Entrevista – Carlos Bertolazzi: “Gostei da mudança de horário do “Cozinha Sob Pressão”, provavelmente abrangerá um público maior”
“Sua vocação “inicial” não foi a mistura de sabores, as técnicas de cozinha, mas sim um ramo totalmente oposto. Roupa social, pasta, papéis e muita lábia, não teve outro jeito, o ofício de administrador falou mais rápido. Porém como na vida tudo é suscetível a mudanças, e com plena convicção da sua escolha, optou por largar o trabalho de administrador de empresas, por volta dos 33 anos, para dar vida ao seu maior desejo: cozinhar. Atualmente sócio do restaurante paulistano Zena Caffè, autor do livro “Ichef: Histórias e Receitas de um Chef Conectado” e tendo como seu principal cargo chefe a apresentação do “Cozinha Sob Pressão” pelo SBT – versão brasileira do fenômeno “Hell’s Kitchen”. Nosso entrevistado da semana, Carlos Bertolazzi, deixou um espaço na agenda para atender gentilmente ao “Bastidores da TV”. Na pauta, um assunto é destaque: a estreia da 2ª temporada do “Cozinha Sob Pressão”.
Obrigado pela atenção! A partir de agora Carlos, você faz parte da família.
Vamos as perguntas…
(Bastidores da TV)
Faça um balanço da 1ª temporada do “Cozinha Sob Pressão”. Quais foram os acertos e erros?
Resposta:
“Como vocês devem lembrar, na primeira temporada eu entrei próximo a data do início das gravações, sem muito tempo pra me preparar ou estudar o formato e mesmo assim tivemos sucesso. Eu acho que nessa, tanto eu, quanto toda equipe de produção, que não mudou, viemos mais afiados”.

(Bastidores da TV)
Depois da estreia do reality na TV aberta o assédio aumentou? Como é a interação com o público nas ruas?
Resposta:
“Sem dúvida! O assédio aumentou na rua e no meu restaurante também. Muita gente vem de fora pra me conhecer. Eu gosto desse carinho. Acho que faz parte devido à maior exposição e procuro sempre retribui-lo”.
(Bastidores da TV)
Ainda tem contato com algum participante da primeira temporada do “Cozinha Sob Pressão”?
Resposta:
“Sim, tenho! O Arthur tem feito trabalhos para um de nossos patrocinadores e acabo encontrando mais frequentemente. Recentemente, parte do elenco da primeira temporada esteve jantando no restaurante da segunda temporada e alguns deles também frequentam o Zena, meu restaurante”.

(Bastidores da TV)
Como funciona a escolha das provas do “Cozinha Sob Pressão”? Seguem um roteiro específico, moldado pelo formato original?
Resposta:
“Temos provas patrocinadas onde é feito um trabalho a quatro mãos junto com o anunciante, assim como temos prova que buscamos nas versões de Hell’s Kitchen de outros países”.

(Bastidores da TV)
Carlos, você participa ativamente do processo de produção e pós-produção do reality? Gosta de ser informado dos pormenores enquanto está fora das gravações?
Resposta:
“Sim, participo. Não apenas porque gosto muito de me envolver, mas também porque toda equipe de produção é incrível e várias decisões são tomadas em conjunto”.

(Bastidores da TV)
Uma das técnicas dos diretores de TV quanto o assunto é reality show é a aderência de artistas como participantes do jogo. Caso o Cozinha comportasse uma temporada nesse estilo, você aceitaria comandar? Qual famoso (a), você gostaria que estivesse no casting?
Resposta:
“Por que não? Eu acho que funcionaria sim. Com relação ao casting eu não sei, pois o formato demanda um alto nível técnico dos participantes, então o artista teria que cozinhar bem”.
https://www.youtube.com/watch?v=NppShYo3UdM
Abertura da primeira temporada
(Bastidores da TV)
Você fez participações em outros programas da casa. Em especial no “Notícias da Manhã”, que recentemente foi extinto. O mesmo facilmente reformulado, tendo como principal foco uma revista eletrônica, poderia muito bem comportar mais anunciantes e ceder espaço para um chef de cozinha. Caso surgisse um projeto semelhante, você aceitaria?
Resposta:
“No momento estou 100% focado no Cozinha Sob Pressão, mas acho a ideia interessante. Claro que estudaria a proposta, mas não é meu objetivo atual”.
(Bastidores da TV)
Fazendo justiça. Tirando o vencedor Arthur da primeira temporada, e sobre a sua ótica empresarial… Qual dos demais integrantes você contrataria sem pensar duas vezes? Quais méritos lhe fizeram chegar a essa conclusão?
Resposta:
“Cada participante tem um perfil diferente, A Bia, por exemplo é uma excelente profissional e não pensaria 2 vezes em colocá-la para chefiar uma cozinha. Mesmo alguns participantes que saíram cedo mandam muito bem, como o Francisco e a Manuela”.
https://www.youtube.com/watch?v=4_XE7iScuQw
Teaser da 2ª temporada do “Cozinha Sob Pressão”
(Bastidores da TV)
Ano passado, assim como o Cozinha, tivemos a estreia na TV aberta de outro programa com apelo culinário, o “MasterChef” da TV Bandeirantes. Por conta disso, muitos leigos apontaram o formato comando por você como uma simples cópia do modelo apresentado por Ana Paula Padrão. Diante disso gostaria de saber: Essas “acusações” o incomodaram? Tem contato com algum participante do “MasterChef”? O Cozinha receberia sem problemas algum ex-integrante da concorrente?
Resposta:
“Pois é! Muita gente não sabe a diferença entre cópia e licença. Pra tentar deixar isso mais claro, nessa temporada, o Cozinha Sob Pressão vem com o subtítulo do original Hell’s Kitchen. Com relação ao Masterchef tenho contato com a Cecília, desde antes até do reality e encontro com o Mohamad eventualmente. Os chefs são meus amigos, especialmente o Fogaça. Sobre receber um ex-integrante acho difícil pois os participantes do Cozinha Sob Pressão são profissionais, as vezes com muitos anos de carreira”.
https://www.youtube.com/watch?v=RDbiA6GFlNk
Chamada de estreia do reality com o subtítulo original
(Bastidores da TV)
A segunda temporada do Cozinha estreia no próximo dia 25, sábado. Até então nada de novo, porém o segredo está na mudança de horário. Que deixará a faixa da tarde, passando a competir em pleno horário nobre, enfrentando os melhores produtos das concorrentes. A mudança de horário partiu de qual fator? Como está a expectativa de estrear no horário mais disputado da TV aberta?
Resposta:
“Com relação aos fatores para a mudança quem pode te responder melhor é o SBT. Eu gosto do horário novo. Acho que o publico desse horário tem maior aderência ao formato e deve repercutir bem. Estou feliz. Para mim é um sinal que o programa foi bem aceito”.
(Bastidores da TV)
Quantos participantes estão confinados para a segunda temporada?
Resposta:
“Serão 16 participantes. Dessa vez também teremos mais gente de outros estados”.

(Bastidores da TV)
Como é o perfil dos novos participantes? Teremos uma nova Derileusa?
Resposta:
“Melhor esperar o primeiro episódio para ver. Como adiantei, o nível técnico deles é muito alto também”.
(Bastidores da TV)
Muitos gostam do programa justamente pelo seu modo explosivo de se dirigir aos participantes. Aguça a curiosidade do público sobre sua personalidade, além de questioná-los sobre o cotidiano de uma cozinha. Por conta disso, você nos garante que nesta temporada estará incluso um novo pacote de estrondos? Promete que aquela cozinha realmente vai pegar “fogo”?
Resposta:
“Sem dúvida! Já está pegando”.

(Bastidores da TV)
Há a possibilidade de algum ex-participante da primeira temporada ressurgir na segunda?
Resposta:
“Sempre há!”.
(Bastidores da TV)
O novo horário do “Cozinha Sob Pressão” caminha para consagrar ainda mais o formato. Nesta trajetória dois fatores devem ajudar: primeiro – receberá com uma boa audiência do “Esquadrão da Moda”, que nas últimas semanas vem garantindo ótimos resultados. Segundo – baixa aderência do público por “Babilônia”, nova novela nas nove da Rede Globo. Acredita que há a possibilidade do reality alcançar a casa dos dois dígitos de audiência?
Resposta:
“Quem tem bola de cristal pra audiência é o Hialley. O que ele acha?”.
(Bastidores da TV)
Boa parte dos fãs tem a expectativa de que a final do programa seja ao vivo. Essa alternativa pode acontecer? Caso seja possível, responda-me… Considera-se apto para enfrentar esse desafio?
Resposta:
“Sim, já fiz TV ao vivo e gosto muito da espontaneidade que isso traz. Sempre é possível, mas quem vai decidir isso é a Fremantle e o SBT”.

(Bastidores da TV)
Pergunta internauta: Ricardo Santos (@zuinix)
Qual é o público alvo que você pretende atingir com a nova temporada do Cozinha Sob Pressão?
Resposta:
“Acho que a mudança de horário beneficia o publico que gosta de reality show. Por isso comentei que devemos ter maior aderência”.
(Bastidores da TV)
Pergunta internauta: Juan (@juangouveiatv)
A fama de durão está inteiramente ligada ao seu lado pessoal ou você só “veste” esse lado quando se trata do profissional?
Resposta:
“Na cozinha do meu restaurante sou exigente e muitas vezes chato. Pavio curto não tenho tempo pra desculpas esfarrapadas. Na vida social sou o cara que se diverte tomando sake com os amigos”.
(Bastidores da TV)
Pergunta internauta: Kennedy Christian (@kennedychris14)
Diferente de muitos apresentadores, você utiliza as plataformas sociais para interagir com seus fãs durante a exibição do reality. Um ponto extra ao seu favor. Tendo em consideração a boa aceitação do público, pretende continuar durante esta temporada? Quais são os pontos positivos dessa troca?
Resposta:
“Sem dúvida. Faço isso porque gosto, não porque tenho que interagir. Eu acho que o feedback do publico sempre é extremamente importante”.
“Em nome de todos os membros do “Bastidores da TV” agradeço sua disponibilidade. É notória sua simplicidade e atenção para com seu público. Desejamos uma boa estreia, além de muito sucesso na carreira”.
Lembrando que para me encontrar é fácil, estou sempre perambulando pelo Twitter: @Hjms_QuimTV, além de responder aos mais tímidos via e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br
Agora sim posso me despedir #CâmbioDesligo


