Iniciativa das afiliadas e audiência obtida pelo “Globo Rural” mostram potencial de um novo “SBT Rural”

Foi-se o tempo em que a população das grandes cidades, não davam interesse ao que acontecia no agronegócio. Cada vez mais preocupado com o que consome, com o alimento que hoje é produzido, com a sustentabilidade e as novas tecnologias que proporcionam ao brasileiro uma melhor qualidade de vida, nunca o campo e a cidade estiveram tão em sintonia. Não somente visando a saúde familiar, mas tudo que é produzido na granja e na lavoura, também reflete diretamente no bolso de cada consumidor, independente da cidade em que ele vive.

Audiência do “Globo Rural”, aos domingos, impressiona!

Desde que deixou de ser diário na programação da Globo, em 2014, o “Globo Rural”, exibido, desde então, só aos domingos, impressiona pelos resultados de audiência obtidos, sendo a maior média de toda a manhã, mesmo em praças como a Grande SP, onde o agronegócio não tem muita tradição, chegando a atingir 12/13 pontos de média, índices semelhantes ao obtido no PNT. O programa hoje, não tem concorrência direta, em rede nacional. Já, em rede estadual, o segmento é explorado com sucesso, pelas principais afiliadas do SBT, RecordTV e Band. Aos sábados, algumas afiliadas da Globo, também produzem suas versões locais. O “Globo Rural”, estreou em 1980, tendo o jornalista Carlos Nascimento, hoje no SBT, como primeiro apresentador.

“Negócios da Terra”, já é transmitido por três emissoras do SBT e tem potencial para se tornar atração semanal, na rede!

Com ótimas reportagens, afiliadas do SBT, exibem diariamente ou semanalmente, programas estaduais que exploram o mesmo público do concorrente global. Destaque especial para a região Sul, onde a Rede Massa, do apresentador Ratinho, produz, diariamente, o “Negócios da Terra”, único programa que hoje é transmitido de forma regionalizada para os três estados sulinos. O programa é exibido, na Rede Massa (PR), de segunda a sexta (05h50 as 6h) e sábado (07h as 07h30). Já no SBT RS, de segunda a sábado (07h). No SBT SC, o programa é exibido de segunda a sexta (07h) e sábado (08h30). O modelo tem qualidade e agilidade e poderia inspirar uma versão semanal, em rede nacional. No SBT, há espaço, no início das manhãs de domingo, para um programa dentro deste segmento, até mesmo como alternativa para o excesso de conteúdo reprisado.

Em Goiás, a TV Serra Dourada (SBT), transmite para todo o Estado, o programa “Agronegócio”, de segunda a sexta, das 07h as 07h30. Já em Minas Gerais, a TV Alterosa (SBT), também produz um programa semelhante, o “Campo e Negócio”, exibido toda sexta, as 11h25, para a região Centro-Oeste de Minas. Em Mato Grosso, o SBT MT, apresenta aos sábados, as 12h45, o “Pesca e Aventura”, principal atividade econômica do Estado. Além de programas específicos, a maioria das afiliadas e emissoras próprias do SBT, também produzem semanalmente reportagens voltadas ao agronegócio, em seus telejornais locais.

“SBT Rural” era exibido diariamente em rede nacional, até 2006.

O SBT já teve sua versão do “Globo Rural”. Apresentado pelo Professor Papau, na faixa das 6h, o “SBT Rural”, era exibido diariamente e ficou no ar, de 2003 a 2006. Devido a grande concorrência, nos dias úteis, principalmente em grandes centros como a Grande SP, o programa deu lugar ao jornalismo matutino do SBT. No fim de 2014, a Globo também extinguiu sua versão diária para a estreia do “Hora 1”. Diferentemente do que com a exibição diária, o programa global, atinge hoje, ótimos números aos domingos, as 08h30, justamente pela qualidade do programa, num dia onde os telespectadores costumam acordar mais tarde e acompanhar uma programação mais leve. Afinal, domingo é o dia mais família da semana e poder ficar bem informado, ainda podendo relaxar com uma viagem ao campo, sem precisar sair de casa, chega a ser um colírio, para quem vive numa metrópole como SP, conhecida como a “selva de pedras” de todos os dias.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

X

Pin It on Pinterest

X