Falha Nossa? “A Força do Querer” apresenta possível erro cronológico no roteiro ou na edição

Um dos maiores sucessos da teledramaturgia da Rede Globo, nos últimos anos, “A Força do Querer”, de Glória Perez, vem conquistando o público e a crítica, devido grande envolvimento das histórias, seus personagens e abordagens de temas polêmicos. No entanto, os capítulos desta quinta-feira (31) e sexta-feira (01), também se destacaram por uma possível falha cronológica na edição ou no roteiro da novela.

Em capítulo curto, devido jogo do Brasil, na noite de quinta-feira (31), uma cena que contou com a atuação de Bibi (Juliana Paes), Rubinho (Emílio Dantas) e Alessia (Hylka Maria), esta que é a mulher do traficante Sabiá (Jonathan Azevedo), deu início a uma sequência sem muito sentido, dificultando a compreensão do público mais atento. A mulher de Sabiá avisou Rubinho sobre o depoimento do comparsa: “Ele mandou um recado pra tu… diz que é nesta segunda que vão levar ele pra depor lá no Fórum”. Rubinho dá a entender que esse seria o momento ideal para resgatá-lo: “Nessa segunda? Perfeito.. Perfeito! A gente já tá com tudo armado pra trazer ele de volta”.

Cenas do capítulo de quinta-feira (31/08/2017) – Reprodução/TV Globo.

No entanto, algumas cenas depois, a novela tem uma passagem de tempo. Foram exatamente “três semanas”, justificando a saída de Silvana (Lília Cabral), da clínica onde estava internada, por conta do vício em jogos de azar. Ela, na verdade, não recebeu alta e sim fugiu da clínica de recuperação.

Já no capítulo desta sexta-feira (01), o possível erro de tempo fica evidente. Em nova cena com Rubinho e Bibi Perigosa, o atual chefe do Morro comenta que já está preparando o resgate ao “parceiro” Sabiá, que estará dando depoimento: “A gente vai passar lá no Fórum, no dia que ele vai prestar depoimento… a gente resgata”.

Cenas do capítulo de sexta-feira (01/09/2017) – Reprodução/TV Globo.

A sequência, com uma passagem de tempo muito maior do que a lógica, gerou inclusive algumas ‘explicações’ na internet. “O depoimento foi adiado, porque a polícia e a Justiça brasileira vivem muito atarefadas”; “Adiaram o depoimento porque o juiz teve que ir assistir o jogo da Seleção“; “A passagem do tempo não vale para todos os núcleos. É que nem na vida real, pois o tempo não passa pra mim”; “O tempo, na verdade, não passou. Foi apenas um delírio da Silvana, que não aguentava mais ficar internada sem o jogo”. Estes foram alguns dos comentários dos internautas.

A Rede Globo e a autora Glória Perez, não se pronunciaram sobre o provável erro ou o “mistério” da sequência exibida, nestes dois últimos capítulos da trama das 21h, a qual já é sucesso em audiência e repercussão.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest