Guerra dos “formatos” vai além de briga de egos entre Globo, SBT e RecordTV
Chacrinha já dizia: “na TV, nada se cria, tudo se copia”. Esta frase é cada vez mais aplicável aos dias de hoje. Sejam inspirados em produtos locais, estrangeiros ou adaptações internas, os formatos que vemos hoje na televisão, são em sua maioria, uma espécie de “mais do mesmo”. No entanto, com a entrada de grandes produtoras no mercado televisivo, muitos formatos que já existiam, desde a TV preto e branco, acabaram sendo registrados.
Um programa como o “Show de Calouros”, apresentado por Silvio Santos e que até hoje é adaptado de diversas formas pelas emissoras brasileiras, ganhou versões internacionais que por possuírem algum detalhe diferenciado, conseguiram ser patenteados e vendidos ao Brasil, como invenções próprias. É claro que alguns formatos inspirados nos internacionais são criados pelas emissoras brasileiras, mas o que chama atenção é que estes formatos muitas vezes só são valorizados, se a versão nacional conquistar sucesso e despertar o interesse de uma emissora concorrente para a compra dos direitos, o que acaba criando uma briga de bastidores e uma guerra judicial que pode levar anos.

As disputas mais recentes envolvem Globo x SBT e RecordTV x Globo. Em 1999, o SBT lançou um dos seus programas de maior sucesso na história que dava o prêmio de R$ 1 milhão, num jogo de perguntas e respostas. Na época, Jaquez Glaz, amigo de Silvio Santos, processou o dono do SBT por quebra de contrato. Ele se dizia co-autor do formato, inspirado em “Who Wants to be a Millionaire?” (Você quer ser um milionário?), sucesso em 110 países e distribuído pela Sony. O “Caldeirão do Huck” (TV Globo), estreiará um novo quadro, adaptado do sucesso mundial e que teve os direitos comprados pela Globo. Enquanto a representante da Sony no Brasil e a emissora carioca podem acionar o SBT por suposto plágio, já que o SBT estreia em 18 de março, uma nova versão do “Show do Milhão”, também aos sábados, desta vez apenas com crianças de até 12 anos. O SBT comprará a briga, pois afirma que o game show é criação da emissora e não é igual ao formato Internacional, sendo um clássico jogo de perguntas e respostas.
O quadro “Dança dos Famosos”, sucesso há anos no Domingão do Faustão (Globo), ganha em abril um concorrente na RecordTV, com apresentação de Xuxa Meneghel. O formato global foi adquirido da mesma empresa que teria vendido o formato para a Record. “Dancing Brasil”, promete parar nos tribunais. A Globo alega quebra de exclusividade.
Outra polêmica recente envolve o programa “Fábrica de Casamento”, do SBT, com o quadro “Felizes para Sempre”, do Caldeirão do Huck” (Globo). Com temáticas parecidas, ambas as emissoras alegam criação própria, embora o SBT afirme que a concorrente copiou o projeto. Chris Flores e Carlos Bertolazzi se unem a uma equipe de especialistas que têm a missão quase impossível de realizar uma festa de casamento no prazo de 7 dias. Além da falta de tempo, esse time tem que lidar com pedidos inusitados, noivas ansiosas, noivos indecisos e com emoções que ficam à flor da pele até o grande dia. Tudo é planejado e executado sem a supervisão dos noivos, o que deixa o clima ainda mais tenso. Na Globo, o quadro tem a mesma intenção, usando casos de casais da vida real para realizarem o sonho de realizar um casamento de novela.
Uma das maiores brigas da TV brasileira ocorreu em 2001. Silvio Santos estreou de surpresa o lendário reality “Casa dos Artistas”, formato que teria sido oferecido pela Endemol ao SBT, mas que Silvio não quis comprar os direitos. Acabou transformando a versão de confinados anônimos em artistas confinados numa casa e comprou briga com a Endemol e a Globo, parceiras no “Big Brother Brasil”. O SBT foi impedido de produzir o programa. Anos depois, a RecordTV adquiriu da Sony, os direitos de “The Farm” (“A Fazenda”), que segue a mesma fórmula, no entanto, com uma fazenda no lugar de uma mansão. Neste caso, não houve alegação de plágio.

Um dos grandes sucessos de Silvio Santos, desde a década de 70, o game show “Qual é a Música?”, também é um formato Internacional. Depois de décadas, o formato passou a ser um quadro do Programa Silvio Santos, o “Não erre a letra”, até que passou a ser produzido pela RecordTV, em 2013, com o nome “Desafio Musical”, como um quadro do Programa do Gugu. No Faustão, um quadro de game show musical, semelhante, também faz sucesso.
Na culinária, a Band exibe seu “MasterChef”, sucesso da Sony, semelhante ao “Hell’s Kitchen Brasil: Cozinha sob Pressão”, da Fremantle Media, exibido pelo SBT. Ana Maria Braga também produz dentro do “Mais você”, na Globo, um quadro no mesmo segmento, o “Super Chef”, desde 2008. Na RecordTV, o”Batalha de Cozinheiros”, foi exibido no ano passado, com formato da Discovery.
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