguiam a mesma identidade, o que acabou se perdendo com o tempo, quando a emissora entrou em crise financeira e de audiência, durante os anos mais agressivos de ataques da Record TV. O próprio SBT SC, que foi a primeira afiliada da rede em todo país, retornando sua parceria em 2008, quando o Grupo RIC se associou à Record, teve que resgatar suas origens, investir pesado em infraestrutura e marketing para voltar a brigar pela vice-liderança. A estratégia deu certo e dez anos depois, a vinheta lançada em dezembro é a prova de que a emissora do Grupo SCC soube muito bem trabalhar sua imagem e ter a história como parceira para o sucesso e a confirmação do segundo lugar em audiência em Santa Catarina, mesmo começando do zero e com apenas uma geradora.

Iniciativa do SBT SC (primeira afiliada da rede), causa nostalgia aos fãs da emissora de Silvio Santos.

Não eram apenas em vinhetas institucionais que o SBT fazia uso de jingles. A história de comunicador de Silvio Santos sempre esteve associada à trilhas que se confundem com a trajetória do maior mito da TV brasileira. Em 2012, para promover o “SBT Folia”, diversos artistas gravaram um jingle que até hoje é lembrado pelos telespectadores. A TV Aratu, no ano passado também lançou o jingle “Aratu é o canal”. Uma nova versão foi veiculada durante o Natal. A TV Sorocaba, afiliada do interior paulista, também veiculou em 2018 uma vinheta musical que lembra as antigas campanhas do SBT. Em 2017, quando completou 15 anos, além de diversas outras ocasiões, a VTV, afiliada nas regiões de Santos e Campinas, utilizou a mesma tática. Em 2015, mais um exemplo pode ser lembrado com o SBT Interior, outra afiliada do estado de São Paulo.

Confira alguns dos jingles recentes das afiliadas do SBT

SBT SC – 2018

TV Sorocaba – 2018

SBT Interior – 2015

TV Aratu – 2018

VTV – 2017

Relembre alguns jingles marcantes do SBT

7 vinhetas marcantes
https://youtu.be/dtejmQ-IhQc

2014 – SBT 33 anos

 

Siga/Participe:

*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV

E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin

 

Compartilhar: