Gabriela Pasqualin apresentadora do “Bola Dividida” fala sobre carreira na TV e Copa do Mundo
“Uma das mais belas da RedeTV, Gabriela Pasqualin é jornalista, apresentadora e uma mãe completamente dedicada. Atualmente pode ser vista todas as manhãs de segunda a sexta, às 11h30min no comando do “Bola Dividida” na RedeTV, ao lado dos grandes comentaristas Silvio Luiz, Juarez Soares e Luís Ceará. Porém obstante a este trabalho, também escreve para o portal da emissora onde trabalha, por lá tem seu próprio Blog, norteado por assuntos dos bastidores do futebol e suas curiosidades. Com passagens também pelo SBT, Bandeirantes e a extinta Rede Mulher, onde desempenhou trabalhos distintos aos enfrentados hoje, mostrando uma Gabriela versátil e que consegue adequar-se a qualquer área do jornalismo, embora o ramo esportivo ainda seja sua grande paixão”. É com ela que o Bastidores da TV bate um papo hoje.
Antes de começarmos a sabatina, me deixa aproveitar o espaço para agradecer a sua disponibilidade em atender o Bastidores. A partir de hoje você faz parte da família.
Agora sim, vamos às perguntas.
(Bastidores da TV)
Desde criança demonstrou interesse pela profissão que exerce hoje em dia? Chegou a brincar imaginando-se na função de âncora de telejornal ou algo parecido?
Resposta:
“Desde pequena eu brincava de ser entrevistadora! Tinha um brinquedo de pendurar no pescoço com microfone e caixa de som e saia perguntando sobre a vida das pessoas! No meu quarto, fazia um palco e colocava meus bichinhos de pelúcia e bonecas como platéia!”.
(Bastidores da TV)
O que guarda de bom da sua infância? Fazia a linha filha exemplar, ou aprontou muito?
Resposta:
“Eu sempre brinquei muito com bola e esporte! Tenho um irmão mais velho que joga futebol e prática varias outras modalidades, então sempre brincava com ele! Como ele é torcedor do Corinthians, eu virei palmeirense pra jogar contra ele! Era nossa brincadeira favorita!”.
(Bastidores da TV)
Quais eram os seus ídolos na adolescência?
Resposta:
“Eu comecei a me interessar mais pelo futebol nos anos 90! Os jogadores que eu mais admirava eram: Romário, Marcos (goleiro) e Evair, também do Palmeiras! Só pra não falar só de futebol, também adorava a Xuxa, fui da geração dela!”.
(Bastidores da TV)
Escrever sempre foi uma necessidade sua? Prefere discursar sobre quais assuntos? Por quê?
Resposta:
“Desde pequena escrevia na minha agenda, todos os dias como um diário! Mas quando tinha uns 12,13 anos comecei a escrever sobre minhas viagens pra Disney, Praia… Guardando todas as informações, tickets, mapas…como se fosse matérias de revistas! E nas aulas de português e redação, minha professora do colegial sempre disse que eu tinha jeito de jornalista! Gosto de falar de tudo, de contar para os outros novidades e tudo mais, não tenho um assunto preferido!”.
(Bastidores da TV)
Pelo que pude perceber você não tem uma linha editorial única. E isso é bom, pois assim consegue falar para diversos públicos e isso para uma jornalista é fundamental. Já escreveu para diversas publicações, tais como: Pense Leve, Corpo a Corpo e Adega. Dentre todas, qual teve um prazer maior? Em seus sonhos almeja algum dia lançar uma revista ou algo do gênero? Ou ser colunista supri todas suas expectativas?
Resposta:
Na verdade, tive a oportunidade de começar a trabalhar numa editora com diferentes linhas editoriais! Eu escrevia mais a parte de esportes na Nautica e na Mergulho! Mas aí, sempre pintava uma pauta na Pense Leve ou na Corpo a Corpo que me interessavam, então eu ia atrás das informações para escrever sobre o assunto! Como uma boa geminiana, me interesso por diferentes assuntos! Vinho por exemplo, não gosto de beber, mas acho incrível a complexidade do assunto! Por isso entrevistei muita gente pra ter conteúdo o suficiente para escrever sobre! Não tenho vontade de ter uma revista, quem sabe um livro!?”.

(Bastidores da TV)
Você além do Jornalismo é formada em Hotelaria. O que lhe chamou a atenção nesta profissão que a levou a realizar o curso?
Resposta:
“Só fiz administração hoteleira porque meu pai queria muito, (risos)! Foi numa época que teve um “booom” de turismo no Brasil, me formei, até trabalhei com isso mas não me identifiquei! Como ainda era nova, fiz a faculdade de jornalismo depois!”.
(Bastidores da TV)
No SBT você desempenhou a função de repórter no extinto “Olha Você”. Como foi essa experiência? O programa era de variedades, pensa algum dia voltar a este círculo do jornalismo?
Resposta:
“Foi muito legal! Adoro matérias de variedades, comportamento e prestação de serviços! Se pintasse uma oportunidade legal, deixaria o jornalismo esportivo pra trabalhar de novo nessa área!”.
http://www.youtube.com/watch?v=jQL0H0lbwMo
(Bastidores da TV)
Já na Bandeirantes você foi mais além, fez trabalhos como repórter, editora e apresentadora nos programas esportivos da emissora. O que sente saudade desta época?
Resposta:
“Na Band aprendi tudo que sei de jornalismo esportivo e televisão! Fiz de tudo lá, desde carregar fita como estagiária até apresentar as olimpíadas de Pequim! Tive ótimos professores por lá como os repórteres Nivaldo de Cillo e Fernando Fernandes que me ajudavam com os meus primeiros textos e a apresentadora Renata Fan que é um exemplo de profissionalismo! Tenho saudade de todos lá!”.

(Bastidores da TV)
Atualmente contratada da RedeTV você comanda o “Bola Dividida” ao lado dos veteranos Silvio Luiz, Juarez Soares e Luís Ceará. Como é trabalhar com cada um deles? Destaque uma qualidade e defeito de cada um.
Resposta:
“É engraçado trabalhar com eles! Cada dia é um aprendizado! Com o Ceara e o Silvio Luiz eu já trabalhava na Band, o Juarez conheci agora!
O Seu Silvio é daquele jeitão que todo mundo vê! Tem dias que ta super bem humorado e tem dias que sai pra lá… Mas ele é bonzinho no fundo! É só falar dos netos dele que ele se derrete!
O Ceara é o mais “molecão” todo largadão, pai de família, apaixonado pela esposa, fala dela todo dia, mas também tem seus dias de mau humor!
O Juarez não tenho muito o que dizer, mas ele é o mais “fofo”, educado, sabe!? E sempre conta histórias dos bastidores do futebol, é bem divertido!”.

(Bastidores da TV)
Como é trabalhar em um ambiente tipicamente taxado como masculino? Já sofreu por optar desempenhar este ofício?
Resposta:
“Acho que hoje em dia está bem dividido! Temos editoras e produtoras que entendem muito de futebol! Nunca sofri preconceito por isso, acho que as pessoas acham até legal!”.
(Bastidores da TV)
RedeTV representa para você…
Resposta:
“Minha casa!”.
http://www.youtube.com/watch?v=W0hqEwVUlXY
Gabriela na apresentação do Bola Dividida na RedeTV
(Bastidores da TV)
Acredita que o Brasil vai ganhar a Copa do Mundo? Quais são seus maiores oponentes?
Resposta:
“Claro, sou apaixonada por Copa e to muito confiante na seleção! Tenho medo da Alemanha e Argentina!”.

(Bastidores da TV)
O investimento do Brasil com a Copa foi imenso, e mesmo assim muita coisa está atrasada e não foi entregue. Definir doze sedes foi muito exorbitante? Sinceramente acredita que conseguiremos desfrutar destes estádios após o término da Copa? Enfim, pagaremos essa conta por muito tempo?
Resposta:
“Nossa, absurdo né!? Até porque o Brasil tinha outros estádios que serviriam muito bem pra Copa! Exagero demais em quantidade de estádios novos e quantidade de dinheiro gasto! Fora que teremos elefantes brancos pra sempre, como Arenas em Estados que nem tem tanto futebol assim! Acredito que metade dos estádios vão ser bem utilizados depois da Copa… E a conta? Ah, essa vai demorar pra ser paga!”.

(Bastidores da TV)
O que gostaria de fazer na TV que até hoje não teve oportunidade?
Resposta:
“Gostaria de apresentar um jornal na bancada!”.
(Bastidores da TV)
Obrigado mais uma vez! Nós do Bastidores da TV desejamos que sua carreira se consolide cada vez mais. Grato sempre também pelo ótimo atendimento da Cristina Moreira Comunicação e da Giovanna Sapienza.
Gostou da entrevista e quer conhecer mais a Gabriela? Siga-a nas redes sociais. Você pode encontrá-la…
Twitter: @GabiPasqualin
Site: www.gabrielapasqualin.com.br
Não esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear. Espero por vocês @Hjms_QuimTV
Até a próxima entrevista. #Partiu


