De “Santos” para “Abravanel” – Mudanças na direção do SBT seguem planejamento familiar

De “Santos” para “Abravanel” – Mudanças na direção do SBT seguem planejamento familiar
Silvio fez questão de colocar sua família dentro dos seus negócios.

Em uma antiga entrevista para a Revista Veja, Silvio Santos declarou que para trabalhar em suas empresas, o candidato deveria mostrar competência, transparecer confiança e jamais ter medo de enfrentá-lo. Com 86 anos, Silvio continua ativo no SBT, mas ciente do desafio que sua emissora e o Grupo Silvio Santos devem passar nos próximos meses. Nada incomum em qualquer grande empresa, mas que para muitos pode transparecer estranho por se tratarem de negócios que levam a marca e a assinatura do mito.

SBT é a “menina dos olhos” de Silvio Santos. Emissora historicamente é a responsável pela transformação de novos empreendimentos do Grupo, em marcas de sucesso. Por outro lado, empresas do Grupo Silvio Santos, são as grandes mantenedoras do SBT, desde a sua fundação.

O legado material de Silvio Santos, há anos é preparado para o dia que ele não mais estiver por aqui. Silvio planejou tudo em família. A fase transitória iniciou com a preparação de suas filhas e familiares de sua extrema confiança para a sobrevivência do SBT e outras empresas do Grupo. Desde que o escândalo do Banco Panamericano colocou todo o patrimônio da Família Abravanel em iminente risco de colapso, a Família passou a se engajar de forma mais atuante nos negócios. Uns se especializaram na administração, outros seguiram a “veia” artística. De uma forma ou de outra, todos se infiltraram nas empresas para um “estágio supervisionado” pelo próprio Silvio, visando claramente o longo, mas necessário, processo de sucessão.

Silvio fez questão de colocar toda sua família dentro dos seus negócios.

Desde o início do ano, o SBT teve mudanças de executivos na área comercial e no jornalismo, além de alterações importantes em seu organograma, mas que está longe de ser o desenho definitivo de todo o processo. Enquanto Silvio Santos estiver no comando, na prática, nada ou bem pouco mudará, principalmente a forma a qual a emissora se posiciona. Mudanças certamente ocorrerão naturalmente com o tempo em que a inspiração do mais comunicativo “Santos Abravanel”, permitir que cada “Abravanel”, tenha a competência merecida para zelar por todo império moral e material construído por décadas por um ex-camelô que se tornou um onipotente mito da comunicação e um dos mais bem-sucedidos empresários do país.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Compartilhar: