Iniciativa das afiliadas e audiência obtida pelo “Globo Rural” mostram potencial de um novo “SBT Rural”

Foi-se o tempo em que a população das grandes cidades, não davam interesse ao que acontecia no agronegócio. Cada vez mais preocupado com o que consome, com o alimento que hoje é produzido, com a sustentabilidade e as novas tecnologias que proporcionam ao brasileiro uma melhor qualidade de vida, nunca o campo e a cidade estiveram tão em sintonia. Não somente visando a saúde familiar, mas tudo que é produzido na granja e na lavoura, também reflete diretamente no bolso de cada consumidor, independente da cidade em que ele vive.

Desde que deixou de ser diário na programação da Globo, em 2014, o “Globo Rural”, exibido, desde então, só aos domingos, impressiona pelos resultados de audiência obtidos, sendo a maior média de toda a manhã, mesmo em praças como a Grande SP, onde o agronegócio não tem muita tradição, chegando a atingir 12/13 pontos de média, índices semelhantes ao obtido no PNT. O programa hoje, não tem concorrência direta, em rede nacional. Já, em rede estadual, o segmento é explorado com sucesso, pelas principais afiliadas do SBT, RecordTV e Band. Aos sábados, algumas afiliadas da Globo, também produzem suas versões locais. O “Globo Rural”, estreou em 1980, tendo o jornalista Carlos Nascimento, hoje no SBT, como primeiro apresentador.

Com ótimas reportagens, afiliadas do SBT, exibem diariamente ou semanalmente, programas estaduais que exploram o mesmo público do concorrente global. Destaque especial para a região Sul, onde a Rede Massa, do apresentador Ratinho, produz, diariamente, o “Negócios da Terra”, único programa que hoje é transmitido de forma regionalizada para os três estados sulinos. O programa é exibido, na Rede Massa (PR), de segunda a sexta (05h50 as 6h) e sábado (07h as 07h30). Já no SBT RS, de segunda a sábado (07h). No SBT SC, o programa é exibido de segunda a sexta (07h) e sábado (08h30). O modelo tem qualidade e agilidade e poderia inspirar uma versão semanal, em rede nacional. No SBT, há espaço, no início das manhãs de domingo, para um programa dentro deste segmento, até mesmo como alternativa para o excesso de conteúdo reprisado.
Em Goiás, a TV Serra Dourada (SBT), transmite para todo o Estado, o programa “Agronegócio”, de segunda a sexta, das 07h as 07h30. Já em Minas Gerais, a TV Alterosa (SBT), também produz um programa semelhante, o “Campo e Negócio”, exibido toda sexta, as 11h25, para a região Centro-Oeste de Minas. Em Mato Grosso, o SBT MT, apresenta aos sábados, as 12h45, o “Pesca e Aventura”, principal atividade econômica do Estado. Além de programas específicos, a maioria das afiliadas e emissoras próprias do SBT, também produzem semanalmente reportagens voltadas ao agronegócio, em seus telejornais locais.

O SBT já teve sua versão do “Globo Rural”. Apresentado pelo Professor Papau, na faixa das 6h, o “SBT Rural”, era exibido diariamente e ficou no ar, de 2003 a 2006. Devido a grande concorrência, nos dias úteis, principalmente em grandes centros como a Grande SP, o programa deu lugar ao jornalismo matutino do SBT. No fim de 2014, a Globo também extinguiu sua versão diária para a estreia do “Hora 1”. Diferentemente do que com a exibição diária, o programa global, atinge hoje, ótimos números aos domingos, as 08h30, justamente pela qualidade do programa, num dia onde os telespectadores costumam acordar mais tarde e acompanhar uma programação mais leve. Afinal, domingo é o dia mais família da semana e poder ficar bem informado, ainda podendo relaxar com uma viagem ao campo, sem precisar sair de casa, chega a ser um colírio, para quem vive numa metrópole como SP, conhecida como a “selva de pedras” de todos os dias.
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